NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
menu menu
search
NCAA
9 de janeiro de 2024 - 01h01

Michigan tem jogo terrestre dominante e conquista título do college football

Wolverines conseguem terceiro título nacional da era moderna de sua história ao bater Washington no CFP National Championship

Donovan Edwards RB - Michigan Wolverines wins College Football Playoff National ChampionshipJim Harbaugh finalmente conquistou o título do college football. Nesta segunda-feira (08), o head coach comandou #1 Michigan (15-0) em uma vitória dominante ao utilizar muito do seu jogo terrestre contra #2 Washington (14-1) para levar o College Football Playoff National Championship pelo placar de 34 a 13 e serem campeões invictos da temporada.

Este foi o terceiro título nacional do programa na era moderna da NCAA – o primeiro desde 1997 -, sendo o 12º reivindicado pelos Wolverines em sua história. Contudo, é o primeiro de Harbaugh como treinador da universidade, que é sua alma matter, já que atuou como quarterback no passado. O HC conseguiu o título invicto após sua terceira ida para o CFP nos três últimos anos, o maior número de vitórias em uma temporada da Conferência Big Ten e o primeiro programa de futebol americano universitário a chegar em mil vitórias na história.

Para sair com o título nacional, Michigan contou muito com seu jogo corrido. Ao todo foram 303 jardas terrestres e quatro touchdowns. O jogador ofensivo da partida foi o running back Blake Corum, que teve 21 corridas para 134 jardas e dois TDs. Donovan Edwards foi outro RB que teve um grande jogo, com seis toques para 104 jardas e um par de TDs. O QB J.J. McCarthy teve um jogo sem brilho, mas sem comprometer, com 10 de 18 passes completos para 140 jardas.

Pelo lado do programa de Washington, o signal caller Michael Penix Jr. sofreu contra a defesa dos Wolverines saindo de campo com muitas dores. Foram 27 de 51 passes completos para 255 jardas, um touchdown e duas interceptações. Dillon Johnson também não estava 100% saudável, correndo para apenas 33 jardas em 11 carregadas. O wide receiver Rome Odunze foi o melhor em campo pelos Huskies, com cinco recepções para 87 jardas, mas longe de serem sufientes.

Agora, a partir da temporada de 2024 do college football, os playoffs contarão com 12 times disputando o CFP e o título nacional, que será defendido por Michigan. Além disso, muitos programa irão estrear nas suas novas conferências e mudar muito do que vemos no futebol americano universitário. Também teremos finalmente um QB brasileiro em um programa com Davi Belfort em Virginia Tech.

(Foto: Reprodução Twitter/Michigan Football)

O jogo

A Universidade de Michigan mostrou que não era a número um do país à toa logo no primeiro drive. O time abriu o placar após bela campanha finaliza na corrida de 41 jardas de Edwards até a terra prometida. Com a posse, Washington tentou e chegou perto, mas a defesa do programa Big Ten conteve o rival e restou ao kicker Grady Gross o field goal de 25 jardas.

Só que os comandados de Jim Harbaugh continuaram a mostrar toda sua força quando teve novamente a bola em mãos. McCarthy deixou com seu jogo corrido mais uma vez e coube a Donovan Edwards anotar sua segunda big play da partida ao correr 46 jardas e só parar dentro da end zone: 14 a 3.

No começo do segundo quarto, os Wolverines aumentaram ainda mais a vantagem, dessa vez em chute de 31 jardas de James Turner para deixar o jogo em três posse. Mas antes do intervalo, os Huskies emboçaram uma pequena reação e marcaram seu único TD da partida quando Penix Jr. comandou o longo drive de 11 jogadas e achou Jalen McMillan e passe de três jardas para deixar o marcador em 14 a 10.

Na volta dos vestiários, Michael Penix Jr. foi interceptado logo no primeiro passe tentado, na primeira jogada do terceiro período. Michigan capitalizou apenas mais três pontos após seis jogadas em FG de 38 jardas de Turner. A resposta de Washington veio da mesma forma em chute de 45 jardas de Gross: 20 a 13 para UM.

O placar foi mexido novamente somente no último quarto, após seis punts seguidos – três para cada lado. Bastaram cinco descidas em um drive rápido para os Wolverines voltarem para a end zone em corrida de 12 jardas de Blake Corum. A vitória de Michigan foi selada pelo running back logo na sequência, mas primeiro Mike Sainristil interceptou Michael Penix Jr. e retornou com a bola por 81 jardas. Restou a Corum correr novamente para a terra prometida da linha de uma jarda para deixar o jogo em 34 a 13.

Com 3:22 minutos no relógio, o QB dos Huskies ainda tentou um milagre, mas sofreu muitas duras pancadas da defesa adversária e, mesmo machucado, continuou em campo. Contudo, Penix Jr. não conseguiu passar da linha de 31 jardas do campo de ataque e McCarthy só precisou ajoelhar para dar mais um título nacional para a Universidade de Michigan, sendo o primeiro desde 1997 e do treinador Jim Harbaugh.

instagram