NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
NBA
31 de janeiro de 2024 - 00h01

Celtics vencem Pacers em noite de retorno de Haliburton

Tatum e Brown comandam líder da NBA a triunfo que estragam volta de Tyrese Haliburton após cinco jogos fora por lesão na panturrilha

Na noite desta terça-feira (30), o Boston Celtics venceu o Indiana Pacers por 129 a 124 no TD Garden, em Boston. A partida representou o retorno de Tyrese Haliburton às quadras para a equipe de Indiana. O All-Star perdeu dez das últimas 11 partidas da equipe com uma lesão na posterior da coxa. Além disso, os Pacers obtiveram a volta de Myles Turner, que vinha sofrendo de espasmos nas costas.

Para os celtas, o destaque do confronto foi Jayson Tatum. O astro foi o cestinha do jogo com 30 pontos, além de sete rebotes, sete assistências e dois tocos. Além dele, Jaylen Brown anotou 25 pontos, seis rebotes e dois roubos de bola, e Derrick White teve 24 pontos e cinco assistências. Em cima disso, o pivô Kristaps Porzingis marcou um duplo-duplo de 17 pontos e 12 rebotes.

Pelo lado dos visitantes, o ala Aaron Nesmith teve um duplo-duplo de 26 pontos e 12 rebotes, além de sete assistências. Já Pascal Siakam marcou 23 pontos e pegou seis rebotes, e Myles Turner contribuiu com 17 pontos. Além disso, o All-Star Tyrese Haliburton anotou um duplo-duplo de 13 pontos e dez assistências.

Com o triunfo, Boston (37-11) expandiu sua liderança na classificação geral da liga. Já os Pacers (27-21) continuam na zona direta para a pós-temporada, ocupando a sexta posição do Leste, última vaga certeira para os playoffs.

O JOGO

A partida começou com ambas as equipes não perdendo tempo e prontamente mostrando eficiência ofensiva. De um lado, Boston atacava dos três níveis da quadra, espaçando a linha de três com Porzingis, permitindo a infiltração dos alas. Pelos Pacers, os armadores dominavam a bola da longa distância, com Haliburton comandando a movimentação do time. 

Com isso, os Celtics construíram uma leve vantagem em cima dos adversários, por conta de apresentar um jogo mais tridimensional.

Já na segunda metade do período, os ataques estagnaram, muito por conta da forte presença das defesas no garrafão, forçando que as os ataques arriscassem de distâncias maiores. Mas pelos mandantes, Derrick White marcou dez pontos nos últimos dois minutos, alavancando a vantagem dos celtas para os duplos dígitos.

De tal forma, o quarto acabou em 36 a 26 para os donos da casa.

O confronto seguiu da forma que começou o período inicial, com as equipes voltando às suas melhores formas ofensivas. Entretanto, com Indiana rapidamente sofrendo com problemas de falta e cometendo erros no ataque, Boston foi levando vantagem.

Comandados por Tatum e Brown, os Celtics mostraram mais agressividade à cesta e foram aumentando sua liderança gradualmente. Já os visitantes, mesmo levando a melhor nos rebotes ofensivos, não conseguiam finalizar as jogadas e estabelecer um ritmo. Consequentemente, os mandantes terminaram o primeiro tempo com um placar bem confortável, com o marcador em 81 a 66 para Boston.

Na volta à quadra, Indiana contava com a liderança de Haliburton em movimentar a bola e deixando seus companheiros em boas situações para marcar. Enquanto isso, Boston não voltou com o mesmo foco, pontuando uma vez a cada dois minutos. Assim, os Pacers diminuíram seu déficit a apenas uma posse de bola antes da metade do período.

Depois disso, Nesmith e Siakam marcaram cinco pontos seguidos para empatar o jogo. Isso estabeleceu um estado de equilíbrio, com as equipes trocando lideranças e pontuando em posses consecutivas. Mas, nos últimos dois minutos do quarto, White e Payton Pritchard marcaram de três, fazendo com que os Celtics fosse para o último período a frente, em 104 a 103.

O quarto final começou com Brown pontuando para os celtas, mas fora disso, nenhuma das equipes teve um início de muitos pontos. Com o retorno de Jayson Tatum para a quadra, Boston recuperou a vantagem de duplos dígitos. Para combater a qualidade do astro, os Pacers buscaram instaurar a vantagem física no garrafão com Siakam e Myles Turner.

Entretanto, os mandantes estagnaram na parte final do período, com os adversários marcando seis pontos consecutivos, deixando a diferença em uma posse de bola. Mas após grandes ações decisivas de Tatum e White, evitando pontos de Indiana, a bola sobrou para Jrue Holiday sacramentar a vitória dos Celtics nos lances livres em 129 a 124.

PRÓXIMOS JOGOS

Agora, ambas as equipes voltam às quadras nesta quinta-feira (1). Enquanto Boston recebe o Los Angeles Lakers no TD Garden, os Pacers enfrentam o New York Knicks fora de casa.

Foto: Reprodução Twitter/Boston Celtics

instagram