NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
menu menu
search
NHL NHL
Noticias Podcast Video
NHL
24 de outubro de 2023 - 18h10

Após polêmicas, NHL libera uso de fitas em apoio a causas sociais

Liga volta atrás e permite equipamentos com alusão a campanhas como Hockey Fights Cancer e Pride Nights, voltada à comunidade LGBTQIA+

A NHL publicou, nesta tarde de terça-feira (24), um breve comunicado onde anunciou a liberação do uso de fitas em apoio a causas sociais. A medida foi tomada após consulta à NHLPA, sindicato dos jogadores da liga, e à Coalização de Inclusão, comitê de atletas que trabalha em ações de diversidade junto ao esporte.

A permissão aconteceu depois de polêmicas envolvendo o banimento de manifestações afirmativas, anunciado pela liga na última offseason. Os times estavam proibidos de utilizar, durante o aquecimento, camisas alusivas a qualquer campanha social, como Pride Nights, voltada à causa LGBTQIA+, Hockey Fights Cancer, Día de los Muertos e apoio aos militares. As ações costumavam acontecer em noites específicas durante a temporada regular.

Os atletas também não poderiam mais usar equipamentos individuais, como as fitas utilizadas nas blades dos tacos, que contivesse qualquer tipo de mensagem social.

O banimento geral das ações causou indignação em vários jogadores, como Connor McDavid, que se posicionou publicamente contra a decisão.

Travis Dermott, do Arizona Coyotes, foi o primeiro jogador a desafiar o ban e utilizar fitas coloridas, chamadas “pride tapes”, no último sábado (21), antes da partida contra o Anaheim Ducks. “Você não quer simplesmente recuar e ficar calado quando esse tipo de coisa acontece”, disse o defensor, explicando o que o levou a desobedecer a liga.

Já nesta terça, Cale Makar se pronunciou sobre o assunto. A estrela do Colorado Avalanche havia lamentado a proibição. “Temos que respeitar opiniões diferentes, mas não podemos deixar isso ser generalizado.”

Foto: NHL.com

instagram