NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
menu menu
search
The Playoffs Brasil
4 de julho de 2023 - 19h07

Brasil vence EUA e fecha fase de grupos invicto na AmeriCup feminina

Seleção brasileira domina norte-americanas e garante primeiro lugar no Grupo A da AmeriCup feminina

Kamilla Soares em ação na vitória do Brasil sobre os EUA na AmeriCup 2023Nesta terça-feira (04), a seleção brasileira feminina de basquete enfrentou os Estados Unidos em sua quarta e última partida da fase de grupos da FIBA AmeriCup 2023, em León, no México, e se mostrou dominante ao logo de toda a partida para vencer por 67 a 54.

O Brasil termina o Grupo A invicto e se classifica na primeira posição para as quarta de final. A equipe brasileira estreou com vitória expressiva por 92 a 53 contra Cuba, mas não esteve tão bem nos confrontos seguintes contra Venezuela, vencido por 90 a 76, e Argentina, vencido por apertados 56 a 55. Contra as norte-americanas, o Brasil teve seu melhor jogo.

Pelo Brasil, a armadora Tainá Paixão, do Sampaio Basquete, foi a cestinha com 23 pontos e 4 rebotes, acertando 11/11 lances livres. Kamilla Soares, pivô de 22 anos da USC, no basquete universitário norte-americana, registrou 10 pontos e 6 rebotes e a veterana pivô Erika de Souza, do Sampaio Basquete, anotou 7 pontos e 7 rebotes.

Pelos Estados Unidos, Lauren Betts, pivô de 19 anos de UCLA, foi a 11 pontos e 15 rebotes, Raven Johnson, armadora de USC, teve 8 pontos e 3 rebotes e Rickea Jackson, armadora da Universidade do Tennessee, terminou com 10 pontos.

Na fase eliminatória, a seleção brasileira enfrentará o quarto lugar do Grupo B, posição em disputa entre Colômbia e México, na sexta-feira (07). A AmeriCup dá duas vagas para as eliminatórias olímpicas de Paris 2024. Por enquanto, somente os Estados Unidos (atual campeão mundial) e a França (país sede) têm vagas garantidas nas Olimpíadas de Paris.

O jogo

O jogo começou equilibrado, mas muito nervoso. Nenhuma das duas equipes conseguiu punir as adversárias pelos erros e o placar permaneceu baixo pela maior parte do primeiro quarto. A equipe dos EUA liderou o placar pela maior parte da parcial (12 a 9), mas o time comandado por José Neto virou na reta final dos primeiros dez minutos e não ficou mais atrás no placar (15 a 12 para o Brasil).

No segundo período, a equipe brasileira foi mais dominantes. Fez 15 a 4 nos primeiros 6:30 da parcial (30 a 16) e conseguiu punir muito melhor os muitos erros das adversárias. Os EUA terminou o jogo com 21 desperdícios, contra apenas 9 das brasileiras. O Brasil segurou qualquer tentativa de reação rival e foi para o intervalo com 10 pontos de vantagem (35 a 25).

As duas equipes tiveram dificuldades para pontuar no terceiro quarto e os EUA aproveitaram as maiores dificuldades brasileiras para encostarem no placar a 4:50 para o fim da parcial (39 a 34 para o Brasil). O Brasil novamente não se afobou e conseguiu devolver a vantagem para 10 pontos ao fim da parcial (49 a 39).

Aproveitando os desperdícios das norte-americanas, o Brasil conseguiu manter a vantagem entre 10 e 15 pontos durante a maior parte do último quarto para sacramentar a vitória sem sustos.

(Foto: Reprodução Twitter / FIBA Women’s AmeriCup)

instagram