NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
menu menu
search
NHL NHL
Noticias Podcast Video
NHL
17 de novembro de 2023 - 11h11

Na Suécia, Senators vencem Red Wings no último lance do OT

Com direito a gol de 'rebatida de beisebol', Tim Stutzle marca com dois segundos para o fim da prorrogação

STOCKHOLM, SWEDEN - NOVEMBER 16: Jake Sanderson #85 and Tim Stutzle #18 of the Ottawa Senators react after Stutzle scored in the overtime period of the 2023 NHL Global Series in Sweden between the Detroit Red Wings and the Ottawa Senators at Avicii Arena on November 16, 2023 in Stockholm, Sweden.Nesta quinta-feira (16) no primeiro jogo da NHL Global Series 2023, Ottawa Senators e Detroit Red Wings deram uma bela amostra de espetáculo aos presentes na Avicii Arena em Estocolmo, Suécia. Melhor para os Sens, que venceram por 5 a 4, com direito a um golaço na prorrogação.

Uma partida que conteve vários elementos de um espetáculo: Senators goleando por 4 a 0 já no início do segundo período; Red Wings conseguindo empatar o confronto, ainda no mesmo período; o jogo seguindo empatado na prorrogação e quando estava por rumar aos shootouts – faltavam dois segundos para acabar o OT – veio o plot twist: em uma jogada digna de uma “rebatida de beisebol”, Tim Stutzle fez um belíssimo gol, conferindo a vitória para Ottawea, em uma noite digna de um espetáculo em escala global.

Pelos Senators o destaque foi para Tim Stutzle, com duas assistências e o gol da vitória no último lance do OT. Brady Tkachuk marcou dois gols, enquanto Josh Norris e Jake Sanderson contribuíram com um gol e uma assistência cada. Joonas Korpisalo terminou a partida com 37 defesas.

Já pelos Red Wings, Shayne Gostisbehere foi o destaque, com um gol e duas assistências. Alex DeBrincat, David Perron e Lucas Raymond marcaram um gol cada. O goleiro James Reimer terminou a disputa com 29 defesas.

(Foto: Andre Ringuette/NHLI via Getty Images)

O JOGO

A partida em Estocolmo começou animada. Logo com 5:57, os “mandantes” abriram o placar. Em um power play para os Senators, após avançar ao ataque pelo flanco esquerdo, o disco acabou sobrando para Stutzle no centro do gelo, que frente a frente com James Reimer disparou e o goleiro defendeu, mas no rebote Brady Tkachuk bateu cruzado e conferiu 1 a 0 para Ottawa.

Cinco minutos depois, numa jogada de contra-ataque puxada por Stutzle, o atacante fintou um adversário e na hora que iria finalizar, acabou caindo e deslizando para o canto do rinque. Ao se recuperar, virando de costas e sem olhar, fez um passe para o outro lado do gelo. Tkachuk vinha livre e só teve de guardar o disco nas redes: 2 a 0, com 9:57 jogados. Três minutos depois, durante um 4 contra 4, após Jake Sanderson tabelar com Vladimir Tarasenko, o defensor bateu forte e rasteiro, sem chances de Reimer defender: 3 a 0 para os Senators ainda no primeiro período.

O segundo período voltou e já com 1:18 a franquia de Ottawa fez seu quarto gol. Em um ataque rápido puxado por Tarasenko, Josh Norris recebeu no centro do gelo e tabelou com Mathieu Joseph. Norris recebeu o último passe de dentro da área de faceoff e finalizou por entre as pernas do goleiro.

Até esse ponto, a torcida dos Red Wings balançava a cabeça consternada com o que via. Contudo, aos 9:39 os chutes começaram a entrar. Naquele momento, estava 24 a 13 em finalizações para Detroit. Em uma jogada atrapalhada, em que os Senators tentavam manter o disco na zona de ataque, Jakob Chychrun acabou acertando Tkachuk, o puck sobrou para Lucas Raymond na zona neutra, ele avançou ao ataque com vantagem numérica de 2 contra 1, Tkachuk se jogou no gelo para bloquear o passe, então o camisa 23 de Detroit bateu cruzado no alto, fazendo o primeiro dos “visitantes” na noite.

Quatro minutos depois, com requintes de crueldade para Korpisalo, os Red Wings fizeram 4 a 2. Em um disparo de longa distância de Olli Maatta, havia muito tráfego frente à meta dos Senators. Por sorte ou azar (a depender da perspectiva do lado do ataque), o disco explodiu na mão de David Perron, que se virava e recolhia os braços involuntariamente ao corpo, e deu um “chapéu” no goleiro. O número 70 não viu e nem sabia onde estava o disco.

Aos 16:33, em boa troca de passes dos Red Wings no ataque, Gostisbehere recebeu na ala esquerda e “virou o jogo” para DeBrincat, que vinha livre na ala direita. O atacante bateu firme à meia altura e venceu o goleiro, fazendo 4 a 3.

Menos de um minuto depois, veio o empate. Dessa vez foi Gostisbehere quem recebeu livre na ala esquerda, partiu até o centro do faceoff e bateu mirando em Andrew Copp, que estava na frente do goleiro, porém, acabou batendo no atacante dos Senators Drake Batherson. O disco desviou, acertou a trave de Korpisalo e foi quicando vagarosamente até ultrapassar a linha do gol. 4 a 4 no placar para o delírio dos torcedores presentes em Estocolmo!

No terceiro período, ambas as equipes passaram em branco, e a partida rumou à prorrogação.

Após várias chances para os dois lados e os goleiros defendendo tudo, a disputa estava se encaminhando para a os shootouts, contudo, a dois segundos para o fim veio o “home run” de Tim Stutzle. Batherson aproveitou uma sobra, fintou o defensor e fez o passe para Stutzle que vinha livre, mas Gostisbehere conseguiu desviar o disco. Este subiu, até que Stutzle acertou um contato em cheio, em pleno ar. Reimer ficou desnorteado sem saber o paradeiro do puck, e ao virar-se e ver o atacante rebatendo, tentou no reflexo se abaixar para uma defesa no canto. A finalização/rebatida foi reta e aterrissou no fundo da rede, para delírio dos presentes no estádio pela plasticidade da jogada: 5 a 4 e vitória aos Senators!

No final da partida, Stutzle deu entrevistas aos jornalistas e explicou a sua obra: “Acho que foi muita sorte. (…) No final das contas, eu não acredito que o goleiro realmente esperava por isso”.

“Para ser honesto, eu odeio assistir beisebol”, brincou Tim Stutzle, em entrevista ao final da partida. “Eu acho que é muito chato”.

Enquanto o alemão fazia esses comentários na sala de conferências à imprensa, ao seu lado, Brady Tkachuk encarava incrédulo o companheiro de time. Visto que o capitão dos Senators cresceu em St. Louis, e assistindo os Cardinals, tomou como pessoal as observações do jovem atacante, mas depois brincou com um jargão do beisebol: “Engasguei com isso e segui adiante”.

“Eu vi muitos home runs no Busch Stadium (casa dos Cardinals na MLB) quando eu era mais jovem. E ver isso (gol do Stutzle), foi irreal”.

Mesmo com a segunda vitória consecutiva, os Senators (7-7-0), com 14 pontos, seguem em último na Divisão do Atlântico. Neste sábado (18) enfrentam o Minnesota Wild (5-8-2) ainda pelo Global Series na Suécia.

Já os Red Wings (8-5-3), com 19 pontos, mantiveram a terceira posição da mesma Divisão do Atlântico. Nesta sexta-feira (17) eles enfrentam o Toronto Maple Leafs (8-5-2) encerrando suas participações na Global Series da NHL 2023.

https://www.youtube.com/watch?v=bmjpkxs3NCQ

Confira os demais resultados deste quinta-feira (16) pela temporada 2023-24 da NHL:

Arizona Coyotes 3 @ 2 Columbus Blues Jackets
Vegas Golden Knights 6 @ 5 Montreal Canadiens
New Jersey Devils 5 @ 2 Pittsburgh Penguins
Tampa Bay Lightning 4 @ 2 Chicago Blackhawks
Vancouver Canucks 2 @ 5 Calgary Flames
New York Islanders 3 @ 4 Seattle Kraken (SO)
Florida Panthers 1 @ 2 Los Angeles Kings
St. Louis Blues 1 @ 5 San Jose Sharks

instagram