NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
menu menu
search
MLB MLB
Noticias Podcast Video
The Playoffs Mundo
16 de outubro de 2023 - 15h10

COI confirma flag football, beisebol e softbol nas Olimpíadas de 2028

Comitê Olímpico Internacional aprova modalidades para se tornarem oficialmente esportes olímpicos nos jogos de Los Angeles

COI confirma flag football, beisebol e softball nas Olimpíadas de 2028Cinco esportes foram oficialmente adicionados aos jogos olímpicos de Los Angeles em 2028 pelo Comitê Olímpico Internacional nesta segunda-feira (16). Entre as modalidades, o COI confirmou que o beisebol, o softebol e o flag football estão confirmados nas Olimpíadas.

Após aprovação da comissão de programa olímpico, o Conselho Executivo do COI se reuniu em Mumbai, na Índia, e votou a favor da inclusão para o programa que será realizado nos Estados Unidos.

Todas as cinco modalidades foram votadas em um único pacote, recebendo somente dois votos “não” de cerca dos 90 membros do COI presentes na reunião. “Queremos que os jogos de LA 2028 tenham o mesmo efeito trampolim para nossos cinco esportes”, disse o presidente do comitê organizador de Los Angeles, Casey Wasserman, aos membros do COI. “Em L.A. somos sonhadores e realizadores”, completou.

Além do flag footbal, que estará pela primeira vez nas Olimpíadas, do beisebol/softbol, que voltou ao programa olímpico após sair em Paris 2024, o lacrosse, o críquete e o squash farão parte dos jogos. No caso do flag e do beisebol, jogadores da da NFL e da MLB podem entrar no cenário olímpico dentro de cinco anos.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por LA 2028 (@la28games)

“A NFL está comprometida em trabalhar em conjunto para fortalecer o lugar do flag football no movimento olímpico a longo prazo”, disse o comissário da liga, Roger Goodell, em comunicado.

A importância dos esportes coletivos na cultura americana e da construção de laços mais fortes com ligas e torneios profissionais foi enfatizada aos membros do COI antes de votarem. Dois membros de África, Tidjane Thiam da Costa do Marfim e William Blick do Uganda, expressaram preocupação sobre o fato de os desportos acrescentados na segunda-feira não serem muito praticados no continente.

Segundo o presidente do COI, Thomas Bach, “a escolha desses cinco novos esportes está alinhada com a cultura esportiva americana e apresentará esportes americanos icônicos ao mundo, ao mesmo tempo que trará esportes internacionais para os Estados Unidos”.

O diretor esportivo de Los Angeles, Niccolò Campriani, disse a eles que o flag football é “o futuro e a ponta para o crescimento internacional do futebol americano”.

Esperasse que todos os esportes sejam ainda mais desenvolvidos no mundo, inclusive no Brasil, dentro desses próximos cinco anos até as Olimpíadas de Los Angeles em 2028. A NFL inclusive criou o programa NFL Flag para desenvolver o esporte entre crianças e jovens de todo o mundo, colocando uma competição inclusive em seu Pro Bowl.

(Foto: Reprodução X/@Olympics)

instagram