NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
menu menu
search
NHL NHL
Noticias Podcast Video
NHL
21 de janeiro de 2024 - 11h01

Oilers vencem Flames e estabelecem marca recorde de vitórias

Foi a 13ª vitória e maior sequência de triunfos por uma equipe canadense

Neste sábado (20), o Edmonton Oilers derrotou o Calgary Flames por 3 a 1, atuando no “território inimigo”, no Scotiabank Saddledome. Os Oilers venceram os rivais do estado, no que é chamado “batalha de Alberta”, pela segunda vez na temporada – no Heritage Classic, triunfaram por 5 a 2 – mas essa foi ainda mais especial, já que o time alcançou o recorde de maior sequência de vitórias consecutivas por uma equipe canadense na história da NHL, com 13.

A marca quebrada pertencia ao Montreal Canadiens de 1967-68. No momento, essa sequência é a sétima maior na história da NHL, e a mais longeva por uma franquia da Conferência Oeste. A campanha do Pittsburgh Penguins de 1992-93 – liderada por Mario Lemieux – encabeça esta lista com 17 vitórias consecutivas.

Connor McDavid comentou sobre essa marca quebrada pela franquia: “Toda vez que você pode ser o único time a fazer algo, isto é positivo, é sempre empolgante. É bom para o nosso grupo”.  Zach Hyman, autor do último gol da noite, também falou no final da partida sobre o feito: “Quando você está no momento, você apenas vai lá e joga, mas eu tenho certeza que será algo legal de olhar para trás e ver (como) nós agora mantivemos essa sequência (recorde) para uma equipe canadense. Nós desejamos continuar vencendo, e então veremos onde isso vai dar”.

A vitória dos Oilers sobre os rivais do estado foi conquistada com os gols de Ryan McLeod, Sam Gagner e Zach Hyman. McDavid encerrou uma série de 12 jogos seguidos pontuando (18 pontos, 5 gols e 13 assistências no período). Já Stuart Skinner encerrou o confronto com 26 disparos salvos, sofrendo um gol. Desde que houve a troca de treinador, o goleiro vem de uma sequência de 18-4-0 e porcentagem de chutes salvos de 92%. Além disso, o goleiro também registrou o recorde da franquia, com a sua nona vitória consecutiva em jogos fora de casa.

“Nós gostamos de jogar na estrada”, declarou McDavid. “Nós gostamos de jogar em casa. Jogar na estrada é divertido, em ambientes hostis. Parece que você está jogando contra todo mundo no rinque e isso é divertido para nós”.

Na terceira posição da Divisão do Pacífico, com 53 pontos, os Oilers (26-15-1) terão a oportunidade, na terça-feira (23), de aumentar o recorde de sequência de vitórias, visto que a próxima partida será em casa, contra o Columbus Blue Jackets (14-22-9), que amarga a última posição da Divisão Metropolitana.

MacKenzie Weegar marcou o único gol dos Flames no confronto, com assistência de Blake Coleman. Dan Vladar fez 29 defesas, sendo vazado duas vezes, já que o terceiro gol foi durante um empty net.

“É frustrante perder, em geral… não importa o oponente”, desabafou Coleman no pós-jogo. “Está chegando num ponto em que não podemos ter estes contratempos”.

Os Flames (21-20-5), com 47 pontos, encontravam-se na sexta posição da mesma Divisão do Pacífico, empatados em pontos com o Seattle Kraken. Eles também jogarão na próxima terça-feira (23), contra o St. Louis Blues (22-20-2), para uma sequência de três jogos em casa na mesma semana.

(Foto: Reprodução NHL.com/Edmonton Oilers)

O JOGO

Em um início de jogo até equilibrado (em números), a partida estava aberta e ambas as equipes iam criando chances de atacar, porém, as finalizações mais efusivas eram dos Oilers. Tanto que, faltando 4:57 para o final do período, os visitantes abriram o placar. Numa ligação defesa-ataque, Vincent Desharnais fez um passe para Warren Foegele que infiltrava no centro do gelo, cercado por dois marcadores. No domínio, ele já passou para Ryan Mcleod, que avançava pela ala esquerda livre, e seu marcador não acompanhou a sua “corrida”. O camisa número 71 dominou trazendo o disco para o centro da defesa adversária e já frente a frente Vladar, finalizou no alto no canto esquerdo do goleiro.

Já no início do segundo período, com 1:58, os Flames empataram o confronto. Num contra-ataque 3 contra 1, Coleman avançou pela ala direita até chegar na área do faceoff e fazer o passe para Weegar no centro, já deslocando e vencendo Skinner. A partir desse ponto, a partida se equilibrou mais. Os visitantes mantiveram o maior volume de ataques, mas o placar empatado deu ânimo para os Flames até o final do tempo, que terminou 21 a 19 nas finalizações.

Contudo, na volta do terceiro período, com 1:39, Gagner colocou os Oilers novamente em vantagem no placar, numa jogada de sorte (para o ataque) e azar (para a defesa), em que o atacante fez um gol na gaveta por de trás da meta adversária. O camisa número 89 tomou a posse do disco atrás do gol dos Flames, e numa tentativa de passe para os companheiros que vinham de frente para o gol, o disco desviou no taco do defensor, subiu e na sequência da trajetória fez um último desvio, desta vez na luva de Vladar, e acabou entrando vagarosamente no ângulo do lado oposto.

Já no final da partida, buscando o empate, os Flames tomaram o derradeiro gol, por empty net. Na sequência da disputa de faceoff, o disco acabou sendo recuado para a zona defensiva dos mandantes. Hyman ganhou na velocidade do seu marcador, passou por trás do gol e conseguiu vencer o defensor que estava fazendo as vezes de goleiro. Fim de jogo, vitória dos Oilers por 3 a 1.

Veja os melhores momentos da partida:

Confira os demais resultados deste sábado (20) pela temporada 2023-24 da NHL:

Tampa Bay Lightning 3 @ 1 Buffalo Sabres
Colorado Avalanche 7 @ 4 Philadelphia Flyers
Nashville Predators 2 @ 3 Arizona Coyotes
Winnipeg Jets 2 @ 1 Ottawa Senators (OT)
Montreal Canadiens 4 @ 9 Boston Bruins
Dallas Stars 6 @ 2 New Jersey Devils
Toronto Maple Leafs 4 @ 6 Vancouver Canucks
Washington Capitals 0 @ 3 St. Louis Blues
Pittsburgh Penguins 2 @ 3 Vegas Golden Knights
Anaheim Ducks 3 @ 5 San Jose Sharks
New York Rangers 1 @ 2 Los Angeles Kings

instagram