NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
NBA
18 de fevereiro de 2023 - 20h02

Wade, Gasol e Nowitzki estão entre finalistas ao Hall da Fama do basquete americano

Tony Parker e Gregg Popovich também fazem parte da lista

DALLAS, TX - JUNE 5: Dirk Nowitzki #41 of the Dallas Mavericks in action against Dwyane Wade #3 of the Miami Heat during Game Three of the 2011 NBA Finals on June 5, 2011 at the American Airlines Center in DallasDoze nomes foram anunciados nesta sexta-feira (17) na lista de finalistas à classe de 2023 do Hall da Fama do Basquete Naismith Memorial. Entre alguns dos mais destacados estão Dwyane Wade, Pau Gasol, Dirk Nowitzki, Tony Parker e também o técnico Gregg Popovich.

“Eu amo essa classe. É uma classe cheia”, disse Jerry Colangelo, presidente do Hall da Fama em entrevista coletiva. O anúncio é parte tradicional das festividades do All-Star Weekend da NBA.

Wade é três vezes campeão da NBA pelo Miami Heat, além de acumular 13 seleções ao All-Star Game e uma medalha de ouro olímpica em 2008 com a seleção americana.

Nowitzki é velho conhecido de Wade. Com o Dallas Mavericks, perdeu para o Heat o título de 2006, mas ganhou outro em 2011 sobre o time de Miami. O alemão ainda é o sexto maior cestinha da história da NBA (31.550 pontos) e foi MVP em 2007.

Outro estrangeiro da lista, Gasol foi campeão da NBA duas vezes com o Los Angeles Lakers. O espanhol também foi eleito seis vezes all-star e ganhou duas medalhas de prata com sua seleção nas Olimpíadas.

Fechando a lista de não americanos da classe de finalistas, Parker fez parte da geração multicampeã do San Antonio Spurs neste século, conquistando quatro troféus da NBA. O francês teve o comando justamente de outro indicado ao Hall da Fama, Gregg Popovich, que foi campeão cinco vezes com os Spurs e lidera a liga em vitórias como técnico.

Completam a relação ainda Becky Hammon, ex-jogadora da WNBA seis vezes All-Star – e que atuou na comissão técnica de Popovich em San Antonio; Jennifer Azzi, também ex-WNBA, medalhista de ouro com a seleção americana em 1996 e campeã universitária com Stanford; o recordista de vitórias como técnico no basquete universitário, Gene Bess; também Gene Keady, que fez história como técnico da universidade Purdue; Marian Washington, que treinou o time feminino da Universidade de Kansas por 31 anos; Gary Blair, campeã universitária do torneio feminino da NCAA de 2011 com Texas A&M; David Hixon, mais um ex-treinador na lista, que liderou por 42 anos o time masculino de Amherst College.

Os escolhidos para a classe do Hall da Fama de 2023 do basquete norte-americano será anunciada no dia 1 de abril, durante o Final Four do torneio masculino de basquete universitário da NCAA. Já a indução dos novos membros será em agosto.

(Foto: Victor Baldizon/NBAE via Getty Images)

instagram