NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
menu menu
search
NCAA
26 de novembro de 2023 - 11h11

Em clássico acirrado, Alabama vence Auburn no ‘Iron Bowl’ pela 4ª vez seguida

Com a vitória sobre o maior rival, Crimson Tide ainda acredita em ida ao College Football Playoff nesta temporada

Alabama Crimson Tide bate Auburn Tigers pelo college footballQuando Auburn (6-6) e #8 Alabama (11-1) se encontram, geralmente é sinal de grandes confrontos, e desta vez não foi diferente. Neste sábado (25), pela “Rivalry Week” do college football, os Tigers e a Crimson Tide se enfrentaram em mais uma edição frenética do “Iron Bowl”, no Jordan-Hare Stadium, em Auburn, com vitória de Bama por 27 a 24.

Jalen Milroe foi o destaque da partida. O quarterback de Alabama, que já foi muito questionado pela torcida, apareceu quando mais precisavam dele. Apesar do sufoco, ele passou para dois touchdowns e 259 jardas (16/24), além de 107 jardas corridas em 18 carregadas. Vale ressaltar que um desses TDs foi no game-winning drive, com menos de um minuto no relógio e em uma 4ª para o gol na linha de 30 dos Tigers.

Os wide receivers Jermaine Burton e Isaiah Bond foram os principais alvos no ataque. Burton terminou a partida com 107 jardas e um touchdown em quatro recepções, enquanto Bond terminou com 75 YDs e o game-winner.

Do lado de Auburn, Payton Thorne, quarterback da equipe, completou apenas 5 de 16 passes, passando para um TD e duas interceptações com menos de 100 jardas. E se os Tigers conseguiram manter o jogo disputado até o final, muito disto se deve aos seus running backs, que conseguiram boas corridas longas durante a partida. Jarquez Hunter e Damari Alston foram os líderes em jardas terrestres do time, um com 93 e o outro com 85, respectivamente. O WR Ja’Varrius Johnson foi o autor de dois dos três touchdowns de Auburn, um terrestre e o outro aéreo.

Alabama agora enfrenta a #1 Georgia (12-0), pelo SEC Championship Game, no próximo sábado, 2 de dezembro. Caso ganhe, têm grandes chances de ir ao CFP. Para os Auburn, a temporada acabou hoje.

O jogo

A Crimson Tide abriu o placar no clássico. Em uma terceira para 17, Jalen Milroe achou o WR Malik Benson em uma conexão de 33 jardas. Com este importante avanço, o running back Roydell Williams foi capaz de finalizar o drive com os primeiros 6 pontos do duelo.

Após uma troca de punts, Jarquez Hunter conseguiu uma boa corrida entre a linha defensiva, movendo as correntes por 42 jardas, do meio do campo até a linha de 15 adversária. Em boas condições para pontuar, Damari Alston correu pelos tackles para anotar o primeiro TD de Auburn. Mas depois de um longo drive para finalizar o primeiro período, Bama abriu vantagem logo no início do segundo quarto, com um field goal de 32 yds de Will Reichard, kicker da equipe.

Sem muitos atrativos nesse tempo, os times voltaram a se movimentar faltando pouco menos de quatro minutos para o final da primeira metade. Novamente, os Tigers explorariam a defesa terrestre de Alabama. Dessa vez foi Alston quem conseguiu um bom avanço, com uma corrida de 56 jardas até a red zone. Lá, o recebedor Ja’Varrius Johnson foi quem correu para fechar o drive. 14 a 10 Auburn.

Em mais uma big play, Bama respondeu os pontos que havia acabado de receber. Da linha de 32 jardas do campo de ataque, Jalen Milroe soltou o braço para Jermaine Burton no fundo do campo receber o touchdown livre de marcação. Final do primeiro tempo: 17 a 14 com Crimson Tide na frente.

Alabama recebeu a bola no kickoff da segunda metade do confronto e aumentou a vantagem com mais três pontos entre os postes.

Com a primeira grande jogada aérea no jogo, Thorne acertou Ja’Varrius Johnson em uma terceira descida para um ganho de 37 jardas. Johnson voltaria a aparecer ainda neste drive, quando o QB o encontrou livre na lateral do campo para entrar na end zone e tomar a liderança pela primeira vez na partida.

Bama teve a chance de virar, mas Will Reichard errou um field goal de 42 jardas, algo até incomum para ele, um dos melhores kickers do college football. Diferente de Reichard, Alex McPherson, kicker de Auburn, não desperdiçou quando teve a chance de aumentar a diferença e acertou um FG de 21 jardas.

O último quarto foi marcado por punts até pouco menos de cinco minutos, quando ainda perdendo por quatro pontos, Alabama recebeu a bola precisando de um touchdown para vencer. Em um drive emocionante em que Jalen Milroe chegou a ser sackado e precisou converter uma terceira para 20 e uma quarta para 1, a Crimson Tide chegou à red zone dos Tigers precisando de 7 jardas para ganhar a partida, mas é claro que um Iron Bowl não terminaria assim.

Após um erro no snap, Milroe agora precisava agora de 26 jardas para pontuar na terceira descida, e como se não fosse o suficiente, o “contraditório” quarterback ainda cometeu uma falta ao tentar passar a bola depois da linha de scrimmage.

Com a vitória em jogo, Bama agora precisava achar um touchdown em uma quarta para gol na linha de 31 jardas. Foi então que, com 30 segundos no relógio, Milroe se redimiu e completou um passe perfeito para o wide receiver Isaiah Bond no fundo da end zone.

Auburn até ameaçou tentar algo, mas Payton Thorne foi sackado e, sem timeouts, foi interceptado depois de um passe de desespero. Fim de jogo: 27 a 24 para o time de Nick Saban, head coach de Alabama.

Texto de Juan Araújo

(Foto: Reprodução X/Alabama Football)

instagram