NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
menu menu
search
Copa de Basquete
20 de agosto de 2023 - 11h08

Brasil é derrotado por Itália e perde invencibilidade na preparação para Mundial

Em torneio amistoso na China, seleção brasileira sofre virada da Itália em jogo equilibrado e com arbitragem polêmica

Na madrugada deste domingo (20), a seleção brasileira de basquete foi derrotada pela Itália por 93 a 87 na estreia da Solidarity Cup, um torneio amistoso realizado em Shenzhen, na China. A derrota colocou fim à sequência de vitórias do Brasil, que vinha de três triunfos consecutivos na preparação para o Copa do Mundo de Basquete.

A equipe do técnico Gustavo de Conti abriu boa vantagem nos dois primeiros quartos, mas a seleção italiana equilibrou o jogo e conquistou a virada na segunda metade da partida. A atuação da arbitragem foi polêmica e chamou a atenção após as expulsões de Raul Neto por duas faltas técnicas no início do jogo e de Bruno Caboclo e Vítor Benite, ambos com cinco faltas.

Lucas Dias foi o cestinha do Brasil com 18 pontos e seis rebotes. Ao seu lado, Bruno Caboclo (14 pontos e seis rebotes) e Léo Meindl (14 pontos, três rebotes e três assistências) também foram destaques positivos. Mesmo jogando apenas dois quartos, Raul Neto contribuiu com 11 pontos e dois rebotes.

Do lado italiano, o destaque ficou com Simone Fontecchio, que registrou 26 pontos, cinco rebotes e três roubos de bola. Stefano Tonut (16 pontos) e Achille Polonara (11 pontos) também participaram da vitória com boas atuações.

O primeiro quarto da partida foi marcado por uma ótima rotação de bola da seleção brasileira. Com excelentes passes de Marcelo Huertas e movimentações eficientes, o Brasil conseguiu abrir uma vantagem de 27 a 14. No período seguinte, a Itália começou a reagir aproveitando erros do time brasileiro e encerrou a primeira metade do jogo com uma desvantagem de seis pontos (44 a 38).

A diferença diminuiu logo no início do terceiro período e um equilíbrio entre as equipes teve início. Os times permaneceram próximos no placar, mas os europeus tomaram a dianteira e entraram no período decisivo com uma vantagem de três pontos (64 a 61).

A paridade se manteve no último período. Apesar da Itália abrir maior vantagem em alguns momentos, o Brasil conseguiu chegar ao último minuto da partida perdendo por três pontos. A cerca de 30 segundos do fim, a seleção italiana acertou uma cesta de três pontos, ampliando a vantagem e assegurando a vitória por 93 a 87.

O Brasil permanece na China após a derrota, onde enfrenta a Sérvia nesta segunda-feira (21) no último amistoso antes da Copa do Mundo.

(Foto: Reprodução Twitter / Basquete CBB)

instagram