NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
menu menu
search
MLB MLB
Noticias Podcast Video
MLB
15 de março de 2023 - 02h03

Em sete entradas, República Dominicana despacha Israel no WBC

Regra de misericórdia foi aplicada após show caribenho

Na noite desta terça-feira (14), a República Dominicana venceu Israel por 10 a 0 no LoanDepot Park, em Miami, para continuar na briga pelas quartas de finais do World Baseball Classic. Franco favorito no jogo, os caribenhos sequer deixaram dúvidas do seu poderio, dominando as ações desde o primeiro até o último movimento.

Os dominicanos aproveitaram sua vantagem em qualidade sobre o adversário para fazer uma partida quase perfeita, que terminou mais cedo após dez corridas de diferença constarem no marcador na sétima entrada. E além do desempenho em campo, os torcedores também fizeram bonito nas arquibancadas, lotando o estádio e festejando durante toda a partida.

Embora todo o time tenha se saído bem, os destaques ficaram com o terceira base Manny Machado, com duas rebatidas, uma corrida anotada e três impulsionadas em quatro tentativas; e Roansy Contreras, arremessador que registrou quatro strikeouts e cedeu uma rebatida (a única) para os israelenses em 2.2 innings.

O jogo

Logo quando recebeu o bastão pela primeira vez, a República Dominicana apresentou seu arsenal. É verdade que Israel quase conseguiu sair ileso, mas com as esquinas lotadas e dois eliminados, Eloy Jiménez conseguiu um single para o fundo do campo esquerdo e mandou Juan Soto inaugurar o placar.

Na segunda, o pitcher dos azuis, Jacob Steinmetz, fez um excelente trabalho, conseguindo um par de strikeouts contra Jeremy Peña e Gary Sánchez, até ser substituído com dois outs. Mesmo com a corrida permitida e a derrota na conta, o arremessador mais novo da história a iniciar uma partida do WBC, com 19 anos, não fez feio.

Cedendo a única rebatida dos israelenses na parte alta da terceira, os dominicanos voltaram com força (literalmente), quando Machado soltou o braço para mandar a bolinha no fundo do estádio e num home run, aumentar para 2 a 0. Ainda houve tempo de mais uma anotação, quando uma excelente rebatida de Ketel Marte pingou na warning track e deixou Rafael Devers com tempo para completar o diamante mais uma vez.

Houve tempo para dois innings de respiro, mas no sexto, a torcida ferveu novamente. Primeiro, Julio Rodríguez impulsionou Jeimer Candelario e Sánchez ao home plate num double, que contou com a furada do shortstop Ty Kelly na captura da bolinha. Depois, o próprio Rodríguez acompanhou Soto ao dugout, passando pelas quatro bases, quando Manny Machado registrou mais um single. 7 a 0.

As quatro corridas cedidas esfriaram ainda mais os ânimos de Israel, que aceitou completamente seu revés e aguardou somente pelo final do jogo. As coisas estavam tão fáceis que o veterano Nelson Cruz, que passou a atuar somente como rebatedor designado, substituiu Juan Soto e apareceu para defender o lado direito do campo externo. Ele inclusive foi responsável pela terceira eliminação de rebatedores israelenses na sétima entrada.

Na parte de baixo, tudo foi resolvido. Primeiro, Peña correu para a quarta base num single de Robinson Canó e, antes do fim do inning, Jean Segura deu o golpe final no rival. Com Canó e Cruz nas bases três e dois, respectivamente, sua rebatida pingou no campo antes de descansar fora do gramado. Era o suficiente. 10 a 0, festa geral dos dominicanos, dentro e fora de campo.

O resultado sacramenta a eliminação de Israel, enquanto mantém a República Dominicana viva para sonhar com a classificação no grupo. Enquanto os azuis apenas cumprem tabela contra a Venezuela, amanhã às 13h (horário de Brasília), os dominicanos enfrentam Porto Rico para decidir qual das duas seleções se classificará ao lado dos venezuelanos, às 20h.

Foto: Reprodução Twitter/World Baseball Classic

instagram