NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
NBA
PODCASTS
22 de dezembro de 2023 - 12h12

NBA Power Ranking 2023/2024 The Playoffs: mês 2

Após um primeiro mês decepcionante, Clippers se recuperam e sobem 12 posições no ranking; Wolves assumem a liderança

Timberwolves busca virada no quarto período e bate Heat em MiamiChegou o segundo Power Ranking da temporada 2023-24 da NBA. Após uma amostra pequena no primeiro mês, agora temos um recorte maior de como se encontram as equipes da liga até o momento.

Neste segundo mês, destaque principal para o Los Angeles Clippers. A franquia californiana comandada pelo trio de estrelas formado por Kawhi Leonard, Paul George e James Harden subiu bastante e saiu da 20ª para a oitava posição do ranking.

Vale destacar ainda o Minnesota Timberwolves, que passou o Boston Celtics e assumiu a liderança do nosso Power Ranking. Como destaque negativo, o Detroit Pistons segue na lanterna e com uma das piores campanhas da história da liga.

Antes de apresentar toda a lista, entenda como funciona o Power Ranking do The Playoffs.

COMO FUNCIONA

A posição de cada time no Power Ranking do The Playoffs é definida por um comitê do site que conta com Guilherme Rodrigues, Jorge de Sousa, Jefferson Venâncio, Pedro Moreira, Piero Fiorelli e Renan Dourado. Os seis dão notas para as equipes levando em conta campanhas, a força dos elencos em geral (considerando lesões também), o desempenho em cada partida recente (além da força dos adversários) e a perspectiva delas neste momento. A partir da média, listamos as franquias neste ranking. Ou seja, um time com melhor campanha pode estar atrás de outro de menos vitórias, pois analisamos diversos aspectos.

(Reprodução Twitter / Minnesota Timberwolves)

POWER RANKING THE PLAYOFFS MÊS 2 – NBA 2023/2024

#1 Minnesota Timberwolves (Posição anterior: 2)

O Minnesota Timberwolves segue surpreendendo e agora, chegou na liderança do nosso PR. Os Wolves tiveram o melhor começo da história da franquia em 25 jogos e muito disso, sob o comando do trio Rudy Gobert, Karl-Anthony Towns e Anthony Edwards. A derrota para o Philadelphia 76ers nesta quarta-feira (20), sofrendo 51 pontos de Joel Embiid, não mudou o status da equipe neste momento.

Campanha: 21-6

#2 Boston Celtics (Posição anterior: 1)

Apesar de ter perdido a liderança do PR, o Boston Celtics segue entre os favoritos da Conferência Leste e consequentemente da liga. Além dos principais nomes do time como Jayson Tatum, Jaylen Brown e do bom encaixe defensivo de Kristaps Porzingis, vale destacar a boa fase do coadjuvante Derrick White.

Campanha: 21-6

#3 Milwaukee Bucks (Posição anterior: 5)

Com Damian Lillard se entrosando cada vez mais no elenco, o Milwaukee Bucks é uma das equipes que pode chegar ao título da liga. Durante o mês, Giannis Antetokounmpo teve a sua maior atuação pela equipe na vitória contra o Indiana Pacers com 64 pontos e conseguiu ultrapassar Kareem Abdul-Jabbar para se tornar o líder em rebotes em todos os tempos dos Bucks no último domingo (17).

Campanha: 21-7

#4 Oklahoma City Thunder (Posição anterior: 4)

Como já citado anteriormente, o Oklahoma City Thunder já passou pelo “rebuild” e agora é uma realidade. A equipe segue bem posicionada no PR e deve seguir assim até o fim da temporada regular. O jovem Chet Holmgren tem se destacado bastante dos dois lados da quadra, principalmente na defesa, e vale a nota.

Campanha: 18-8

#5 Denver Nuggets (Posição anterior: 3)

O atual campeão da NBA ainda não embalou. Sofrendo com ausências, principalmente de seu armador Jamal Murray, que já retornou de lesão, a franquia do Colorado deve subir durante a temporada no ranking e brigar pela liderança.

Campanha: 19-10

#6 Philadelphia 76ers (Posição anterior: 6)

Para quem esperava uma queda do Philadelphia 76ers, após a saída de James Harden, isso não aconteceu. Com Tyrese Maxey assumindo o papel de armador e Joel Embiid, atual MVP da liga, jogando demais, a franquia da Pensilvânia é uma das equipes mais consistentes da liga e segue bem no nosso ranking.

Campanha: 19-8

#7 Sacramento Kings (Posição anterior: 8)

O Sacramento Kings segue bem posicionado no Power Ranking também, apesar de algumas oscilações. Keegan Murray vem se destacando nesta temporada e teve uma partida com 12 bolas de três pontos, recorde da franquia, contra o Utah Jazz no último sábado (16).

Campanha: 16-10

#8 Los Angeles Clippers (Posição anterior: 20)

No último texto, falamos que era uma questão de tempo para o Los Angeles Clippers se ajeitar, e realmente, isso aconteceu, após o ajuste feito com Russell Westbrook indo para a segunda unidade. A franquia californiana é o maior destaque no nosso PR deste mês, pulando do 20° lugar para o oitavo. Foram nove vitórias seguidas até a derrota para o Oklahoma City Thunder nesta quinta-feira (21), sem Kawhi Leonard, o que não muda o grande mérito do time nesse período.

Campanha: 17-11

#9 Dallas Mavericks (Posição anterior: 7)

O Dallas Mavericks não vem contando com Kyrie Irving, machucado, e isso tem colocado mais responsabilidade em Luka Doncic. O esloveno tem levado o time “nas costas”, que segue entre os melhores por isso. Para se ter uma ideia do seu impacto, Doncic quebrou o recorde da franquia ao marcar pelo menos 30 pontos em 11 jogos consecutivos. Ele teve médias de 35,8 pontos, 8,9 rebotes e 10,4 assistências com 39,5 minutos por jogo durante esse período. Absurdo!

Campanha: 16-11

#10 Orlando Magic (Posição anterior: 10)

Outro time que vem surpreendendo bastante é o Orlando Magic. Porém, nas últimas partidas, o time caiu de produção e acumula quatro derrotas seguidas. Pelo menos aqui no nosso PR, a franquia da Flórida permaneceu na mesma colocação. A boa notícia para Orlando é a volta de lesão do pivô Wendell Carter Jr.

Campanha: 16-11

#11 New York Knicks (Posição anterior: 13)

O New York Knicks teve uma péssima notícia com a lesão no tornozelo do pivô Mitchell Robinson, que está fora da temporada. A franquia nova-iorquina demorou para ajustar a parte defensiva, após a saída do defensor, porém Isaiah Hartenstein entrou bem, vem se adaptando cada vez mais no quinteto titular e a equipe voltou a produzir bem. Outro ponto de destaque é Jalen Brunson. Contra Phoenix Suns, no último sábado (16), o armador estabeleceu vários recordes da NBA com uma atuação de 50 pontos, recorde na sua carreira, e se tornou o primeiro jogador a marcar 30 ou mais pontos sem errar um único arremesso. Ele acertou 9 de 9 de três pontos durante o jogo.

Campanha: 16-11

#12 New Orleans Pelicans (Posição anterior: 17)

Com um elenco talentoso, o New Orleans Pelicans tinha um problema grave a ser resolvido, as lesões de seus principais jogadores. Por enquanto, esse aspecto está solucionado e o time teve uma boa evolução no PR, saindo da 17ª para a 12ª posição. Para a sequência da liga, resta saber se nomes como Zion Williamson, Brandon Ingram e C.J. McCollum vão se manter saudáveis.

Campanha: 17-12

#13 Miami Heat (Posição anterior: 9)

Finalista da temporada passada, o Miami Heat teve uma queda de produção neste mês. Esse rendimento abaixo do esperado passa pelas ausências de Tyler Herro e Bam Adebayo, que desfalcaram a equipe durante alguns jogos. Com o retorno da dupla nesta semana, a tendência é Miami reagir e subir no nosso ranking já no próximo mês.

Campanha: 16-12

#14 Cleveland Cavaliers (Posição anterior: 15)

O Cleveland Cavaliers é um dos times que mais estão sofrendo com problemas físicos nesta temporada. Com Donovan Mitchell não conseguindo uma sequência e com a lesões graves de Darius Garland, diagnosticado com fratura no maxilar, além de Evan Mobley, que ficará afastado das quadras de seis a oito semanas, após passar por uma cirurgia no joelho esquerdo, a campanha da equipe ficou comprometida. Apesar dos problemas, os Cavs estão conseguindo “sobreviver” até as voltas dos seus principais jogadores.

Campanha: 16-13

#15 Los Angeles Lakers (Posição anterior: 12)

Campeão do Torneio In-Season, o Los Angeles Lakers caiu de rendimento. A franquia californiana começou bem o mês e estava em crescimento, mas o título causou um relaxamento natural. Apesar disso, LeBron James e Anthony Davis seguem em grande fase, mesmo com as quatro derrotas seguidas.

Campanha: 15-14

#16 Phoenix Suns (Posição anterior: 14)

Considerado um dos melhores times da NBA, o Phoenix Suns segue sem decolar, o que causou a sua queda no PR. Para piorar, a estreia do seu Big 3 não foi boa, já que a equipe perdeu para o Brooklyn Nets. Para piorar, no jogo seguinte, Bradley Beal torceu o tornozelo e ficará afastado por pelo menos duas semanas. A dupla Kevin Durant e Devin Booker terá ainda mais responsabilidade novamente nesse período.

Campanha: 14-13

#17 Indiana Pacers (Posição anterior: 11)

Após um bom começo e a final do Torneio In-Season, o Indiana Pacers despencou da 11ª para a 17ª colocação. A equipe sentiu a derrota para o Los Angeles Lakers na decisão, vem de alguns jogos ruins e a queda de rendimento de Tyrese Haliburton é um dos principais fatores.

Campanha: 14-13

#18 Brooklyn Nets (Posição anterior: 21)

O Brooklyn Nets segue passando por um processo de renovação. São quatro derrotas seguidas e inconstância no ranking, mesmo após os retornos de alguns jogadores lesionados como Nic Claxton, Cam Thomas e Cam Johnson. Já Ben Simmons ainda segue ausente.

Campanha: 13-14

#19 Houston Rockets (Posição anterior: 16)

Após início ruim, o que já era esperado em razão das muitas mudanças no elenco, o Houston Rockets teve uma boa melhora. Inclusive, a franquia texana é uma das melhores mandantes da liga e conquistou seis vitórias seguidas. Porém, nos últimos jogos, Houston caiu muito de rendimento, vem de quatro derrotas e isso fez com que a sua posição no PR fosse prejudicada. Apesar dessa oscilação, vejo potencial para os Rockets seguirem brigando por vaga nos playoffs, principalmente por meio do play-in.

Campanha: 13-12

#20 Golden State Warriors (Posição anterior: 18)

O time mais vitorioso dos últimos anos da NBA segue preocupante e para piorar, Draymond Green foi suspenso por tempo indefinido, após agredir Jusuf Nurkic, do Phoenix Suns. A sua ausência pesa bastante no estilo de jogo implementado pelo técnico Steve Kerr, porém as três vitórias seguidas, incluindo um triunfo espetacular na prorrogação contra o Boston Celtics na terça-feira (19), pode fazer a equipe “mudar a chave” e subir para as primeiras posições. Por enquanto, Golden State segue com campanha negativa e no 11° lugar da Conferência Oeste.

Campanha: 13-14

#21 Toronto Raptors (Posição anterior: 22)

Difícil explicar a campanha do Toronto Raptors até aqui na NBA. A saída de Fred VanVleet foi muito sentida pela equipe, além do técnico Nick Nurse. Porém o desempenho segue abaixo da qualidade de seu time titular.

Campanha: 11-16

#22 Atlanta Hawks (Posição anterior: 19)

O Atlanta Hawks é outro time que segue devendo até aqui. A equipe tem Trae Young como o seu principal condutor e ele conta com boas peças ao redor, mas a parte defensiva ainda deixa a desejar. Com isso, Atlanta segue sofrendo e a briga será apenas por uma vaga no play-in por enquanto.

Campanha: 12-15

#23 Chicago Bulls (Posição anterior: 24)

O Chicago Bulls teve uma boa melhora neste último mês. Apesar dessa evolução não se traduzir no PR, a equipe cresceu, principalmente nos últimos jogos. Com Zach LaVine lesionado, Coby White evoluiu consideravelmente e tem mais de 25 pontos de média nesse período.

Campanha: 13-17

#24 Memphis Grizzlies (Posição anterior: 27)

A temporada do Memphis Grizzlies foi comprometida, devido a algumas lesões, mas agora, o astro Ja Morant está de volta. Mesmo sem a estrela, a equipe já dava sinais de melhora, porém o impacto que Morant poderá causar é enorme e isso já foi visto nos seus dois jogos iniciais, após o seu retorno de suspensão, conquistando duas vitórias. Na sua estreia na temporada contra o New Orleans Pelicans nesta terça-feira (19), ele teve nada mais, nada menos, do que 34 pontos, seis rebotes e oito assistências, com direito a um game-winner espetacular.

Campanha: 8-19

#25 Utah Jazz (Posição anterior: 23)

Difícil imaginar o Utah Jazz brigando por algo nesta temporada da NBA. O processo de renovação foi iniciado nas trocas de Donovan Mitchell e Rudy Gobert, porém agora já tem alguns rumores de uma negociação por Lauri Markkanen também. Caso seu principal jogador deixe a equipe, realmente ficará praticamente impossível para Utah brigar por uma vaga em play-in. Nas performances individuais, vale destacar o bom momento do jovem Keyonte George, que se lesionou, mas estava crescendo muito de produção.

Campanha: 11-18

#26 Charlotte Hornets (Posição anterior: 25)

A campanha do Charlotte Hornets ficou totalmente prejudicada pela lesão de LaMelo Ball. Sem o seu principal jogador e ainda para piorar, com lesões de outras peças importantes como do pivô Mark Williams, Charlotte tem a segunda pior sequência de derrotas da liga com 6.

Campanha: 7-19

#27 Portland Trail Blazers (Posição anterior: 28)

O Portland Trail Blazers é mais uma equipe que passa por um processo de renovação. A perda de Robert Williams foi complicada de se assimilar, mas o retorno de Anfernee Simons faz com que um jovem talento possa se desenvolver durante o ano, assim como Scoot Henderson. É o que resta para Portland.

Campanha: 7-20

#28 Washington Wizards (Posição anterior: 29)

O Washington Wizards subiu uma posição em nosso PR, entretanto o rendimento segue muito abaixo. Jordan Poole ainda está devendo rendimento, mas nomes como Kyle Kuzma, Daniel Gafford e Tyus Jones são os pontos positivos da equipe na temporada.

Campanha: 5-22

#29 San Antonio Spurs (Posição anterior: 26)

Apesar do impacto positivo de Victor Wembanyama, o San Antonio Spurs emendou uma sequência muito ruim de 18 derrotas seguidas, que só foi encerrada com a vitória contra o desfalcado Los Angeles Lakers no dia 15 de dezembro. Para melhorar o rendimento da equipe, Gregg Popovich tirou o pivô Zach Collins do quinteto titular e abriu um espaço maior para Wemby atuar dentro do garrafão. Resta saber se essa mudança terá o efeito esperado.

Campanha: 4-23

#30 Detroit Pistons (Posição anterior: 30)

O que falar do lanterna Detroit Pistons? Já são 25 derrotas consecutivas, recorde da franquia, e não vejo boas perspectivas para os comandados do técnico Monty Williams durante a temporada. Para piorar, Detroit pode se tornar a pior equipe da história da liga, caso supere o recorde atual de 26 jogos seguidos sem vencer em uma mesma temporada. O próximo duelo para encerrar essa sequência horrível será contra o Brooklyn Nets neste sábado (23).

Campanha: 2-26

POWER RANKING THE PLAYOFFS

– MÊS 1

instagram