NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
menu menu
search
NFL NFL
Noticias Podcast Video
NFL
24 de dezembro de 2023 - 18h12

Lions batem Vikings e faturam NFC Norte pela primeira vez na história

Último título divisional da franquia foi em 1993, quando seu grupo ainda era chamado de NFC Central

O Detroit Lions (11-4) vai aos playoffs da NFL. Neste domingo (24), véspera de Natal, os torcedores da franquia do Michigan foram presenteados com a conquista do primeiro título da NFC Norte na história de sua franquia, sacramentada após vitória sobre o rival Minnesota Vikings (7-8) por 30 a 24.

O último título de divisão conquistado por Detroit foi em 1993, quando o seu grupo ainda era conhecido como NFC Central. Além de por fim a uma seca de 30 anos sem vencer sua divisão, o primeiro lugar garante uma vaga para os Lions na pós-temporada.

Jared Goff teve partida consistente no comando ofensivo da equipe vencedora. Foram 257 jardas passadas em 30 de 40 passes completos, um touchdown e nenhuma interceptação. O principal alvo do quarterback no confronto foi Amon-Ra St. Brown, que registrou 106 jardas em 12 recepções e um touchdown marcado.

Pelo solo, Jahmyr Gibbs e David Montgomery dividiram o protagonismo. Enquanto o veterano correu para 55 jardas em 17 carregadas e anotou um TD, o novato liderou a equipe com 80 jardas terrestres e dois touchdowns, mas sofreu um fumble recuperado pelo adversário.

A defesa também teve participação essencial na vitória. No setor, o safety Kerby Joseph foi o destaque com duas interceptações, nove tackles e dois passes contestados. Ao seu lado, Brian Branch também foi bem e registrou uma interceptação, seis tackles e um QB Hit. Por fim, Ifeatu Melifonwu fez a interceptação final do jogo que sacramentou a vitória.

Nos Vikings, Nick Mullens não teve vida fácil. Errando passes em diversas oportunidades na partida, o jogador não conseguiu guiar sua equipe para uma vitória em casa. No jogo, ele anotou 411 jardas aéreas em 22 de 36 passes completos, dois touchdowns e quatro interceptações.

O running back Ty Chandler anotou um touchdown na partida, mas o jogo terrestre sofreu para produzir e o jogador fechou a partida com apenas 17 jardas terrestres. Enquanto o jogo pelo solo andava a passos lentos, os recebedores tomavam as rédeas liderados por Justin Jefferson, responsável por manter os Vikings vivos nos momentos finais do jogo com 141 jardas recebidas e um touchdown.

Ainda entre os receivers, K.J. Osborn anotou 95 jardas e um touchdown. Para azar de Minnesota, o tight end T.J. Hockenson e o WR Jordan Addison deixaram o jogo lesionados e não puderam participar do segundo tempo.

As equipes voltarão a se enfrentar na última rodada da temporada, desta vez em Detroit. Antes disto, os Vikings seguem na difícil briga pela pós-temporada na semana 17, quando recebem o Green Bay Packers no U.S. Bank Stadium. Os Lions, por sua vez, enfrentam o Dallas Cowboys na próxima rodada da NFL.

(Foto: Reprodução X / Detroit Lions PR)

O JOGO

Os Lions abriram o jogo com uma excelente campanha. O jogo terrestre fluía ao passo em que Jared Goff acertava cinco de seus seis passes para 61 jardas. Chegando nas proximidades da end zone, David Montgomery precisou de três tentativas para colocar Detroit dentro da zona de pontuação. Após quase oito minutos com a posse de bola, os Lions abriam o placar em 7 a 0.

Os Vikings, por outro lado, conseguiram alcançar seus primeiros pontos em menos tempo. Em uma campanha de quatro minutos, a equipe da casa avançou o campo rapidamente com bons passes de Nick Mullens. Chegando na red zone, o time quase teve suas chances de touchdowns anuladas após desperdiçar uma terceira descida, mas uma falta da secundária de Detroit beneficiou a equipe e Ty Chandler anotou TD na sequência, empatando a partida em 7 a 7.

O primeiro período teria fim com uma sequência de jogadas focadas no entretenimento do torcedor. Voltando a ter a posse de bola, Detroit cedeu fumble recuperado pelo adversário durante corrido do RB Jahmyr Gibbs. Depois, foi a vez de Minnesota devolver a bola para o adversário, com Mullens lançando a bola nas mãos do safety Brian Branch. Após a sequência maluca, o quarto inicial tinha fim com placar empatado com sete pontos para cada um.

Na segunda etapa, os Lions voltariam a pontuar através de um field goal, deixando o placar em 10 a 7. Já perto do fim, Mullens foi interceptado por Kerby Joseph e deixou o adversário em ótima posição para pontuar com dois minutos no relógio. Aproveitando a oportunidade, Gibbs correu 14 jardas para colocar mais sete pontos no marcador, deixando a vantagem em 17 a 7.

Nos momentos finais do período, foi a vez de Justin Jefferson aparecer. Além de receber um passe de 29 jardas no andamento da campanha, o wide receiver fez uma bela recepção de passe de 26 jardas para anotar o segundo touchdown de sua equipe no jogo e diminuir a distância no marcador. O primeiro tempo chegava ao fim em 17 a 14 para os Lions.

Minnesota retornou com tudo após o intervalo. Mullens acertou grande passe de 47 jardas para colocar sua equipe na red zone. Ele ainda lançou para K.J. Osborn na zona de pontuação, virando o jogo para 21 a 17 após apenas três minutos jogados no terceiro período.

Os Lions responderiam com outra campanha longa que resultaria em touchdown. Goff encontrou Amon-Ra St. Brown na endzone para retomar a liderança, que poderia ter sido de três pontos caso o extra point não tivesse sido bloqueado pelo special teams dos Vikings. Detroit liderava por 23 a 21.

Após um three and out dos mandantes, os Lions voltaram a pontuar com Gibbs, que concluiu boa campanha de sua equipe ao correr livremente por três jardas até o touchdown. O jogo ficava em 30 a 21 para Detroit no início do quarto período.

Para dificultar as chances de vitória para Minnesota, Mullens foi interceptado por Joseph pela segunda vez no jogo. O quarterback até voltou a conseguir pontuar após conduzir campanha que resultou em field goal, mas falhou em completar a virada nos minutos finais da partida. Após chegar na linha de 30 jardas no campo de ataque com um minuto no relógio, ele foi interceptado por Ifeatu Melifonwu, fechando de vez o jogo em 30 a 24 para Detroit.

NFL 2023 – SEMANA 16

Quinta-feira (21)
New Orleans Saints 22 @ 30 Los Angeles Rams

Sábado (23)
Cincinnati Bengals 11 @ 34 Pittsburgh Steelers
Buffalo Bills 24 @ 22 Los Angeles Chargers

Domingo (24)
Indianapolis Colts 10 @ 29 Atlanta Falcons
Seattle Seahawks 20 @ 17 Tennessee Titans
Detroit Lions 30 @ 24 Minnesota Vikings
Washington Commanders 28 @ 30 New York Jets
Green Bay Packers 33 @ 30 Carolina Panthers
Cleveland Browns 36 @ 22 Houston Texans
Jacksonville Jaguars 12 @ 30 Tampa Bay Buccaneers
Arizona Cardinals 16 @ 27 Chicago Bears
Dallas Cowboys 20 @ 22 Miami Dolphins
New England Patriots 26 @ 23 Denver Broncos

Segunda-feira (25)
Las Vegas Raiders 20 @ 14 Kansas City Chiefs
New York Giants 25 @ 33 Philadelphia Eagles
Baltimore Ravens 33 @ 19 San Francisco 49ers

instagram