NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
menu menu
search
NHL NHL
Noticias Podcast Video
NHL
9 de dezembro de 2023 - 20h12

Islanders adquirem Robert Bortuzzo em troca com os Blues

St. Louis recebe escolha de sétima rodada no Draft de 2024; defensor era persona non grata em New York por causar lesão em Adam Pelech

O New York Islanders adquiriu, nesta sexta-feira (8), o veterano Robert Bortuzzo em troca com o St. Louis Blues. Em retorno, os Blues receberam uma escolha de sétima rodada no Draft de 2024. O defensor de 34 anos recebe salário anual de US$ 950 mil e está em seu último ano de contrato com a liga. Ele pode se tornar agente livre ao final da temporada. “Sou grato pela oportunidade”, disse o jogador, que já treinou neste sábado (9) pela manhã.

Draftado na 78ª escolha geral de 2007 pelo Pittsburgh Penguins, Bortuzzo estreou na NHL em 2011. Durante sua passagem por Pittsburgh, o defensor era constantemente enviado para o Wilkes-Barre/Scranton Penguins, filiado dos Pens na American Hockey League. Ele só se firmou na liga quando foi negociado com os Blues, time que defendeu entre 2015 e 2024 e com o qual venceu a Stanley Cup em 2019.

Apesar de ser visto apenas como uma peça para compor o elenco, Bortuzzo recebeu uma certa atenção dos Islanders, que destacaram a contratação em seu site oficial e cobriram o primeiro dia de trabalho do veterano. “Aprendi que nada vem de graça na NHL. Você tem que competir e eu briguei minha carreira inteira para ter meu espaço. É assim que encaro (a chegada a New York).”

Os Islanders são terceiro colocados na Divisão Metropolitana, com recorde de 11-7-7 e 29 pontos.

Persona non grata nos Islanders?

Para além de uma aquisição que dá mais profundidade ao elenco dos Islanders, a chegada de Bortuzzo a New York vem junto com uma coincidência irônica. Em 6 de dezembro de 2022, o defensor, então nos St. Louis Blues, acertou um hit em Adam Pelech e acabou causando uma lesão no colega. Pelech ficou afastado dos rinques por 21 jogos e Bortuzzo foi criticado pelo tranco.

A falta em Pelech mobilizou torcedores dos Islanders, que recuperaram outros momentos antidesportivos de Bortuzzo, como uma agressão a Brock Nelson, quando o atacante já estava caído, em 2017. Na ocasião, o defensor dos Blues foi multado em cerca de US$ 3 mil.

Hoje, um ano depois, Bortuzzo foi adquirido pelos Islanders para suprir carência na defesa. A franquia de Long Island tem pelo menos três defensores no departamento médico, entre eles o próprio Pelech. “Já tive meus embates com ele, acho que todo mundo neste vestiário já teve. Então é bom ter um cara desses do nosso lado”, brincou Mathew Barzal.

Para Stefen Rosner, setorista dos Islanders para o NHL.com e The Hockey News, se a troca aconteceu, é porque não há ressentimentos no clube.

Foto: NHL.com

instagram