NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
menu menu
search
NFL NFL
Noticias Podcast Video
NFL
PODCASTS
6 de janeiro de 2023 - 00h01

NFL confirma cancelamento de Bengals x Bills e considera final da AFC em campo neutro

Liga apresenta proposta para tentar oferecer alguma justiça aos times que brigam pela seed 1 e também pela AFC North

CINCINNATI, OH - JANUARY 02: Gabe Davis #13 of the Buffalo Bills attempts to run the ball past Eli Apple #20 of the Cincinnati Bengals during the game at Paycor Stadium on January 2, 2023 in Cincinnati, Ohio.A National Football League confirmou em nota oficial nesta quinta-feira (5) o cancelamento do jogo entre Cincinnati Bengals e Buffalo Bills, que foi suspenso ainda no primeiro período, na última segunda-feira (2), após o jogador Damar Hamlin cair em campo desacordado e sofrer uma parada cardiorrespiratória. A partida era válida pelo Monday Night Football da semana 17 e era disputada no estádio dos Bengals, o Paycor Stadium.

A NFL já havia anunciado anteriormente que não pretendia dar continuidade à partida nesta semana, mas que manteria o calendário da semana 18 normalmente. Agora, com essa decisão, a liga toma mais uma série de medidas para tentar estabelecer alguma justiça em cenários de playoffs que dependiam da realização do jogo cancelado.

Uma das possibilidades aventadas no comunicado da NFL é que a final da Conferência Americana (AFC) seja jogada em campo neutro, caso Bills ou Bengals estejam lá e enfrentem o Kansas City Chiefs, que terminará a temporada com um jogo a mais.

A nota assinada pelo comissário Roger Goodell, que reforça que a saúde e recuperação de Hamlin são a prioridade no momento, diz que o comitê de competições da liga já aprovou a ideia e que uma reunião especial entre os donos das franquias acontecerá nesta sexta-feira (6) para confirmar que isso ocorrerá de fato. Não haverá mudanças também nos playoffs da NFC.

(Foto: Kirk Irwin/Getty Images)

Como fica a final da AFC com o cancelamento do jogo

A NFL explicou no comunicado que decidiu cancelar de vez o duelo entre Bengals e Bills por três razões principais:

– O duelo não afetará a classificação de times para os playoffs – e os dois já estão classificados.
– A realização do jogo afetaria todo o calendário e talvez fosse necessário adiar em uma semana o começo dos playoffs.
– Tomar a decisão antes da semana 18 mantém uma competitividade e faz com que todos saibam o que precisam na última rodada.

Posteriormente, a nota explica em que situações a final da AFC poderá acontecer em campo neutro.

Cenário 1: Caso Buffalo e Kansas City vençam seus jogos (ou empatem) na semana 18, eles se enfrentariam em campo neutro se chegarem à decisão da Conferência Americana.

Cenário 2: Caso Buffalo e Kansas City percam seus jogos na rodada e o Baltimore Ravens vença Cincinnati, Bills e Chiefs também jogariam em campo neutro uma hipotética final de AFC.

Cenário 3: Por fim, se Buffalo e Kansas City perderem na semana 18 e Cincinnati vencer Baltimore, aí os Chiefs jogariam em campo neutro enfrentando Bills ou Bengals.

Isso significa dizer, por exemplo, que se Bengals e Bills chegaram à final da AFC, o time de melhor campanha jogará em casa independente de qualquer situação. E também, que não há outras possibilidades de campo neutro além dos cenários acima.

No momento o Kansas City Chiefs (13-3) tem a melhor campanha da conferência, seguido pelo Buffalo Bills (12-3) e o Cincinnati Bengals (11-4). Caso o MNF ainda fosse sido realizado integralmente, os três teriam chance de ficar com a seed 1, que além de mando na final da AFC, dá uma semana de folga na primeira rodada dos playoffs.

A NFL não explicou a situação de bye na rodada de Wild Card, mas caso não haja alterações, apenas Chiefs e Bills brigam por essa vantagem, sendo que Kansas City só depende de si para garanti-la.

Situação da AFC North

Por fim, a nota ainda esclarece uma situação envolvendo o Baltimore Ravens, que também brigaria pelo título da Divisão Norte da AFC com o Cincinnati Bengals e, consequentemente, mando de campo na rodada de Wild Card. Se os Ravens vencerem os Bengals na semana 18, teriam ganhado do rival duas vezes na temporada, mas não teriam melhor campanha percentualmente pela diferença de jogos disputados. Ou seja, não conquistariam a AFC North em nenhuma hipótese.

Entretanto, caso isso ocorra, e as duas equipes se encontrem já na rodada de Wild Card dos playoffs, o mando dessa partida será definido num cara ou coroa. Por outro lado, se os Bengals vencerem ou se as equipes não se enfrentarem no wild card, isso não será necessário, sendo mantido o mando de campo pela classificação final da conferência.

O Cincinnati Bengals (11-4) lidera a divisão no momento, mas o Baltimore Ravens (10-6) ainda poderia ultrapassar a franquia de Ohio.

instagram