NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
menu menu
search
NHL NHL
Noticias Podcast Video
NHL
3 de maio de 2023 - 19h05

Mark Borowiecki anuncia aposentadoria após 12 anos na NHL

Defensor jogou apenas quatro jogos nesta temporada pelos Predators com uma lesão na região superior do corpo

Mark Borowiecki anuncia sua aposentadoria da NHL.

O defensor do Nashville Predators, Mark Borowiecki, usou sua conta no Instagram nesta quarta-feira (3) para anunciar sua aposentadoria do hóquei profissional após 12 anos.

“Depois de muito tempo, pensamento, amor e apoio, decidi que minha carreira como jogador profissional de hóquei chegou ao fim”, escreveu Borowiecki, em sua conta no Instagram. “Sou muito grato a todos que me ajudaram ao longo do caminho. Especialmente, aos Senators, onde minha carreira começou, e aos Predators, onde eu termino minha trajetória”.

Borowiecki foi uma escolha de quinta rodada do Draft de 2008 pela franquia da sua cidade natal o Ottawa Senators. Ele passou nove temporadas com a equipe da capital do Canadá com mais de 300 partidas disputadas, 375. Em outubro de 2020, o defensor assinou um contrato de dois anos com os Predators no valor de US$ 4 milhões e renovaram por mais um ano para a temporada 20022/23.

Durante sua carreira, ele acumulou um total de 848 minutos em penalidades em 458 jogos de temporada regular, liderando a liga nessa infame categoria em duas oportunidades. Mark Borowiecki termina a carreira com 56 pontos, 15 gols e 41 assistências.

Nesta temporada, Borowiecki só entrou no gelo em quatro partidas pelos Preds. Em uma derrota de Nashville para o Philadelphia Flyers no final de outubro, o defensor levou um hit forte que o deixou de fora do restante do campeonato. Mesmo lesionado, o jogador de 33 anos continuava envolvido com a equipe durante seu tempo de recuperação e era visto com frequência nos vestiários da Bridgestone Arena ou fazendo musculação no centro de treinamentos.

“Boro é uma parte massiva dessa franquia e essa equipe”, disse seu companheiro de posição Dante Fabbro. “Todos no vestiário olhava para ele como um líder e, mais importante, como um amigo. Seu valor é incomparável em qualquer vestiário da NHL. Ele sempre foi um cara que você pode falar [sobre] hóquei e a vida”.

A fisicalidade marcada no jogo de Borowiecki e a reputação de retirar as luvas e partir para brigas deram a ele o apelido de “Borocop”.

Mark Borowiecki também é conhecido por seu trabalho fora do gelo. O defensor é uma das vozes entre os jogadores quando o assunto é saúde mental, principalmente entre as vítimas de concussão. Ele também é vencedor do “Hockey is for Everyone”, uma iniciativa da NHL para promover mudanças sociais positivas e inclusivas nas comunidades com o hóquei.

“Hockey is For Everyone é uma iniciativa particularmente muito próxima a mim”, disse Borowiecki, em uma entrevista para a Nashville Lifestyles Magazine, em outubro, quando a revista o nomeou como um dos homem mais bonito de Nashville. “Usamos nossas plataformas como atletas e a liga em defesa de uma comunidade mais inclusa e aberta é algo que minha esposa e eu sabíamos que não podíamos deixar para trás. Esporte deve ser um lugar segura e acolhedor não importa sua raça, gênero, orientação sexual, condição social ou nível físico ou habilidade mental”.

Apesar de sua carreira no gelo ter chegado ao fim como jogador, o presidente de operações de hóquei e general manager dos Predators, David Poile, abriu as portas para a possibilidade de Borowiecki assumir um diferente papel na organização.

“Se ele não quiser jogar mais, eu certamente conversaria com ele”, disse Poile, ao ser perguntado sobre os planos de Brorowievki além de 2022-23. “Eu conversei com Barry [Trotz] e John [Hyne] sobre o assunto. Boro está sempre presente. Eu disse a ele ontem que sentimos sua falta na escalação – não apenas sua presença física, mas pela pessoa em si. Ele é um verdadeiro mentor para os mais jovens”.

Foto: NHL.com/Divulgação

instagram