NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
menu menu
search
NHL NHL
Noticias Podcast Video
NHL
8 de fevereiro de 2024 - 11h02

Nylander brilha em vitória dos Maple Leafs sobre os Stars

Nylander marcou dois gols e uma assistência, sendo o gol inaugural e o da vitória dos Leafs; Tavares e Matthews também marcaram múltiplos pontos

Nesta quarta-feira (6), na Scotiabank Arena, o atacante William Nylander foi o nome da partida anotando três pontos, dois gols e uma assistência, na vitória do Toronto Maple Leafs sobre o Dallas Stars por 5 a 4. Com o resultado, a equipe canadense assumiu a terceira posição da Divisão do Atlântico, ao contar com a derrota do Tampa Bay Lightning na mesma noite.

“Você meio que sente que estamos deixando-os (pontos) pelo caminho, mas a resposta está surgindo”, comentou o treinador dos Maple Leafs, Sheldon Keefe. “Auston (Matthews) toma conta das coisas lá, Mitchell Marner fez um grande gol, e depois com John (Tavares) e sua linha vindo na sequência, isto é sem dúvida grandioso”.

Os destaques da vitória ficaram para a atuação de gala de Nylander com seus três pontos, sendo o autor do primeiro e último gol da vitória. John Tavares marcou um gol e deu duas assistências, sendo a terceira partida seguida em que o veterano atacante balança as redes. Auston Matthews também contribuiu com múltiplos pontos, marcando um gol e dando uma assistência, sendo a oitava partida consecutiva em que o atual MVP do All-Star Game pontua. Guardando a meta, Ilya Samsonov terminou o confronto com 27 disparos salvos, sendo vazado em quatro oportunidades.

Já pelo lado derrotado, Evgenii Dadonov foi o destaque dos Stars na noite, com dois gols. Enquanto Scott Wedgewood encerrou a partida com 26 finalizações defendidas, mas deixando por cinco vezes o adversário marcar, em especial no terceiro período, quando os Leafs num intervalo de 20 segundos fizeram dois tentos.

“Obviamente, os times especiais foram o auge do jogo”, declarou o treinador dos Stars, Peter DeBoer. “Aí está onde foi perdido o jogo. Você não pode sofrer três gols de power play e esperar vencer um jogo fora de casa, em qualquer lugar. Eu acho que esta provavelmente foi a história do jogo”.

Os mandantes tiveram em toda partida três momentos em vantagem numérica, e foram eficientes nos três power plays.

(Foto: Reprodução Twitter / Toronto Maple Leafs)

O JOGO

Logo no primeiro período, com 6:34, no primeiro power play da partida (penalty cometido por Joel Hanley por high sticking) os Leafs abriram o placar. Nylander recuperou a posse na ala esquerda, recuou para Morgan Rielly no centro do gelo, e ao receber novamente já bateu de primeira. Aproveitou-se do tráfego frente ao goleiro dos Stars para que o disco desviasse a trajetória, além de haver um companheiro de equipe atrapalhando a visão de Wedgewood.

Faltando 5:08, o empate veio na mesma moeda. Na segunda oportunidade de power play dos Stars, ao vencerem o faceoff ofensivo, Jason Robertson fez o passe para Joe Pavelski na linha de gol, que tabelou para Jamie Benn, que vinha de frente ao gol e finalizou forte, não dando chance para Samsonov.

Menos de três minutos depois, os Stars ficaram com o puck numa tentativa da defesa dos donos da casa de fazer uma ligação direta para o ataque. Ty Dellandrea recebeu na zona neutra um passe pela borda do rinque e conectou Evgenii Dadonov, que partia livre em velocidade pela ala esquerda. Já próximo da área, o camisa 10 limpou seu marcador, partindo para o centro do gelo, e bateu cruzado rasteiro, passando por entre as pernas do número 35 e fazendo 2 a 1 para o time de Dallas.

Na volta do segundo período, os visitantes vinham empolgados pelo placar em vantagem, e por terem tido mais que o dobro das chances dos mandantes na primeira etapa. Contudo, com menos de quatro minutos jogados essa vantagem se esvaiu. Novamente em um power play, e com o faceoff ofensivo vencido por John Tavares, Nylander ficou com a sobra pela ala direita e encontrou o próprio número 91 livre no centro do gelo. O atacante bateu forte à meia altura, no canto direito de Wedgewood, que nada pôde fazer para defender e evitar o 2 a 2 no placar.

Com cinco minutos, Dallas teve a chance de marcar de novo, após a equipe canadense ser punida por dois minutos, por uma falta de excesso de jogadores no gelo. Mas quem teve mais perto de marcar foi justamente o special team de Toronto. Em duas oportunidades, uma até em um contra-ataque com vantagem numérica, Matthews só não marcou pois o camisa número 41 dos Stars fez uma bela defesa no primeiro lance e ainda conseguiu tirar o perigo de perto de sua área.

Já avançada a metade do período, com 7:23 faltando para o encerramento, veio o terceiro gol dos Leafs, e no terceiro power play para a equipe. Após Tavares e Matthews pressionarem e recuperarem o disco na borda do gelo, conseguindo manter a linha no ataque, o camisa número 34 partiu numa trajetória oblíqua ao gol, e ao tentar fazer um passe para Nylander, que surgia na outra extremidade, junto ao gol, o disco acabou desviando em Esa Lindell, que deslizava para bloquear o passe e acabou desviando para o fundo da própria meta. Como no hóquei não há gol contra, o crédito do gol vai sempre para o jogador do outro time que tocou por último o puck, neste caso Matthews.

O terceiro período iniciou trazendo, além da vantagem no placar aos mandantes, a retomada no volume de jogo por parte de Toronto, que conseguiu empatar em disparos a gol, e no último tempo tiveram mais chances. Porém, foram os Stars que marcaram primeiro no último período.

Com 8:55, Dadonov anotou seu segundo gol na noite e trouxe novamente a igualdade ao placar. Numa ligação rápida defesa/ataque de Benn, o camisa número 63 recebeu em vantagem sobre Mark Giordano, e quando o atacante foi finalizar próximo ao goleiro, o defensor fez de tudo o possível para atrapalhar, tanto que o árbitro marcou uma penalidade no lance. Dadonov teve a chance sozinho contra Samsonov, e não desperdiçou, acertando na gaveta direita do goleiro e marcando um gol de penalty shot.

E para provar ao torcedor na arena que o time não faz somente gol com os special teams, aos 11 minutos jogados os Leafs marcaram duas vezes, num intervalo de 20 segundos, em jogadas de 5 contra 5.

No primeiro, Matthews recebeu de Marner no centro do gelo, e devolveu para o mesmo quando este estava dentro do círculo do faceoff. O camisa número 16 dominou, partiu para o gol e com tranquilidade bateu no canto superior, só tirando do goleiro e anotando 4 a 3 no placar. O segundo, veio num contra-ataque puxado por Tavares desde a defesa. Ao chegar próximo do círculo esquerdo (faceoff), ele girou sobre o defensor, ficando de costas para ele, e rumou para a região central. Nisso passou/deixou para Nylander que inverteu o lado do gelo e assumiu a posição que o número 91 estava. O atacante número 88 bateu, tirando o máximo possível do goleiro, visto que o disco bateu na trave antes de entrar no gol, fazendo 5 a 3 no placar. Foi o segundo de Nylander na partida (abrindo e fechando os trabalhos pelos Leafs na noite).

Já para o final da partida, os visitantes partiram para o tudo ou nada, abrindo mão do goleiro para buscar o empate. Faltando 1:25, Wyatt Johnston recebeu na intermediária e bateu cruzado à meia-altura, o disco bateu na trave antes de estufar as redes de Samsonov, e mudar pela última vez o placar na noite, encerrando 5 a 4 para os mandantes.

Veja os melhores momentos da partida:

O Toronto Maple Leafs (26-15-8) está com 60 pontos, ocupando a terceira posição da Divisão do Atlântico. Seu próximo compromisso será fora de casa, no próximo sábado (10), contra o Ottawa Senators (20-25-2).

Já o Dallas Stars (31-14-6) está com 68 pontos e no momento segue empatado em pontos com o Colorado Avalanche (32-15-4), mas a equipe do Colorado segue em primeiro por ter mais vitórias. Eles também jogarão no sábado (10), fora de casa, e diante outra equipe canadense, dessa vez o Montreal Canadiens (21-21-8).

Confira os demais resultados desta quarta-feira (7) pela temporada 2023-24 da NHL:

Tampa Bay Lightning 1 @ 3 New York Rangers

Minnesota Wild 2 @ 1 Chicago Blackhawks

instagram