NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
The Playoffs Brasil
15 de setembro de 2023 - 12h09

Brasil aparece em 12º no ranking da FIBA de basquete masculino

Com EUA de volta ao primeiro lugar, Alemanha em terceiro e Brasil em 12º, ranking da FIBA é atualizado após a Copa do Mundo

SPLIT, CROATIA - JULY 04: Bruno Caboclo of Brazil shoots during the 2020 FIBA Men's Olympic Qualifying Tournament final between Germany and Brazil at Spaladium Arena on July 4, 2021 in Split, Croatia.Depois de lançar o ranking mundial de seleções femininas de basquete, a FIBA divulgou nesta sexta-feira (15) o ranking masculino da modalidade, que mostra a subida de uma posição do Brasil, que agora está em 12º, depois da disputa da Copa do Mundo de Basquete.

Com a 13ª posição na última Copa e a prata da AmeriCup 2022, a seleção brasileira ultrapassou a Itália, a Grécia e a República Tcheca, ficando atrás de grandes potência europeias, Argentina, Canadá e os Estados Unidos, que retomaram a primeira posição do ranking, na versão anterior, com a Espanha.

Segundo a FIBA, os EUA retomaram a primeira posição por sua “consistência nos grandes eventos nos últimos verões”. O Team USA terminou em quarto lugar na última Copa do Mundo, mas antes disso foi ouro nas Olimpíadas de 2020 e bronze na AmeriCup 2022.

Campeão da Copa de forma invicta, a Alemanha subiu oito posições e estacionou na terceira posição do ranking pela primeira vez em sua história. O Canadá foi outra seleção com uma notável escalada no ranking. Depois de boa competição e o bronze na Copa do Mundo, os canadenses subiram nove posições e se encontram no sexto lugar.

Em termos de escalada no ranking, a Letônia é o grande destaque da parte de cima. A sensação da Copa terminou a competição em quinto lugar e subiu 22 posições para entrar no top 10 do ranking, na oitava colocação.

Apresentado pela Nike, o FIBA World Ranking Men tem a pontuação baseada nas performances de cada seleção nos últimos oito anos.

Com a definição do ranking, algumas pistas para o torneio Pré-Olímpico mundial podem ser observadas. São quatro grupo de seis seleções cada, em que somente o vencedor de cada conjunto consegue se classificar para as Olimpíadas de 2024. Pelo ranking, Espanha, Letônia, Lituânia e Eslovênia estarão no pote 1 do sorteio, enquanto o Brasil se juntará a Itália, Grécia e Polônia no pote 2. No pote 3 deverão estar Porto Rico, Montenegro, República Dominicana e Finlândia.

(Foto: Ivo Cagalj/PIXSELL/MB Media/Getty Images)

instagram