NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
NBA
19 de janeiro de 2024 - 18h01

NBA Power Ranking 2023/2024 The Playoffs: mês 3

Celtics, Clippers, Jazz e Pacers são os destaques do terceiro mês da temporada 2023-24 da NBA

Está “saindo do forno” o terceiro Power Ranking da temporada 2023-24 da NBA do The Playoffs. Com muitos ajustes das equipes e trocas, a liga chega em uma fase decisiva visando à segunda metade do torneio e os playoffs.

Na lista, destaques positivos para o Boston Celtics, novo líder, o Los Angeles Clippers, que agora assume a terceira posição, além de Utah Jazz, um dos times mais “quentes” atualmente, e o Indiana Pacers, nova equipe de Pascal Siakam.

Já o principal ponto negativo segue para o Detroit Pistons, lanterna disparado, além das quedas de rendimento do Orlando Magic, que caiu do 10° para o 17° lugar, e do Sacramento Kings, que foi da sétima para a 14ª posição do ranking.

Antes de apresentar toda a lista, entenda como funciona o Power Ranking do The Playoffs.

(Foto: Reprodução Twitter/Boston Celtics)

COMO FUNCIONA

A posição de cada time no Power Ranking do The Playoffs é definida por um comitê do site que conta com Guilherme Rodrigues, Jorge de Sousa, Jefferson Venâncio, Pedro Moreira, Piero Fiorelli e Renan Dourado. Os seis dão notas para as equipes levando em conta campanhas, a força dos elencos em geral (considerando lesões também), o desempenho em cada partida recente (além da força dos adversários) e a perspectiva delas neste momento. A partir da média, listamos as franquias neste ranking. Ou seja, um time com melhor campanha pode estar atrás de outro de menos vitórias, pois analisamos diversos aspectos.

POWER RANKING THE PLAYOFFS MÊS 3 – NBA 2023/2024

#1 Boston Celtics (Posição anterior: 2)

O Boston Celtics recuperou a liderança do nosso Power Ranking. Invicto em casa (20-0), a franquia de Massachusetts segue bastante regular, tem a melhor campanha e o segundo calendário restante mais fácil da liga e o mais fácil da Conferência Leste, o que deve ser um facilitador para equipe no restante da ano.

Campanha: 32-9

#2 Minnesota Timberwolves (Posição anterior: 1)

Apesar de perder a liderança, a torcida do Minnesota Timberwolves não tem do que reclamar. Após uma pequena oscilação, os Wolves vêm de quatro vitórias consecutivas e já retomaram o alto nível anterior, principalmente na parte defensiva.

Campanha: 30-11

#3 Los Angeles Clippers (Posição anterior: 8)

O Los Angeles Clippers “pegou o elevador” e não para de subir no Power Ranking. O elenco estrelado de Ty Lue se encaixou, após a chegada de James Harden e agora, já é um dos melhores times da liga. O único ponto negativo é a lesão de Ivica Zubac, que deve ficar ausente por aproximadamente um mês.

Campanha: 26-14

#4 Milwaukee Bucks (Posição anterior: 3)

O Milwaukee Bucks ainda não chegou ao seu potencial máximo e oscilou bastante no último mês. Com Damian Lillard na equipe, era esperado que a franquia lutasse com mais força pela liderança do Leste contra o Boston Celtics.

Campanha: 28-13

#5 Oklahoma City Thunder (Posição anterior: 4)

Apesar de ter caído uma posição no PR, o Oklahoma City Thunder segue surpreendendo muita gente e vem fazendo uma campanha espetacular, ocupando a segunda posição da Conferência Oeste. Vale ressaltar o campeonato que Shai Gilgeous-Alexander vem realizando, inclusive sendo cotado por algumas pessoas como candidato ao prêmio de MVP. Além dele, Jalen Williams vem crescendo e se consolidou com um coadjuvante de luxo.

Campanha: 28-13

#6 Philadelphia 76ers (Posição anterior 6)

Dependente de Joel Embiid, o Philadelphia 76ers não fez um último mês de destaque. Apesar de manter sexta posição do PR, a franquia da Pensilvânia sofreu com a ausência do pivô camaronês em algumas partidas e isso fez o aproveitamento cair. Quando o pivô está em quadra, a campanha dos Sixers é de 23-6, com direito a uma vitória contra o Denver Nuggets, atual campeão da liga, nesta semana.

Campanha: 26-13

#7 Denver Nuggets (Posição anterior: 5)

O atual campeão da NBA ainda não empolgou. Mesmo com o retorno de Jamal Murray, o Denver Nuggets viu o seu elenco perder rotatividade da última temporada para essa e isso pode ser uma explicação. Além disso, o relaxamento natural, após a conquista, pode estar pesando.

Campanha: 28-14

#8 New York Knicks (Posição anterior: 11)

O New York Knicks fez uma troca ousada durante esse mês e adquiriu o ótimo defensor OG Anunoby, vindo do Toronto Raptors. Uma parte da torcida ficou com o “pé atrás” com a negociação, pois New York enviou dois jovens talentos (RJ Barrett e Immanuel Quickley). No entanto, o salto defensivo foi evidente e a campanha de 8-2 com o novo ala na equipe comprovou essa evolução.

Campanha: 25-17

#9 Cleveland Cavaliers (Posição anterior: 14)

Apesar de ainda sofrer com muitos desfalques, principalmente de Darius Garland e Evan Mobley, o Cleveland Cavaliers vem superando esses obstáculos. As seis vitórias seguidas refletem o bom momento da equipe na temporada e o salto no nosso Power Ranking. Nessa sequência, Donovan Mitchell foi o grande condutor da equipe com média de 28,2 pontos por jogo.

Campanha: 24-15

#10 Indiana Pacers (Posição anterior: 17)

Após sentir a derrota na final do Torneio In-Season, o Indiana Pacers se recuperou na temporada, apesar da ausência do armador Tyrese Haliburton, o seu grande astro, que está lesionado. Para complementar o já grande trabalho, a franquia fez um movimento ousado e adquiriu Pascal Siakam, ex-jogador do Toronto Raptors, enviando três escolhas de primeira rodada de Draft e os alas Bruce Brown e Jordan Nwora. Vale a pena ficar de olho nos Pacers para a sequência da temporada.

Campanha: 24-17

#11 Miami Heat (Posição anterior: 13)

Ainda sem contar com o Jimmy Butler 100% saudável, o Miami Heat segue abaixo do esperado, no entanto já virou uma marca da franquia na temporada regular, que costuma crescer e mostrar todo o seu potencial nos playoffs.

Campanha: 24-17

#12 New Orleans Pelicans (Posição anterior: 12)

O maior temor dos torcedores do New Orleans Pelicans era as lesões dos seus principais jogadores e isso não vem acontecendo. Com um elenco saudável e talentoso, a equipe de Louisiana tem tudo para seguir bem posicionada na tabela do Oeste e brigar por vaga direta nos playoffs.

Campanha: 25-17

#13 Dallas Mavericks (Posição anterior 9)

Se antes a ausência de Kyrie Irving prejudicou a sequência do Dallas Mavericks, agora foi a vez de Luka Doncic perder alguns jogos por questões físicas. Apesar desses problemas, a franquia texana se encontra em sexto lugar do Oeste e brigando por uma vaga direta nos playoffs. Destaque para Tim Hardaway Jr, que vendo um complemento interessante na rotação.

Campanha: 24-18

#14 Sacramento Kings (Posição anterior: 7)

O Sacramento Kings teve uma queda muito grande de rendimento e isso fez com que a equipe caísse da sétima para a 14ª posição do PR. As quatro derrotas seguidas refletem isso e para repetir a boa campanha da temporada passada, Sacramento terá que retomar o seu grande nível ofensivo.

Campanha: 23-18

#15 Utah Jazz (Posição anterior: 25)

O Utah Jazz foi a grande surpresa do último mês da NBA. A franquia mais “quente” da liga atualmente, além de subir no PR, teve um crescimento absurdo na tabela da Conferência Oeste, ocupando a nona colocação agora. São 8 vitórias e 2 derrotas nos últimos 10 jogos e uma campanha positiva de 22-21 no total.

Campanha: 22-21

#16 Phoenix Suns (Posição anterior: 16)

Por incrível que pareça, o Phoenix Suns não consegue decolar, mesmo com um pequeno crescimento recente. O elenco estrelado com nomes como Kevin Durant, Devin Booker e Bradley Beal, ainda não chegou no entrosamento necessário para a franquia ter o salto de qualidade que todos esperam. Como ponto positivo, vale destacar as atuações recentes de Grayson Allen, incluindo um jogo de mais de 30 pontos contra o Miami Heat na última semana.

Campanha: 22-18

#17 Orlando Magic (Posição 10)

Mais um time que teve uma queda muito grande no Power Ranking. Sem contar com Franz Wagner, lesionado, Orlando corre sério risco de perder a vaga direta aos playoffs, algo impensável no início da temporada.

Campanha: 22-19

#18 Chicago Bulls (Posição anterior: 23)

O Chicago Bulls é mais um caso de que o elenco é melhor que o rendimento. Tudo bem que Zach LaVine e Nikola Vucevic ficaram machucados por um tempo considerável, prejudicando a campanha, mas Chicago ainda segue devendo, mesmo quando está com os seus principais jogadores em quadra.

Campanha: 20-23

#19 Los Angeles Lakers (Posição anterior: 15)

Campeão da Copa In-Season, o Los Angeles Lakers caiu de rendimento de maneira significativa, após o título, e o técnico Darvin Ham balança no cargo. Com duas vitórias nos últimos dois jogos, Los Angeles conseguiu amenizar a crise, mas a pressão seguirá forte, principalmente nesse período de trocas na liga. É especulado que os Lakers devem fazer movimentações agressivas no mercado em busca de reforçar o seu elenco.

Campanha: 21-21

#20 Houston Rockets (Posição anterior: 19)

O Houston Rockets oscila desde o começo da temporada, isso é inegável, porém o último mês foi ainda pior para os texanos. Vindo de uma grande montagem de elenco, Houston ainda não engrenou coletivamente. Por isso, sem grande evolução coletiva, vale destacar as atuações individuais, principalmente do jovem pivô Alperen Sengun, que tem médias de 21,5 pontos, nove rebotes e 4,9 assistências por jogo na atual temporada.

Campanha: 19-21

#21 Brooklyn Nets (Posição anterior: 18)

Com quatro derrotas seguidas e oito nos últimos nove jogos, o Brooklyn Nets vive uma péssima fase, mas ainda sobrevive na atual temporada da NBA, ocupando o 10º lugar do Leste. Mesmo com as voltas de jogadores importantes como Nic Claxton, Cam Thomas e Cam Johnson, a equipe nova-iorquina não se encontrou. Resta saber qual será os próximos passos da franquia, já que muitos times querem contratar Mikal Bridges, principal jogador do elenco.

Campanha: 16-24

#22 Atlanta Hawks (Posição anterior: 22)

O Atlanta Hawks está na zona de play-in da Conferência Leste da NBA, mas o futuro é uma incógnita. A defesa segue sofrendo e a vitória por 109 a 99 contra o San Antonio Spurs nesta segunda-feira (15) marcou a primeira vez nesta temporada que a equipe manteve um adversário abaixo de 100 pontos. Por isso, muitas especulações em torno da liga de uma possível troca de Dejounte Murray.
Campanha: 17-23

#23 Toronto Raptors (Posição anterior: 21)

O Toronto Raptors começou oficialmente o “rebuild”. Após as trocas de OG Anunoby e Pascal Siakam, a franquia canadense só tem Chris Boucher como remanescente do título conquistado em 2019. A dupla RJ Barrett e Immanuel Quickley é uma boa aposta e deve ser a base para a montagem do elenco nos próximos anos ao lado do ótimo Scottie Barnes.

Campanha: 16-26

#24 Golden State Warriors (Posição anterior: 20)

Assim como o Los Angeles Lakers, o Golden State Warriors está em crise. A série de resultados negativos tem causado grande incômodo internamente na franquia e rumores já dão conta que algumas decisões serão tomadas neste mercado de meio de temporada, principalmente com a possível saída de Andrew Wiggins. A boa notícia para a franquia californiana fica para a volta de Draymond Green, após ser suspenso por agredir Jusuf Nurkic, do Phoenix Suns.

Campanha: 18-22

#25 Memphis Grizzlies (Posição anterior: 24)

Muita coisa aconteceu com o Memphis Grizzlies do último PR para esse. A equipe contou com a ótima notícia da volta de Ja Morant, esboçou uma reação rumo a zona de play-in, mas as lesões voltaram a assombrar a equipe. De uma vez, Memphis perdeu Desmond Bane e Marcus Smart por pelo menos seis semanas, além do próprio Morant, que precisou passar por uma cirurgia no ombro e está fora da temporada, prejudicando todas as ambições do time na liga. Como ponto positivo, o desempenho do novato GG Jackson.
Campanha: 15-26

#26 Portland Trail Blazers (Posição anterior: 27)

O Portland Trail Blazers é mais uma equipe que passa por um processo de renovação e isso vai ficando cada vez mais claro na temporada, incluindo uma derrota por 62 pontos de diferença para contra o Oklahoma City Thunder na última semana.

Campanha: 11-29

#27 San Antonio Spurs (Posição anterior: 29)

O San Antonio Spurs teve uma pequena melhora no último mês e isso foi o suficiente para a franquia sair da penúltima posição do PR. Apesar da campanha ruim, Víctor Wembanyama vem impressionando, após ocupar a função de pivô, conseguiu o seu primeiro triplo-duplo contra o Detroit Pistons na liga e com certeza é o ponto principal da reconstrução da franquia no futuro.

Campanha: 7-33

#28 Charlotte Hornets (Posição anterior: 26)

Nem a volta de LaMelo Ball foi suficiente para reerguer o Charlotte Hornets na temporada. A equipe vem de seis derrotas consecutivas e dificilmente alcançará voos mais altos.

Campanha: 8-30

#29 Washington Wizards (Posição anterior: 28)

Uma das piores equipes da NBA, o Washington Wizards caiu uma posição do último PR para esse. O caminho será longo e a reconstrução é a única saída da a franquia se tornar pelo menos competitiva em um futuro próximo. Como ponto positivo, vale ressaltar a pequena melhora do armador Jordan Poole. Além disso, Washington ainda fez uma movimentação no mercado, adquirindo Marvin Bagley III, Isaiah Livers e duas futuras escolhas de segunda rodada do Detroit Pistons por Danilo Gallinari e Mike Muscala .

Campanha: 7-33

#30 Detroit Pistons (Posição anterior: 30)

O Detroit Pistons conseguiu duas vitórias no último mês, mas a campanha segue péssima. Algumas movimentações podem ser realizadas no trade deadline, além de uma troca recente com os Wizards, mas a temporada já está perdida para os comandados do técnico Monty Williams. Para piorar, Cade Cunningham segue fora de ação.

Campanha: 4-37

RANKINGS ANTERIORES:

MÊS 1
MÊS 2

instagram