NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
menu menu
search
NHL NHL
Noticias Podcast Video
NHL
11 de maio de 2023 - 23h05

Darnell Nurse e Alex Pietrangelo são suspensos por um jogo

Defensor do Edmonton Oilers pega gancho por 'instigar briga'; zagueiro do Vegas Golden Knights é punido por falta desleal

A NHL confirmou, nesta quinta-feira (11), suspensões a atletas do Edmonton Oilers e do Vegas Golden Knights. Os dois times se enfrentam na série semifinal da Conferência Oeste. Darnell Nurse, defensor dos Oilers, pegou gancho por instigar briga com Nicolas Hague nos segundos finais do jogo 4, nesta quarta-feira (10). Já o zagueiro Alex Pietrangelo, dos Golden Knights, agrediu Leon Draisaitl intencionalmente e também foi punido. Ambos estão fora do próximo jogo.

A quarta partida entre Oilers e Golden Knights foi marcada por confusões e ânimos acirrados. Ao todo, a arbitragem marcou 23 penalidades, sendo sete por má conduta. Uma delas aconteceu no final do terceiro período, o mais aguerrido do confronto, com os Oilers já vencendo por 4 a 1. Pietrangelo acertou o taco em Draisaitl fora da disputa do puck, infração conhecida como slashing.

Na sequência, o defensor dos Golden Knights agrediu Connor McDavid, que tentou tirar satisfação. Pietrangelo acabou penalizado em dois minutos pela falta em Draisaitl e punido por má conduta contra o capitão de Edmonton.

Pouco mais de um minuto depois, veio o lance mais polêmico da noite, aos 19:50 da etapa final. Hague e Warren Foegele se estranharam durante uma disputa pelo puck atrás do gol dos Oilers. Nurse interveio em favor do colega, provocando uma briga com o defensor adversário e quase causando uma confusão generalizada no rinque.

A arbitragem agiu rápido para separar Nurse e Hague e evitar que os demais atletas se envolvessem na pancadaria. Os dois defensores receberam uma penalidade de cinco minutos cada, algo padrão na liga em casos de briga. Nurse ainda foi assinalado com dois minutos adicionais pela regra do “instigador”, adotada pela NHL em 1992, que prevê punição maior ao jogador que provocar a briga.

Além das duas penalidades, o jogador de Edmonton foi expulso do gelo por má conduta. Nesta quinta-feira, a liga confirmou que Nurse e Pietrangelo estão fora do jogo 5.

A decisão contra Nurse é baseada nas regras 46.12 e 46.21, que preveem que jogador que instigar briga nos cinco minutos finais de um jogo está automaticamente suspenso da partida seguinte. Pela mesma regra, o técnico Jay Woodcroft recebeu uma multa de US$ 10,000.00.

A punição desagradou atleta e head coach, que questionaram o papel de “provocador” atribuído ao defensor dos Oilers. “Acho que uma briga acontece quando dois caras querem brigar. Não pulei em cima dele e o forcei a brigar. Ele até tirou as luvas primeiro”, desabafou Nurse. “Vi que Darnell foi para cima e se atracou com o cara. Vi que o cara tirou as luvas primeiro. Vi que o cara desferiu oito socos. Então, pra mim, eram duas pessoas querendo brigar”, apontou Woodcroft.

Na cultura do esporte, o ato de tirar as luvas é entendido por si só como um chamado para briga, uma vez que é necessário retirar as peças para conseguir socar alguém. A partir da regra, no entanto, entende-se que provocador ou instigador é o jogador que puxa o outro para a briga, independentemente de tirar as luvas ou mesmo dar o primeiro soco. Nurse se enquadra nesse critério.

Quanto a Pietrangelo, a expectativa era que fosse advertido, mas a NHL acabou confirmando sua suspensão. Na quarta, após o jogo, quando já era esperado que Nurse fosse suspenso, McDavid declarou que gostaria de ver o atleta dos Golden Knights receber tratamento similar, pois ele tentou deliberadamente agredir Draisaitl, o que poderia causar uma lesão.

O quinto jogo entre Oilers e Golden Knights acontece nesta sexta-feira (12), na Grande Las Vegas. A série está empatada em 2 a 2.

Foto: Reprodução/vídeo

instagram