NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
NBA
PODCASTS
24 de novembro de 2023 - 13h11

NBA Power Ranking 2023/2024 The Playoffs: mês 1

Primeiro mês da temporada regular da NBA começa com o Boston Celtics em alta e Los Angeles Clippers decepcionando

A primeira lista do Power Ranking da temporada 2023-24 da NBA chegou, após um mês intenso e de muita movimentação. Apesar de uma amostra ainda pequena, avaliamos todos os times da liga neste início de torneio para apontar quais são as surpresas e decepções até aqui. Já tem seu favorito ao título? Aproveite, então, e acesse os melhores sites de apostas de NBA para deixar seu palpite!

Para começar, o grande destaque até aqui fica para o Boston Celtics. Reforçado de Kristaps Porzingis e Jrue Holiday, a franquia de Massachusetts já surge como uma candidata ao título da Conferência Leste. Já na Conferência Oeste, vale ressaltar o Minnesota Timberwolves, que aparece na segunda posição do ranking e vem surpreendendo com a sua forte defesa.

Por outro lado, o Los Angeles Clippers tem sido a maior decepção até aqui. Apesar de uma pequena melhora recente, os comandados de Tyronn Lue ainda não conseguiram o entrosamento necessário, após a chegada do astro James Harden.

Antes de apresentar toda a lista, entenda como funciona o Power Ranking do The Playoffs.

(Foto: Reprodução Twitter/NBA Brasil)

COMO FUNCIONA

A posição de cada time no Power Ranking do The Playoffs é definida por um comitê do site que conta com Guilherme Rodrigues, Jorge de Sousa, Jefferson Venâncio, Pedro Moreira, Piero Fiorelli e Renan Dourado. Os seis dão notas para as equipes levando em conta campanhas, a força dos elencos em geral (considerando lesões também), o desempenho em cada partida recente (além da força dos adversários) e a perspectiva delas neste momento. A partir da média, listamos as franquias neste ranking. Ou seja, um time com melhor campanha pode estar atrás de outro de menos vitórias, pois analisamos diversos aspectos.

POWER RANKING THE PLAYOFFS MÊS 1 – NBA 2023/2024

#1 Boston Celtics

Com o ataque e a defesa classificados entre os cinco primeiros da liga, o Boston Celtics passou por uma pequena reformulação e melhorou em relação à última temporada. Chegaram Kristaps Porzingis, vindo do Washington Wizards, e Jrue Holiday, que saiu do rival Milwaukee Bucks, após a chegada de Damian Lillard. Batendo na trave ano passado, a franquia de Massachusetts é uma das candidatas ao título definitivamente e lidera o ranking neste primeiro mês.

Campanha: 12-3

#2 Minnesota Timberwolves

O surpreendente Minnesota Timberwolves está muito bem localizado neste primeiro Power Ranking da temporada 2023-24, já que lidera a Conferência Oeste. Tendo como ponto forte a defesa, principalmente com Rudy Gobert protegendo o aro, o time de Minnesota conta ainda com dois jovens jogadores que podem dar um salto de qualidade que todos esperavam. Karl-Anthony Towns e Anthony Edwards são duas estrelas em crescimento e o teto da dupla pode ser o diferencial no futuro.

Campanha: 11-3

#3 Denver Nuggets

Atual campeão da NBA, o Denver Nuggets sofreu algumas baixas na offseason como a do ala Bruce Brown, mas ainda segue como um dos principais postulantes ao título. Apesar de se manter entre os primeiros da Conferência Oeste, Denver só não está melhor posicionado no ranking, pois sofreu uma baixa importante neste início de liga, com a lesão de Jamal Murray. O armador só deve voltar no próximo mês e até lá, os Nuggets devem sofrer um pouco.

Campanha: 10-5

#4 Oklahoma City Thunder

Não existe mais “rebuild” no Oklahoma City Thunder. Após surpreender na temporada passada, OKC mostrou nesse primeiro mês de liga que pode jogar de igual para igual contra qualquer adversário. Guiado pelo talentoso Shai Gilgeous-Alexander, o Thunder ainda teve o reforço de Chet Holmgren, que não jogou no último torneio devido a uma lesão, para subir o patamar da equipe, que atualmente ocupa a segunda posição do Oeste e tem seis triunfos seguidos.

Campanha: 11-4

#5 Milwaukee Bucks

O forte Milwaukee Bucks passou por uma mudança significativa no seu quinteto titular com a saída de Jrue Holiday e a chegada de Damian Lillard. Apesar do ex-jogador do Portland Trail Blazers ainda não estar 100% adaptado e o time ainda passar por algumas oscilações, não tem como negar que Giannis Antetokounmpo e companhia compõem um dos melhores time da NBA e devem crescer no PR na sequência.

Campanha: 10-5

#6 Philadelphia 76ers

O Philadelphia 76ers trocou de técnico, Nick Nurse assumiu, James Harden saiu para o Los Angeles Clippers, mas a equipe continua competitiva. Destaque para o crescimento do jovem Tyrese Maxey, que assumiu a responsabilidade de armador principal e vem jogando muito bem ao lado do atual MVP da liga, Joel Embiid. Kelly Oubre Jr. participou de treinos em quadra nesta semana e o retorno do ala pode ser mais um impulso para Philly seguir com esse bom início.

Campanha: 10-5

#7 Dallas Mavericks

Apesar de sofrer defensivamente, o Dallas Mavericks conta com Luka Doncic e Kyrie Irving para ficar na sétima posição do PR. A dupla já começa a dar sinais de que vai dar muito trabalho nesta temporada. A equipe texana vem em crescimento, principalmente pelo maior entrosamento dos dois astros. Olho nos Mavs!

Campanha: 10-5

#8 Sacramento Kings

Outra equipe jovem e muito interessante de se assistir é o Sacramento Kings. Na temporada passada, o time já surpreendeu, parou apenas nos playoffs e neste ano não será diferente. Ocupando a sexta posição do Oeste, Sacramento deve seguir brigando por vaga direta na pós-temporada, sob o comando de De’Aaron Fox e Domantas Sabonis.

Campanha: 8-6

#9 Miami Heat

Finalista da última temporada, quando perdeu o título para o Denver Nuggets, o Miami Heat continua competitivo. A base do time foi mantida, apesar das saídas de Max Strus e Gabe Vincent, e isso é um fator importante. Mais uma vez, o Heat não é apontado como o principal favorito do Leste, porém o terceiro lugar atual, mais a experiência do elenco e a volta de Tyler Herro, faz com que Miami seja um candidato a vaga direta na pós-temporada.

Campanha: 10-5

#10 Orlando Magic

Outro time que vem surpreendendo bastante é o Orlando Magic. Com um elenco jovem e talentoso, a equipe da Flórida venceu o Denver Nuggets nesta quarta-feira (23), o que consolidou a ótima campanha que o time faz até o momento, ocupando o terceiro lugar do Leste.

Campanha: 10-5

#11 Indiana Pacers

O caso do Indiana Pacers é curioso. Sem brilhar ainda, Indiana entrega mais do que o esperado. A franquia de Indianápolis é líder isolada no seu grupo do Torneio In-Season (3-0), mas ainda oscila no geral. Ainda em fase de desenvolvimento, já que receberam alguns jogadores, os Pacers fazem um bom primeiro mês, apesar das dificuldades. Destaque absoluto para o talentoso Tyrese Haliburton, que está com aproveitamentos absurdos de 57% (geral), 43% (de três pontos) e 94% (lance livre).

Campanha: 8-6

#12 Los Angeles Lakers

Ocupando a 12° colocação, o Los Angeles Lakers ainda decepciona para o elenco que tem. Assim como os Pacers, LA está muito bem na Copa, mas precisa evoluir ainda para sair da posição de play-in e ficar na zona de classificação direta aos playoffs. Entretanto, uma razão para os torcedores de LA comemorem é a regularidade do astro LeBron James mesmo com os seus 38 anos.

Campanha: 9-7

#13 New York Knicks

O primeiro mês do New York Knicks começou instável, principalmente pelas atuações de Julius Randle. Porém, a franquia nova-iorquina parece ter se acertado e isso passa bastante por Mitchell Robinson. O pivô tem uma média absurda de 6,1 rebotes ofensivos por jogo e é o principal responsável para New York ocupar o segundo lugar na liga em rebotes ofensivos por partida (14,3).

Campanha: 8-6

#14 Phoenix Suns

Ainda sem brilhar, o Phoenix Suns pode mais e deve subir posições no PR, quando tiver todas as suas estrelas totalmente saudáveis. Kevin Durant e Devin Booker estão jogando, porém, o ala Bradley Beal ainda sofre com problemas físicos e deve perder mais algumas semanas.

Campanha: 9-6

#15 Cleveland Cavaliers

Com Donovan Mitchell machucado e não conseguindo ficar saudável, o Cleveland Cavaliers poderia estar em uma posição melhor neste primeiro mês. Entretanto, o bom elenco de apoio vem mantendo uma boa performance, com destaque especial para Max Strus, que se adaptou muito rápido ao time e tem médias de 14,1 pontos por jogo.

Campanha: 8-7

#16 Houston Rockets

Após sofrer uma grande mudança no elenco na offseason, o Houston Rockets começou mal nos primeiros jogos da temporada. Porém, com o maior entrosamento e o crescimento individual de alguns jogadores como Alperen Sengun, que está liderando o time em pontos (20,9) e rebotes (8,8), a franquia texana cresceu, fez uma sequência de seis vitórias, mas oscilou novamente e vem de três derrotas. Apesar dos altos e baixos, a equipe deve evoluir nesta temporada e brigar por uma vaga no play-in.

Campanha: 7-6

#17 New Orleans Pelicans

Outro time que sofre com muitas lesões, o New Orleans Pelicans perdeu C.J. McCollum com um problema pulmonar. A ausência de seu armador fez a equipe sofrer cinco derrotas consecutivas e preocupar o seu torcedor. No entanto, após esse período, os Pelicans vêm de quatro vitórias nos últimos cinco duelos, inclusive duas em cima do bom time do Sacramento Kings e será um adversário difícil de ser batido na sequência na temporada, principalmente se Zion Williamson e Brandon Ingram continuarem produzindo bem.

Campanha: 8-7

#18 Golden State Warriors

A situação do time mais vitorioso dos últimos anos da NBA requer atenção. São sete derrotas nos últimos oito jogos e isso não é algo rotineiro na vida do Golden State Warriors. Apesar da fase ruim, Golden State conta com grandes jogadores como Stephen Curry, Klay Thompson, Chris Paul e deve se recuperar no decorrer da temporada. Draymond Green ainda tem mais um jogo para cumprir de suspensão e quando voltar, será uma peça importante em quadra.

Campanha: 7-9

#19 Atlanta Hawks

O Atlanta Hawks tem um bom elenco, um ótimo treinador (Quin Snyder), mas não consegue decolar. Um dos principais motivos para isso é a parte defensiva, já que Atlanta sofre para defender o perímetro. Do outro lado, apesar do aproveitamento ruim, Trae Young (911) é o dono do time, ultrapassou Joe Johnson (908) e agora é o segundo colocado na lista dos maiores cestinhas de três pontos de todos os tempos da franquia.

Campanha: 7-7

#20 Los Angeles Clippers

A chegada de James Harden no Los Angeles Clippers ainda não foi absorvida completamente e a equipe ainda sofre com a falta de entrosamento. A 20ª posição no PR não reflete o elenco que a franquia tem, mas acho que é questão de tempo uma melhor colocação. Russell Westbrook se ofereceu para sair do banco para a equipe acelerar esse processo e isso pode ser um divisor de águas no futuro do time.

Campanha: 6-7

#21 Brooklyn Nets

Após a saída de várias estrelas na última temporada, o Brooklyn Nets vem passando por um processo de renovação. O projeto é de longo prazo e não dá para esperar muita coisa dos Nets na temporada. A ideia principal é desenvolver alguns jogadores e ajudar na evolução do bom ala Mikal Bridges. As voltas de Cam Johnson (ausência de sete jogos) e Nic Claxton (ausência de oito jogos), apesar da perda de Ben Simmons (problema no quadril) e Cam Thomas (torção no tornozelo), podem fazer a equipe subir de patamar no Leste.

Campanha: 6-8

#22 Toronto Raptors

Após a saída de Fred VanVleet, o seu armador titular da última temporada, o Toronto Raptors vem sofrendo ofensivamente. Dennis Schroder assumiu a função, mas apesar de ser bom jogador, ainda está longe de entregar a mesma qualidade de VanVleet. Destaque positivo para o início de temporada do jovem Scottie Barnes.

Campanha: 7-8

#23 Utah Jazz

O início arrasador da última temporada não se repetiu até aqui para o Utah Jazz. Com o pivô Walker Kessler ausente por por duas semanas, devido a uma torção no cotovelo, o Jazz optou por jogar com apenas dois jogadores “grandes” (Lauri Markkanen e John Collins). Porém, essa formação ainda não funcionou e a volta do jovem pivô é essencial para a equipe evoluir. Vale ressaltar como ponto positivo a presença de Keyonte George, 16ª escolha do Draft 2023, que assumiu uma vaga de titular na sua temporada de estreia e vem jogando muito bem.

Campanha: 4-11

#24 Chicago Bulls

O Chicago Bulls segue decepcionando o seu torcedor e isso é refletido em sua posição no Power Ranking. Apesar de ter um time com bons jogadores no papel como Zach LaVine, DeMar DeRozan e Nikola Vucevic, o destaque até aqui é o armador Alex Caruso, que teve o seu melhor início da carreira, com média de 9,8 pontos em 59% no aproveitamento de quadra, sendo 50% do perímetro.

Campanha: 5-11

#25 Charlotte Hornets

Apesar de ocupar apenas a 25ª posição do PR, o Charlotte Hornets é uma equipe que pode evoluir bastante no decorrer da temporada. Ainda sem Terry Rozier, lesionado, o talentoso LaMelo Ball vem desempenhando um papel importante na parte ofensiva com média de 25,9 pontos. Entretanto, apesar da boa produção do seu armador, a notícia mais importante que aconteceu na equipe recentemente foi a volta de Miles Brigdes. O ala-pivô já causou um impacto positivo em quadra com 20,8 pontos e 8,5 rebotes de médias em apenas quatro jogos.

Campanha: 5-9

#26 San Antonio Spurs

Apesar do impacto inicial ser excelente de Victor Wembanyama, o San Antonio Spurs não deve ter grande ambição nesta temporada. O time segue com um elenco bastante jovem com nomes como Keldon Johnson e Devin Vassell, e o principal objetivo é desenvolver os seus talentos. A posição da equipe só não é pior em razão das boas atuações do jovem francês.

Campanha: 3-12

#27 Memphis Grizzlies

Sem Ja Morant, Marcus Smart, Steven Adams, Brandon Clarke, Derrick Rose, Ziaire Williams e Xavier Tillman, o Memphis Grizzlies está tendo dificuldades de escalar um quinteto titular atualmente. Esses desfalques têm prejudicado o início de temporada da equipe e ainda restam algumas semanas para a volta de suspensão de Morant. Resta saber se até lá, a campanha do time já não esteja comprometida a ponto de não sonhar mais com uma vaga aos playoffs.

Campanha: 3-11

#28 Portland Trail Blazers

Passando por uma reformulação completa, após a saída de Damian Lillard, o Portland Trail Blazers não deve ter tantas ambições em um futuro próximo. O principal objetivo da franquia é desenvolver Scoot Henderson, escolha número três do Draft 2023. Para piorar o cenário, o pivô Robert Williams perderá a temporada, devido uma lesão, e Anfernee Simons só deverá voltar em meados de dezembro ou janeiro, sofrendo com um problema físico também.

Campanha: 4-11

#29 Washington Wizards

O Washington Wizards segue focado no longo prazo também. Apesar disso, alguns jogadores contratados ainda não decolaram, principalmente Jordan Poole. Fica difícil imaginar Washington em uma posição muito melhor durante a temporada 2023-24 da liga.

Campanha: 2-12

#30 Detroit Pistons

Na lanterna deste Power Ranking está o Detroit Pistons. Apesar de não ser considerado o pior elenco da liga, a franquia não esperava iniciar a temporada desta forma, principalmente com Cade Cunningham saudável. Os únicos pontos positivos até agora são os novatos Marcus Sasser e Ausar Thompson (com média de duplo-duplo por jogo). Apesar da última posição nesta primeira lista, vejo potencial de melhora para a equipe no futuro.

Campanha: 2-13

instagram