NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
NBA
10 de dezembro de 2023 - 02h12

Adam Silver cogita mudanças para próxima edição do Torneio In-Season

Mudanças devem impactar sistema de desempate na fase de grupos, podendo excluir o saldo de pontos, e local das semifinais e final do torneio

Adam SilverAdam Silver, comissário da NBA, disse neste sábado (9) que está cogitando mudanças para a próxima edição do Torneio In-Season. As mudanças devem impactar o sistema de desempate na fase de grupos, que segue o modelo de saldo de pontos, e o local das partidas de semifinal e final do torneio.

De acordo com Malika Andrews, da ESPN norte-americana, Silver afirmou que, mesmo com o sucesso do torneio, cogita mudanças para a próxima edição da Copa NBA. “Não quero prejudicar este grande começo, mas isso é algo que queremos que se estabeleça na liga, por isso estamos abertos a fazer mudanças”, afirmou o comissário, que disse que um dos pontos a serem analisados para mudança seria o saldo de pontos na fase de grupos. Segundo ele, a resposta dos jogadores e dos torcedores à esse sistema será levada em conta. “Talvez, se o público americano achar que é falta de espírito esportivo aumentar o placar, temos que lidar com isso”.

O sistema de saldo de pontos acaba quebrando a “regra” das equipes não atacarem assim que o placar estiver decidido, o que gerou muitos problemas nas partidas de classificação. Um dos casos aconteceu com DeMar DeRozan, ala do Chicago Bulls, que foi expulso no final do último período contra o Toronto Raptors depois de Pascal Siakam acertar um arremesso com o placar decidido. O ala-armador do Boston Celtics, Jaylen Brown, caracterizou a tentativa de aumentar o placar para aumentar o saldo de pontos como desagradável e que “não é dessa forma que o basquete é jogado”.

Outra mudança que deve ser analisada, de acordo com Silver, é a sede das semifinais e final do torneio. O comissário avalia em fazer um local sede rotativo, como é feito no All-Star Game, ou de permitir que as finais sejam disputadas nas arenas das equipes classificadas, reconhecendo a importância da vantagem de jogar em casa, mas que a logística de tentar agendar jogos em curto prazo tem dado “um pouco mais de dor de cabeça para a liga”. Uma das razões, de acordo com ele, de uma cidade sede ser atraente é devido à capacidade de organizar o evento da maneira certa. “Agendar jogos de última hora não é bom para os fãs da cidade natal”, concluiu Silver.

A primeira decisão do Torneio In-Season aconteceu neste sábado (9), na T-Mobile Arena, em Las Vegas, e teve como finalistas o Los Angeles Lakers e o Indiana Pacers. Na partida, a equipe do Oeste conseguiu vencer por 123 a 109, conquistando o primeiro torneio da história da liga e tendo LeBron James como MVP da Copa NBA.

Foto: Thearon W. Henderson/Getty Images

instagram