NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
NBA
10 de outubro de 2023 - 11h10

PRÉVIA NBA 2023-24: Cleveland Cavaliers

Após uma saída precoce nos últimos playoffs, Cavaliers esperam chegar mais longe e trabalharam nesta offseason para reforçar seu elenco

Donovan Mitchell e Evan Mobley - Cleveland CavaliersO Cleveland Cavaliers entra na temporada 2023-24 com um objetivo claro: chegar mais longe nos playoffs. A última campanha da equipe desapontou, visto que os Cavs viram suas expectativas desabarem após uma saída precoce, ainda na primeira rodada da pós-temporada.

Com um elenco fortificado e liderado por uma das estrelas da NBA, os Cavaliers miram o topo. E muitas pessoas avaliam a situação da franquia como positiva. De acordo com a análise feita pela ESPN americana, a equipe de Ohio está projetada para terminar na terceira posição da Conferência Leste, atrás apenas de Milwaukee Bucks e Boston Celtics.

J.B. Bickerstaff, treinador do time, se mostra empolgado com a volta dos treinos e uma nova oportunidade nesta temporada. Para ele, o principal é construir um trabalho competitivo mais um ano. E, depois disso, levar o trabalho da temporada regular para os playoffs.

“Continuar a construir uma equipe, essa é a parte divertida. Mostrar como podemos ser um bom time, como competir. Todas essas pequenas coisas vão ajudar no final do processo. Passamos por uma experiência de chegar nos playoffs e sair logo de cara e isso nos faz amadurecer. Agora temos que aprender com isso para evoluir para este e para os próximos anos”, declara o treinador.

Pelo segundo ano, a equipe deverá ser liderada por Donovan Mitchell. Vindo do Utah Jazz, o camisa 45 sempre se mostrou bem confortável em Cleveland. Agora, ele quer liderar a franquia ao seu segundo título na história. Desde a saída de LeBron James, os Cavs não tinham um dos grandes da liga e, com ele, as chances de sucesso na pós-temporada aumentam.

Ao lado de Mitchell, os Cavaliers também apostam muito em seu outro armador, Darius Garland. Draftado em 2019, o jovem deu um salto de produção nas últimas duas temporadas e já está entre os grandes armadores da liga. Ele, que já foi um All-Star em 2022, quer seguir nesse ritmo para ajudar sua equipe em mais um ano.

Devem completar o time titular Max Strus, Evan Mobley e Jarrett Allen. Entre os três nomes, o de maior destaque é o de Mobley. O jovem vai para seu terceiro ano na liga e com expectativas altas. Após ser selecionado para o primeiro time de defesa da última temporada, Mobley oferece múltiplas possibilidades para o elenco. Pode ser o pivô de ofício, dando espaço para outro ala e espaçar a quadra, ou pode jogar ao lado de outro pivô, como Allen, e deixar o time mais físico. Por poder defender praticamente todas as posições, é um coringa dentro do grupo de jogadores.

Na ala, o titular da equipe deve ser a principal contratação da temporada. Max Strus é um dos jogadores que mais trabalhou nos últimos anos. Depois de não ser draftado, rodou por algumas equipes e se encontrou em Miami. Depois de um bom ano e uma ótima campanha nos playoffs, Strus chega em Cleveland como um reforço de peso e que promete trazer intensidade defensiva entre os titulares, algo que fez falta à franquia na última temporada.

Georges Niang também foi outro contratado que deve ter seus minutos vindo do banco. Ele vem para ajudar nos tiros de longa distância, principal problema da equipe na última campanha. Com um aproveitamento de 46% nesses tipos de arremesso nos playoffs, o grandalhão deve ajudar a espaçar a quadra e abrir espaços para as estrelas do time.

Via Draft, os Cavs selecionaram apenas no fim da segunda rodada. E podem ter encontrado um bom nome para essa altura do recrutamento. Emoni Bates chega com apenas 19 anos e se mostrou na Summer League. Foi um dos nomes que ajudou na conquista do torneio, com médias de 17,2 pontos e 40% de aproveitamento das bolas de três pontos.

Além das novidades, nomes como Ricky Rubio e Caris LeVert também terão seus minutos vindo do banco. A dupla de armadores deve dar tempo de descanso tanto para Mitchell como para Garland. E seguramente irão oferecer qualidade dentro de uma rotação que busca chegar inteira para a disputa dos playoffs em abril. Vale lembrar que em agosto deste ano, Rubio anunciou que decidiu dar uma pausa na carreira para cuidar de sua saúde mental, então, sua disponibilidade ainda é um pouco misteriosa para a próxima temporada.

Para nós, brasileiros, fica o gosto amargo de ficarmos uma temporada, pelo menos até agora, sem um brasileiro na liga. Depois de uma temporada com os Cavs, o armador Raul Neto virou agente livre irrestrito a acabou assinando com o Fenerbahçe em agosto.

É um elenco recheado de bons nomes e com estrelas que já estão consolidadas na NBA. Agora, J.B. Bickerstaff precisa seguir desenvolvendo seu trabalho e, muito provavelmente, os Cavs serão uma das equipes que chegarão vivas e com possibilidades na parte decisiva da temporada.

(Foto: Reprodução Twitter / Cleveland Cavaliers)

Principais chegadas: Max Strus, Georges Niang, Ty Jerome, Damian Jones e Emoni Bates

Principais saídas: Cedi Osman, Robin Lopez, Raul Neto e Lamar Stevens

Ponto forte: Com uma das melhores defesas da última temporada, os Cavs chegaram onde chegaram por conta do excelente trabalho defensivo desenvolvido por seu treinador

Ponto fraco: Aproveitamento dos arremessos de longa distância. Principal área a ser melhorada dentro do jogo ofensivo de Cleveland

Campanha em 22-23: 51-31 (quarto lugar do Leste)

Provável quinteto: Darius Garland, Donovan Mitchell, Max Strus, Evan Mobley, Jarrett Allen

Franchise Player: Donovan Mitchell

Sexto Homem: Caris LeVert

Head Coach: J.B. Bickerstaff

Briga por: Vaga nas finais da Conferência Leste

instagram