NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
NBA
1 de abril de 2023 - 20h04

Nowitzki, Wade, Gasol e Popovich encabeçam classe 2023 do Hall da Fama do Basquete

Cerimônia de introdução da nova classe acontece em agosto

DALLAS, TX - JUNE 5: Dirk Nowitzki #41 of the Dallas Mavericks in action against Dwyane Wade #3 of the Miami Heat during Game Three of the 2011 NBA Finals on June 5, 2011 at the American Airlines Center in DallasO Hall da Fama do Basquete (Naismith Memorial Basketball Hall of Fame) anunciou neste sábado (1), oficialmente, os eleitos para a classe de 2023. Entre os destaques estão Dirk Nowitzki, Dwyane Wade, Pau Gasol e um trio histórico do San Antonio Spurs: Tony Parker, Gregg Popovich e Becky Hammon, esta que foi auxiliar técnica da franquia, mas eleita aqui pelos feitos como jogadora.

Completam a lista dos novos membros do Hall da Fama: Gene Keady, que fez história como técnico da universidade Purdue; Gary Blair, campeã universitária do torneio feminino da NCAA de 2011 com Texas A&M; David Hixon, mais um ex-treinador na lista, que liderou por 42 anos o time masculino de Amherst College; o recordista de vitórias como técnico no basquete universitário, Gene Bess; e ainda a seleção americana feminina de basquete, que ficou com a medalha de prata nas Olimpíadas de 1976. Também foi incluído Jim Valvano, técnico de N.C State campeão masculino universitário em 1983, selecionado como contribuidor, considerando ainda seus feitos como comentarista e incentivador da luta contra o câncer.

Wade é três vezes campeão da NBA pelo Miami Heat, além de acumular 13 seleções ao All-Star Game e uma medalha de ouro olímpica em 2008 com a seleção americana.

Nowitzki é velho conhecido de Wade. Com o Dallas Mavericks, perdeu para o Heat o título de 2006, mas ganhou outro em 2011 sobre o time de Miami. O alemão ainda é o sexto maior cestinha da história da NBA (31.550 pontos) e foi MVP em 2007.

Outro estrangeiro da lista, Gasol foi campeão da NBA duas vezes com o Los Angeles Lakers. O espanhol também foi eleito seis vezes All-Star e ganhou duas medalhas de prata com sua seleção nas Olimpíadas.

Fechando a lista de não americanos da classe, Parker fez parte da geração multicampeã do San Antonio Spurs neste século, conquistando quatro troféus da NBA.

O francês teve o comando justamente de outro indicado ao Hall da Fama, Gregg Popovich, que foi campeão cinco vezes com os Spurs e lidera a liga em vitórias como técnico.

Becky Hammon, atual head coach campeã da WNBA com o Las Vegas Aces, foi também seis vezes All-Star na liga feminina. Ela passou oito anos como assistente na comissão técnica de Popovich nos Spurs.

A cerimônia de introdução da nova classe do Hall da Fama acontecerá no dia 12 de agosto, na cidade de Springfield, Massachusetts.

(Foto: Victor Baldizon/NBAE via Getty Images)

instagram