NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
menu menu
search
NBB
24 de setembro de 2023 - 11h09

Sesi Franca bate Telekom Baskets Bonn e é campeão da Copa Intercontinental

Equipe brasileira conquista o mundo com arremesso vencedor de Lucas Dias no estouro do cronômetro

Na final da Copa Intercontinental de clubes da FIBA, o Sesi Franca venceu o Telekom Baskets Bonn, da Alemanha, por 70 a 69 neste domingo (24), em Singapura, e garantiu o seu primeiro título de campeão mundial de basquete. O clube se torna a terceira equipe brasileira a chegar no topo do mundo do basquete, junto ao Flamengo (2014 e 2022) e o Clube Sírio (1979).

O jogo foi equilibrado do início ao fim e a conquista veio com emoção nos minutos finais da partida. Perdendo por um ponto no último segundo, Franca contou com um fadeway de Lucas Dias para assumir a dianteira do placar no estouro do cronômetro.

Dias foi eleito o MVP da final após anotar a bola vencedora, além de 14 pontos e seis rebotes. Márcio Santos também foi destaque da equipe brasileira com 15 pontos e oito rebotes. David Jackson contribuiu com a maior quantidade de assistências na equipe (8), além de registrar 12 pontos, e foi eleito MVP da competição.

Do lado alemão, Glynn Watson (16 pontos e quatro rebotes) e Harald Frey (11 pontos e três rebotes) foram os principais jogadores.

O JOGO

No primeiro período, Franca conseguiu controlar o garrafão nos dois lados da quadra e limitou o adversário a acertar apenas quatro arremessos (sendo apenas um arremesso concluído na área pintada). Dessa forma, a equipe brasileira saiu na frente por 18 a 13.

O time alemão retornou melhor no segundo período e conseguiu encontrar melhores opções para pontuar. Franca seguiu seu esquema de jogo no ataque, com ofensivas ao garrafão e poucas bolas de três. Com o equilíbrio entre as equipes, o primeiro tempo fechou em empate por 34 a 34.

No retorno do intervalo, Franca voltou a impor um melhor ritmo em quadra e conseguiu abrir sua maior vantagem no jogo (58 a 50) ao término do terceiro período.

No quarto derradeiro, o Bonn encaixou uma sequência de oito pontos sem resposta para igualar novamente o placar com cinco minutos para o fim da partida. Ao passo em que as defesas superavam os ataques, o jogo se mantinha equilibrado nos momentos finais, mas os alemães conquistaram uma vantagem de um ponto (69 a 68) com trinta segundos para o fim.

Após um turnover do Bonn, Franca retomou a posse com apenas um segundo no relógio. Na jogada final, David Jackson passou a bola para Lucas Dias, que se encontrava próximo à cesta. Com as costas para o adversário, o ala-pivô utilizou um fadeaway para criar espaço e concluir o arremesso que consagrou a vitória brasileira por 70 a 69.

(Foto: Reprodução Twitter / Sesi Franca)

instagram