NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
Copa de Basquete
10 de setembro de 2023 - 11h09

Alemanha vence Sérvia e é campeã inédita da Copa do Mundo

Com Schroder MVP do torneio, Alemanha supera Sérvia e vence Copa do Mundo de Basquete pela primeira vez

Schroder lidera vitória da Alemanha contra a Sérvia na final da Copa do MundoAlemanha e Sérvia se enfrentaram neste domingo (10) na grande final da Copa do Mundo de Basquete 2023 da FIBA, em Manila, nas Filipinas. Com um grande segundo tempo e guiados por Dennis Schroder, os alemães venceram por 83 a 77 e conquistaram o título mundial pela primeira vez em sua história, ainda de maneira invicta.

Os alemães jogaram sua primeira final de Copa do Mundo e já tinham uma campanha histórica mesmo com uma derrota. A melhor colocação da seleção na história havia sido o bronze de 2002, sob o comando de Dirk Nowitzki. Os sérvios, como “Sérvia”, ou seja, a partir de 2006, já tinham a prata como sua melhor campanha, em 2014. Como Iugoslávia, eles são o segundo maiores vencedores, com dez medalhas, sendo cinco de ouro.

Schroder teve um eficiente jogo desde o início, contribuindo com 28 pontos em 9/17 arremessos de quadra. Franz Wagner, segundo pontuador da Alemanha no torneio, registrou 19. O pivô Johannes Voigtmann teve uma importante missão em parar o forte garrafão sérvio, comandado por Nikola Milutinov, e não só teve sucesso nisso, como também anotou 12 pontos e oito rebotes. Franz Wagner levou o prêmio de melhor jogador da partida e Schroder conquistou o MVP do campeonato.

Pelo lado sérvio, Bogdan Bogdanovic teve um ótimo primeiro tempo, mas estacionou no segundo, terminando a partida com 17 pontos, além de cinco assistências. O armador Aleksa Avramovic, por outro lado, teve um grande segundo tempo, contribuindo com 21 pontos, enquanto Filip Petrusev foi a dez. Segundo pontuador da Sérvia no torneio, Milutinov foi limitado em seu jogo, anotando somente dois pontos via lances livres, em menos de 20 minutos em quadra.

O jogo

Na batalha entre um dos ataques mais disciplinados e uma das defesas mais sufocantes da Copa do Mundo, ninguém prevaleceu sobre o outro no primeiro tempo. Logo no início da partida, a menos de três minutos de jogo, o ala titular e de extrema importância na semifinal para a Sérvia, Ognjen Dobric, torceu o tornozelo e saiu da partida. Mesmo sem o ala, os sérvios contaram com um inspirado Bogdanovic para guiar o ataque e chegaram a liderar por cinco pontos no primeiro quarto, vencendo a parcial por 26 a 23.

No segundo período, foram dez trocas de liderança em um jogo mais nervoso e truncado, com cara de final, em que nenhuma das duas seleções abriu mais de duas posses de vantagem. Ao final do primeiro tempo empate em 47, com Bog liderando a Sérvia com 15 pontos, enquanto Schroder tinha 14 pelos alemães. Nas estatísticas das equipes, equilíbrio nos rebotes (13 a 12 para a Alemanha) e nos desperdícios (6 a 5 para os alemães).

Se no primeiro tempo, o jogo foi extremamente equilibrado, no terceiro quarto, o ataque alemão conseguiu se sobressair, ainda com uma defesa extremamente eficiente, principalmente em Bog em todo o segundo tempo. A partida permaneceu em uma posse de diferença a favor da Alemanha até 4:00 para o fim da parcial (56 a 53), quando os alemães conseguiram emplacar uma sequência de 13 a 4 para fechar a parcial (69 a 57).

Com 12 pontos de frente e com um trabalho defensivo impecável sobre Bogdanovic e Milutinov, as principais armas ofensivas sérvias, os alemães pareciam encaminhar a vitória, mas não foi isso o que aconteceu. Gradualmente cortando a diferença, e com Avramovic como destaque, os sérvios conseguiram cortar a diferença para quatro pontos a 4:50 (73 a 69), depois de uma bola de três do armador e depois para três a 1:21 (78 a 75), após três lances livres dele. Os sérvios ainda cortaram para dois a diferença (79 a 77 a 0:39 para o fim), mas tiveram alguns erros na reta final e não conseguiram concretizar uma virada.

Matéria atualizada em 10 de setembro, às 11h55.

(Foto: Reprodução / FIBA.com)

instagram