NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
menu menu
search
NHL NHL
Noticias Podcast Video
NHL
30 de outubro de 2023 - 01h10

Oilers vencem Flames por 5 a 2 em jogo ao ar livre

Edmonton conta com retorno de Connor McDavid para derrotar Calgary no 2023 Heritage Classic; Evander Kane é destaque com três pontos

O 2023 Heritage Classic foi realizado neste domingo (29), em Edmonton, comemorando 20 anos de um dos tradicionais jogos ao ar livre da NHL. Os Oilers receberam o Calgary Flames para a primeira Batalha de Alberta a céu aberto na história. Com retorno surpreendente do capitão Connor McDavid, que se recuperou de lesão antes do previsto, e grande performance de Evander Kane, o time da casa venceu por 4 a 2. “Voltamos a ser o time que sempre fomos”, comemorou o jogador.

O jogo começou com um minuto de silêncio em tributo a Adam Johnson, ex-jogador da NHL que atuava pelo Nottingham Forest da Elite League britânica e faleceu após incidente em partida do último sábado (28).

Os Oilers foram dominantes desde o primeiro minuto e fizeram o primeiro gol antes mesmo dos Flames conseguirem seu primeiro chute. Brett Kulak recebeu uma boa assistência de Kane e abriu o placar, dando o tom do duelo dali em diante. Ainda na etapa inicial, Leon Draisaitl arrancou da sua zona defensiva até a meta adversária e serviu Zach Hyman, que fez 2 a 0.

Calgary “acordou” e, em um power play, diminuiu com Nazem Kadri que, bem posicionado, desviou um chute de MacKenzie Weegar e enganou o goleiro Stuart Skinner. Mas a reação logo foi sufocada por Evan Bouchard que recebeu um passe após tabelinha de Draisaitl e McDavid e, com um tiro de média distância, ampliou para Edmonton.

O time da casa seguiu no controle no segundo período, apesar de não marcar. Ainda perdidos no rinque, os Flames chegaram ao segundo gol. AJ Green pegou o rebote após excelente jogada individual de Weegar.

A parcial de 3 a 2 manteve o jogo aberto para a etapa final, a melhor de Calgary em toda a partida. Mas Edmonton, mesmo na defensiva, seguia mais eficiente. Foi a vez do goleiro dos Flames, Jacob Markstrom, ser ludibriado. Ofuscado pelos próprios zagueiros, o arqueiro não viu o chute de Vincent Desharnais a tempo. Kane também participou, de forma curiosa: além de tocar para o colega, o atacante literalmente pulou para que o puck não batesse em seu corpo.

Com a vantagem de dois gols, Edmonton contou com Skinner, que parou o ataque de Calgary e garantiu a vitória sem maiores danos. Um dos jogadores com mais presença ofensiva durante todo o clássico, Kane foi premiado no minuto final e fez o seu gol já na rede vazia.

Os Oilers encerraram um jejum de quatro jogos e pularam para sexto lugar na Divisão do Pacífico, passando os Flames, que caíram para sétimo. Ambos têm 5 pontos. “Tivemos alguns problemas com penalidades, mas a forma como reagimos é a forma como temos que jogar. Hoje, parecemos mais com quem realmente somos”, afirmou o técnico Jay Woodcroft.

A exemplo do Heritage Classic original, de 2003, a edição deste ano foi disputada no Commonwealth Stadium, casa do Edmonton Elks, antigo Edmonton Eskimos, da Canadian Football League. O evento deste ano não foi tão gélida quanto o anterior, cuja temperatura chegou a -18°C com sensação térmica de até -30°C. Mesmo assim, o fim de tarde e comecinho de noite deste domingo (29), em Edmonton, estava frio e registrou média de -1°C.

No intervalo entre o segundo e o terceiro períodos, a banda Nickelback, natural de Alberta, se apresentou em um pequeno palco, montado ao lado do gelo. Em um curto set de duas músicas, o grupo tocou “Saturday Night’s Alright for Fighting”, cover de Elton John, e encerrou com seu grande hit, “How You Remind Me.”

Foto: NHL.com

instagram