NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
menu menu
search
NFL NFL
Noticias Podcast Video
NFL
PODCASTS
13 de janeiro de 2024 - 18h01

PRÉVIA: Dallas Cowboys x Green Bay Packers – NFL Playoffs 2023-24 (NFC Wild Card)

Iniciando a semana do Wild Card na NFC, Cowboys e Packers se enfrentam em um clássico entre equipes icônicas

O Dallas Cowboys inicia sua trajetória nos playoffs da NFL recebendo o Green Bay Packers neste domingo (14) às 18h30, no AT&T Stadium. O confronto conta com duas equipes acostumadas a estarem na pós-temporada nos últimos anos.

É a quarta aparição de Green Bay em cinco anos, mas a primeira para o jovem quarterback Jordan Love, em seu primeiro ano como titular. Para os Cowboys, é a terceira temporada seguida com 12 vitórias, contando com o experiente QB Dak Prescott em ótima fase.

Não se pode esquecer do head coach Mike McCarthy, que treinou os Packers por 13 temporadas, antes de assumir os Cowboys em 2020. Será a primeira vez do treinador enfrentando sua antiga casa pelos playoffs.

Desde que tomou as rédeas do time, Matt LaFleur chegou a duas finais de conferência seguidas. O técnico segue mostrando seu valor, mantendo o sucesso da franquia apesar da saída de Aaron Rodgers.

Com ambos os treinadores acostumados com jogos importantes, a principal diferença do confronto está na experiência dos quarterbacks. Prescott vai para sua quarta pós-temporada em oito anos de carreira. Apesar disso, os Cowboys seguem sem alcançar a final de conferência desde 1995.

Tendo provado seu valor em uma temporada de altos e baixos, é difícil prever como Love vai atuar. O jovem jogador precisará de toda a ajuda de seu head coach para superar uma equipe recheada de talento fora de casa.

No geral, o favoritismo do time mandante é evidente. Os Cowboys têm vantagem em praticamente todos os setores do elenco, principalmente na defesa liderada por Micah Parsons. Vale ressaltar também que, junto com o favoritismo, a pressão é muito maior para o “America’s Team”.

Foto: Reprodução Twitter / Around The NFL

COMO CHEGAM

Dallas teve uma temporada repleta de vitórias dominantes. Das 12, nove foram por pelo menos 20 pontos. Prescott teve um de seus melhores anos, passando para 4.516 jardas, 36 touchdowns e nove interceptações com um rating de 105,9. O QB diminui bastante os turnovers, como havia prometido. Foram 15 interceptações em 2022.

CeeDee Lamb foi o principal alvo de Dak, somando incríveis 1.749 jardas e 12 touchdowns. Foi a terceira temporada consecutiva com mais de 1.000 jardas para o recebedor, e a primeira com pelo menos dez TDs.

A defesa também se destacou, especialmente pela sua agressividade e capacidade de forçar turnovers. Micah Parson continua mostrando ser um dos melhores pass rushers da liga, registrando 14 sacks. Além de Parsons, Daron Bland surpreendeu a todos com suas nove interceptações. Das nove, cinco foram retornadas para touchdown, recorde histórico da NFL.

Apesar de vários aspectos positivos, os Cowboys ainda levantam questionamentos ao enfrentar equipes com campanhas positivas. Dallas terminou com uma campanha de 4-4 contra times que terminaram com pelo menos nove vitórias.

Dessas quatro derrotas, duas foram por pelo menos 20 pontos, incluindo a lavada de 42 a 10 para o San Francisco 49ers. Apesar das estatísticas, o time bateu o rival Philadelphia Eagles por 33 a 10, e garantiu o título da NFC East sobre os atuais campeões da NFC.

No geral, o grupo de McCarthy terminou a temporada regular como o quinto melhor ataque e quinta melhor defesa da NFL em jardas por jogo.

Diferente de seus oponentes, os Packers tiveram uma temporada bem inconsistente de muitos altos e baixos. Depois de começar o ano 2-5, a equipe conseguiu se reagrupar, vencendo sete dos últimos dez jogos para alcançar o Wild Card.

Grande parte dessa reviravolta foi graças a evolução de Jordan Love. Após um início turbulento, o camisa 10 terminou o ano com 4.159 jardas, 32 touchdowns e 11 interceptações com um rating de 96,1.

A ascensão do jovem quarterback foi fundamental em algumas das principais vitórias desta temporada. Love passou para 268 jardas e três touchdowns na vitória por 29 a 22 sobre o Detroit Lions. Na semana seguinte, o QB passou para 267 jardas e três touchdowns para bater o Kansas City Chiefs por 27 a 19.

Mesmo com essas grandes atuações, Green Bay continuou vacilando, perdendo para o New York Giants e passando por um sufoco para vencer o Carolina Panthers. Contra os Panthers, o pior ataque da NFL, os Packers cederam 30 pontos, e por pouco não foram para a prorrogação.

Apesar disso, a defesa de Green Bay, ranqueada como a 17ª melhor da liga, cedeu apenas 19 pontos totais nas duas últimas partidas do ano.

O JOGO

Jogando em casa, os Cowboys foram a equipe mais dominante da NFL. O time venceu todos os oito jogos em Dallas durante a temporada, jogando melhor tanto no ataque quanto na defesa. Com uma média de 37,3 pontos por jogo em casa, o ataque liderado por Prescott e Lamb deve ter vantagem sobre a secundária de Green Bay.

Além do jogo já citado contra Carolina, os Packers tiveram muitas dificuldades contra o ataque aéreo do Tampa Bay Buccaneers. É fácil imaginar Dallas fazendo algo parecido às 381 jardas e quatro touchdowns de Baker Mayfield.

Complementando o poderoso ataque, a defesa cedeu apenas 15,8 pontos por partida, cedendo mais de 20 pontos apenas uma vez. Mesmo sofrendo poucos sacks em 2023, Green Bay não possui um grupo de recebedores dinâmicos o suficiente para duelar com a secundária adversária.

A chave para o ataque visitante será explorar a agressividade dos cornerbacks do oponente. Apesar de conseguirem muitas interceptações, algumas vezes os defensive backs exageram no oportunismo, deixando espaços para big plays. Love terá que evitar grandes erros para manter a partida próxima contra um time acostumado a atropelar seus oponentes em casa.

Nenhuma das equipes possui um ataque terrestre dominante. No entanto, será interessante observar se o backfield dos Packers pode estabelecer algum jogo corrido, aliviando a pressão sobre o camisa 10.

QUEM PODE DECIDIR

Jake Ferguson (Cowboys): O tight end surpreendeu em seu segundo ano na NFL. Com 71 recepções para 762 jardas e cinco touchdowns, Ferguson se tornou um alvo de segurança para o camisa 4. Além disso, o jogador é um ótimo complemento para Lamb, que vai atrair a maior parte da atenção da defesa. Em uma partida na qual o camisa 88 esteja muito marcado, Ferguson vai ser a segunda opção de Prescott, diversificando o jogo aéreo.

Demarcus Lawrence (Cowboys): Com apenas quatro sacks na temporada, Lawrence claramente não é um pass rusher como Parsons. No entanto, o defensive end é uma peça fundamental da defesa de Dallas. Lawrence se destaca principalmente contra o jogo terrestre, somando 71 tackles no ano, número alto para sua posição. Ainda mais, o atleta é muito capaz de pressionar o QB, apesar de não registrar tantos sacks.

Aaron Jones (Packers): Lidando com lesões durante a temporada, Jones não anotou números tão expressivos como em outros anos. No entanto, vale ressaltar que o running back teve mais de 110 jardas nas últimas três partidas da temporada regular. Se mantendo saudável, o corredor será fundamental para que os Packers tenham um ataque mais equilibrado contra a forte defesa dos Cowboys.

Jaire Alexander (Packers): Alexander também teve uma temporada cheia de lesões, e não treina desde quinta-feira (12) após sentir o tornozelo. Apesar disso, o cornerback parece não ter sofrido nada grave, e deve jogar no domingo. O duas vezes All-Pro é a melhor opção para lidar com Lamb, e sua presença pode ser determinante para o desenrolar do jogo.

PALPITE: Dallas Cowboys

Sem surpresas, os Cowboys devem vencer este jogo de maneira confortável. Foi mais consistente durante a temporada, possui um elenco superior, foi o melhor time da NFL em casa e conta com mais experiência na posição de quarterback.

Uma boa atuação de Jordan Love pode deixar as coisas interessantes. Mas é difícil que, em seu primeiro jogo de pós-temporada, ele acompanhe Dallas em um possível tiroteio. Para Love, a margem de erro é mínima e, possivelmente, ele será a grande esperança de Green Bay.

Mesmo com os Cowboys tendo dificuldades contra equipes melhores e derrotas nos últimos playoffs, os Packers não possuem o talento necessário para igualar o confronto, principalmente fora de casa.

SOBRE O JOGO

Dia: 14/01/2024

Horário: 18:30, horário de Brasília

Local: AT&T Stadium, em Dallas, Texas

Transmissão para o Brasil: ESPN e Star+

instagram