NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
NBA
PODCASTS
13 de junho de 2023 - 00h06

Denver Nuggets é campeão da NBA com vitória sobre o Heat no jogo 5

Denver é o primeiro campeão inédito desde o Toronto Raptors, de Kawhi Leonard, em 2019

DENVER, COLORADO - JUNE 12: Jamal Murray #27 of the Denver Nuggets reacts during the fourth quarter against the Miami Heat in Game Five of the 2023 NBA Finals at Ball Arena on June 12, 2023 in Denver, Colorado.Denver Nuggets é o mais novo campeão da NBA. Em jogo 5 completamente tenso na Ball Arena, Nikola Jokic e Jamal Murray lideraram a equipe com uma vitória apertada pelo placar de 94 a 89 nesta segunda-feira (12), diante da sua torcida na Ball Arena. Denver é o primeiro time desde o Toronto Raptors, de Kawhi Leonard, em 2019, a vencer o título de forma inédita. A equipe do Colorado saiu da fila de 47 anos em sua primeira ida às Finais.

Nikola Jokic foi o cestinha do jogo com um duplo-duplo, 28 pontos e 16 rebotes e se sagrou o MVP das finais, de forma unanime, mais do que merecida. Beirando quase um triplo-duplo de média na série. Michael Porter Jr brilhou com um duplo-duplo, 16 tentos e 13 rebotes. O canandense Jamal Murray também foi peça crucial na partida e fez importantes 14 pontos, além de oito assistências e oito rebotes. Kentavious Caldwell Pope terminou com 11 pontos e Bruce Brown vindo do banco converteu dez bolas.

Jokic fez uma pós-temporada tão formidável que ele foi o primeiro jogador na história dos playoffs em total de pontos, rebotes e assistências. O sérvio foi ainda apenas o quinto estrangeiro na história a vencer o prêmio de melhor jogador das Finais. Ele se junta a lendas como Hakeem Olajuwon, Tony Parker, Dirk Nowitzki, e mais recentemente, Giannis Antetokounmpo.

Jimmy Butler pegou fogo no final para dar esperança na série para Miami, mas acabou tudo por água abaixo. O camisa 22 terminou a partida com 21 pontos, cinco assistências e três roubos de bola. Bam Adebayo fez grande partida no primeiro tempo e fechou o jogo com um duplo-duplo, 20 pontos e 12 rebotes. Max Strus e Kyle Lowry, vindo do banco, anotaram 12 pontos cada. O veterano quase flertou com o duplo-duplo com nove rebotes.

O jogo

DENVER, COLORADO - JUNE 12: The Denver Nuggets celebrate with the Larry O'Brien Championship Trophy after a 94-89 victory against the Miami Heat in Game Five of the 2023 NBA Finals to win the NBA Championship at Ball Arena on June 12, 2023 in Denver, Colorado.Precisando da vitória pela sobrevivência nas Finais, o Heat começou o jogo com muita intensidade defensiva e abriu 5 a 0 aos trancos e barrancos, com Max Strus do perímetro. Denver demorou a engrenar, o aro nos primeiros minutos parecia ter diminuído para a equipe do Colorado com muitos erros nas seleções nos arremessos. Mas aos poucos, o time foi entrando na partida com bolas de KCP e Aaron Gordon.

Os Nuggets voltaram forte após o pedido de tempo técnico com Jamal Murray decolando para enterrada. Depois, Denver engatou uma corrida curta e Jeff Green na bandeja fácil colocou 12 a 5, forçando Spoelstra parar o duelo. O time da casa continuou com o pace forte e abriu oito de frente na primeira bola no cesto para Jokic, 16 a 8.

No fim do primeiro quarto, o Heat cortou a diferença para apenas dois pontos com uma corrida de 6-0. Na cravada de Strus, que começou quente o jogo com oito pontos, o placar foi para 16 a 14. Nikola Jokic cometeu segunda falta, com isso, Miami aproveitou a ausência do sérvio para abrir uma gordurinha com sete pontos seguidos de Bam Adebayo, 21 a 18.

Nos segundos finais, o Denver Nuggets empatou com duas bolas seguidas na meia distância de Michael Porter Jr. Porém, Adebayo, que terminou quentíssimo o período com 14 pontos, recolocou Miami à frente no gancho, 24 a 22.

Butler, que até então estava apagado, anotou seus primeiros pontos na noite e abrir seis pontos de frente para Miami no início do segundo quarto, 28 a 22. Em seguida, Denver começou a apresentar problemas com as faltas. Aaron Gordon cometeu sua terceira e Caleb Martin foi para o lance livre colocando quatro pontos de frente, 32 a 27.

Na sequência, Duncan Robinson pegando fogo matou uma do perímetro e outra definiu na bandeja para abrir dez pontos na metade do segundo quarto, 39 a 29. Michael Malone pediu tempo para esfriar o ‘heat’ de Miami e a estratégia deu certo. Assim, Denver engatou uma corrida de 6-0 na cravada violenta de Bruce Brown para recolocar a torcida de volta no jogo na Ball Arena, 39 a 35.

Agora foi a vez do veterano Kyle Lowry, vindo do banco, aparecer novamente e matar duas bolas seguidas do perímetro para deixar 45 a 39. No fim do primeiro tempo, a bola de Adebayo voltou a cair no floater sob marcação de Nikola Jokic, 51 a 42. Miami foi para o intervalo com a vantagem na casa dos sete pontos, depois da enterrada de Michael Porter Jr com assistência de Jokic, 51 a 44.

O Denver Nuggets voltou do intervalo com seu trio ofensivo, Jokic, Murray e Porter Jr, puxando a pontuação do time da equipe e recolocaram os mandantes na duelo, 58 a 53. Jokic ligou o modo on fire e colocou mais seis pontos para conta chegando aos 17 pontos. Com isso, a diferença despencou para apenas dois pontos.

No ataque seguinte, Gabe Vincent errou arremesso do perímetro e no contra-ataque, Jamal Murray mostrou como faz e empatou a partida na Ball Arena, 60 a 60. Spoelstra pediu tempo técnico e Miami deu uma resposta retomando a ponta, 64 a 60.

Denver continuou numa crescente no fim do quarto. Michael Porter Jr converteu a terceira bola do perímetro do time na partida na noite, mas de extrema importância, porque deu a primeira liderança desde o primeiro quarto, 69 a 66.

Entretanto, nos segundos finais, Lowry aproveitando rebote ofensivo converteu arremesso do perímetro para fechar a penúltima parcial com uma vantagem de um ponto para os visitantes, 71 a 70.

Nikola Jokic abriu o último quarto com mais seis pontos chegando a 24. Sendo assim, os Nuggets abriram três pontos de frente no marcador, 79 a 76. Depois disso, a bola parou de cair para os dois lado. Isso até Murray no contra-ataque após toco de Gordon para cima de Lowry converter no arremesso do cotovelo, 81 a 76.

Depois do pedido tempo de Miami, a bola parou de cair para a equipe da Florida e o desespero começou a pesar. Erros de arremessos de curta e longa distância, bola no pé do Caleb Martin, até Jokic converter mais uma bola no floater, 83 a 76.

Precisando de sua principal estrela, Jimmy Butler resolveu a aparecer e matou duas bolas seguidas do perímetro mantendo o Heat vivo na série, 86 a 82. O camisa 22 ainda conseguiu cavar uma falta para três pontos sob marcação de Gordon, que cometeu sua quarta falta na noite.

No lance livre, Jimmy “Buckets” converte os seus três arremessos e no ataque seguinte derruba mais uma bola para virar a partida com o relógio quase abaixo da casa dos dois minutos, 87 a 86. O camisa 22 fez mais dois lances livres, depois de rebote ofensivo crucial de Lowry e anotou os últimos dez pontos de Miami no jogo, 89 a 88.

Os Nuggets foram para a resposta, Murray errou o arremesso na meia distância, mas Bruce Brown pegou um rebote ofensivo crucial e matou a bola para recolocar Denver à frente, 90 a 89. Jimmy Butler que foi brilhante nos últimos minutos, errou passe Kentavious Caldwell-Pope bateu a carteira e Kyle Lowry fez a falta. KCP foi para a linha de lance livre pela primeira vez na noite e não decepcionou e converteu suas duas bolas, 92 a 89.

A bola voltou para as mãos de Jimmy Butler para tentar a bola do empate do perímetro, mas sob marcação de Aaron Gordon a bola não caiu, Bruce Brown pegou o rebote, sofreu a falta. Converteu os dois arremessos e assim, o Denver Nuggets se sagrou CAMPEÃO da NBA pela primeira vez em sua história. Placar final, 94 a 89.

Fotos: Matthew Stockman/Getty Images

instagram