NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
NBA
6 de abril de 2023 - 20h04

‘É obrigatório’, diz Lauri Markkanen, sobre ter que cumprir serviço militar na Finlândia

Craque do Utah Jazz não terá como driblar o costume de seu país e está dando o exemplo para novas gerações

Destaque do Utah Jazz na temporada 2022-23, o pivô Lauri Markkanen confidenciou uma situação curiosa para a ESPN norte-americana sobre seus planos para a offseason este ano: cumprir serviço militar na Finlândia.

“É obrigatório, temos que fazer isso, mas ao mesmo tempo também nos orgulhamos disso”, disse Markkanen. “Acho que é um exemplo a ser seguido. E estou confiante de que posso fazer isso em forma que também não vai afetar minha preparação para a próxima temporada.”

No caso, o serviço militar é obrigatório para os homens da Finlândia e deve ser concluído até os 30 anos de idade. All-Star na temporada 2022-23, Lauri Markkanen comanda o Jazz ao lado de Jordan Clarkson e cia e vive a melhor temporada da carreira –  médias de 25,6 pontos e 8,6 rebotes.

Segundo a Federação Finlandesa, a principal tarefa da Escola de Esportes das Forças de Defesa é treinar esquadrões de reconhecimento para situações de emergência e de guerra. Inclusive, há relatos que diversos recrutas que servem na escola são atletas profissionais ou amadores de alto nível.

Para Michael Lelchitski, agente de Lauri, a vontade de colaborar com seu país não é de hoje. “Lauri sempre disse que faria isso. É importante para ele como cidadão cumprir o seu dever cívico e não ter nenhum tipo de tratamento preferencial só por ser um atleta famoso”, comentou.

Há anos o pivô adia a prestação de serviços no seu país, como na época que estava na Universidade do Arizona e quando tinha compromissos com a seleção finlandesa. Na última temporada, ele pretendia cumprir, mas o Cleveland Cavaliers participaram do torneio play-in e as datas ficaram apertadas. 

“É claro que prefiro malhar como normalmente faço na offseason, mas ouvi dizer que eles fazem um bom trabalho combinando os dois. Você pode fazer seu trabalho trabalhando como atleta e sua base treinando ao mesmo tempo”, acrescentou Markkanen.

Foto: Divulgação Instagram

instagram