NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
Copa de Basquete
25 de agosto de 2023 - 22h08

Técnico do Canadá aposta em Shai Gilgeous-Alexander como MVP da Copa do Mundo

Comandante da seleção ficou encantado com a atuação do armador diante da França na estreia do torneio

Após 37 anos sem vencer uma seleção europeia em Copa do Mundo de Basquete, o Canadá atropelou a França nesta sexta-feira (25) e a atuação fez o treinador Jordi Fernandez rasgar elogios para um jogador em particular: Shai Gilgeous-Alexander.

“Vocês podem ver aqui um cara que será o MVP da Copa do Mundo”, disse o comandante, na entrevista após a partida. “Mas ele fará isso no próximo jogo e no jogo seguinte. Tive um bom lugar, por isso posso assistir muito bem”, brincou o treinador.

O armador do Oklahoma City Thunder dominou as ações da partida e liderou a equipe, principalmente na segunda metade do jogo. Shai registrou 27 pontos, 13 rebotes e seis assistências, sem contar a importância no sistema defensivo da equipe, um dos pontos destacados pelo treinador.

“É que ele liderou o jogo nos rebotes e teve uma relação de seis assistências para um desperdício. Não apenas pontuando, mas dominando o jogo com a defesa. Gostei disso, mas também achei que ele deu bons chutes no início do jogo. Eles não entraram, mas ele continuou”, frisou.

O impacto de Shai foi fundamental para que outros companheiros também pudessem florescer na partida, como o pivô Kelly Olynyk, que anotou 18 pontos e Dillon Brooks, que registrou 12 pontos, além de um importante papel na defesa.

Questionado sobre a margem de 30 pontos que os canadenses conseguiram impor, Shai não se mostrou surpreso. “Fizemos as coisas certas em ambos os lados da quadra. Sabemos que, se fizermos isso, poderemos vencer qualquer um no mundo. Temos que continuar a melhorar e o céu é o limite”, comentou o armador.

Por hora, o Canadá mostrou o motivo de ser considerada uma das equipes mais fortes da Copa do Mundo e, se depender do otimismo e trabalho do treinador Jordi Fernandez, o título será uma realidade.

“Já estive em Copas do Mundo, Olimpíadas, EuroBaskets, playoffs da NBA. Acho que o jogo mais importante da sua vida é o próximo jogo”, finalizou.

Os canadenses entrarão em quadra novamente no domingo (27), diante da seleção do Líbano, duelo que pode consolidar a qualificação para a próxima fase da competição.

Foto: Divulgação Twitter / Canada Basketball

instagram