NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
menu menu
search
NHL NHL
Noticias Podcast Video
NHL
20 de fevereiro de 2024 - 10h02

Senators vencem Lightning fora de casa com direito a ‘lei do ex’

Joseph marca duas vezes, Stützle contribui com gol e assistência; Kucherov chega ao 700º jogo na NHL

Nesta segunda-feira (19), tivemos uma rodada cheia na NHL e, diga-se de passagem, até com placares cheios, como os 17 gols da partida entre o Wild e o Canucks. Já em plena Amalie Arena na Flórida, o Ottawa Senators venceu o Tampa Bay Lightning por 4 a 2. O nome da noite foi Mathieu Joseph, autor de dois gols.

Vale citar que a famosa “lei do ex” é implacável, pois o atacante marcou quatro gols em cinco jogos contra sua antiga equipe. Joseph atuou em Tampa Bay nas suas primeiras quatro temporadas na liga, inclusive, levantou a Stanley Cup com a franquia em 2020 e 2021. Essa foi a segunda derrota seguida da franquia da Flórida.

“Eu não sei, eu encontrei força contra esses caras”, declarou Joseph, no pós-jogo. “Foi divertido quando eles entraram. Eu tive algumas boas memórias nesta arena e, obviamente, eu tenho alguns bons amigos lá. Você sempre está motivado para jogar contra esses caras”.

Os destaques na vitória dos Senators ficaram para as atuações de múltiplos pontos de Mathieu Joseph, com dois gols; Tim Stützle, com um gol e uma assistência; e, completando o placar, um gol de Vladimir Tarasenko. Guardando a meta, Anton Forsberg terminou o confronto com 23 defesas, sendo vazado em duas ocasiões.

“Eu acho que nós tivemos um bom esforço”, comentou o treinador de Ottawa, Jacques Martin. “Eu acredito que jogamos muito bem, jogamos com inteligência. Eles têm alguns atacantes com alto poder de definição, e eu acho que nós fizemos um bom trabalho os neutralizando e ficando fora do (penalty) box também”.

Já pelo lado derrotado, Mitchell Chaffee e Brayden Point foram os autores dos gols do Lightning. Andrei Vasilevskiy encerrou a partida com 24 disparos salvos e quatro gols contabilizados na sua conta. Nikita Kucherov, mesmo com a derrota e não marcando nenhum ponto, chegou a uma marca positiva: foi o 700º jogo do atacante na NHL.

“Nós viemos num longo caminho (nesta temporada) e nesses últimos dois (jogos) nós demos alguns passos pra trás”, desabafou o defensor de Tampa Victor Hedman. “Nós apenas temos de nos certificar de parar o sangramento agora e não sentir pena de nós mesmos, porque é muito tarde na temporada para isso”.

Foto: NHL.com

O JOGO

Até o momento do primeiro gol, a partida seguiu equilibrada, com trocas de ataque constantes entre as equipes. Na metade do período inaugural, os Senators abriram o placar na partida. Depois de uma sequência movimentada, truncada na zona neutra por conta das trocas de linhas, primeiro por parte dos visitantes, e instantes antes do gol, pelos mandantes, Tim Stützle recebeu de Jake Sanderson na ala esquerda, fintou o primeiro marcador junto da borda, partiu em direção ao gol e antes de bater no canto direito no alto de Vasilevskiy, ainda driblou outro defensor que deslizava em sua frente para evitar disparos rasteiros.

Faltando 6:25 para o final do período, depois de uma boa ação defensiva dos Senators, Mathieu Joseph desarmou Nikita Kucherov no exato momento em que o atacante finalizou. Na sequência foi engatado um contra-ataque rápido de 2 contra 1, Claude Giroux trouxe o disco até a zona ofensiva e, então, passou para o próprio Joseph, que concluiu a jogada batendo à meia altura no canto direito do camisa número 88, fazendo 2 a 0 no contador.

No segundo período, logo com dois minutos, luvas pro chão. Numa disputa por posicionamento frente ao gol de Forsberg, Jacob Bernard-Docker e Michael Eyssimont foram paras vias de fato e, após uma troca de sopapos, o embate concluiu-se com um “ippon” do jogador dos Senators sobre o da equipe texana. Ambos foram punidos com cinco minutos por brigar.

Na reta final do período, com pouco menos de 6 minutos para o fim, mais uma vez as equipes ficaram com 4 contra 4, dessa vez por dois minutos cada, devido à marcação de interferência e roughing na prestação de contas da jogada. Faltando 20 segundos para terminar a penalização, Stamkos perdeu o controle do disco quando havia acabado de cruzar a zona de ataque. Novamente Joseph, que vinha ligado no jogo, roubou a posse do disco, partiu em velocidade pela ala esquerda desmarcado e anotou 3 a 0 no placar com um disparo à meia altura.

Cerca de um minuto depois, na insistência, os mandantes conseguiram marcar o seu gol. Na “terceira fase do ataque”, Jakob Chychrun foi interceptar um passe atrás da linha de gol, mas o disco acabou espirrando para a frente do gol. Então, surgiu Chaffee oportunamente para bater à “queima roupa” e anotar 3 a 1 no escore.

A partida retornou para o último período e os erros que a equipe de Tampa cometia seguiam virando contra-ataques. Com 4:01, num lapso durante o ataque do Lightning, a defesa interceptou um passe e Shane Pinto na cobertura fez um lançamento pela tabela para Tkachuk. O atacante alcançou o disco e finalizou de snapshot. Vasilevskiy fez a defesa, contudo, o rebote ficou livre para Tarasenko, que acompanhou a jogada no outro lado do gelo e só teve de empurrar para o fundo das redes, anotando 4 a 1 para os visitantes.

A resposta dos mandantes veio em pouco mais de 30 segundos. Desta vez, foi a defesa dos Senators que “cochilou” e concedeu a posse do disco em área de ataque e gerou o gol. Brandon Hagel roubou o puck na borda do gelo e, mesmo com a marcação acirrada, conseguiu fazer o passe para Brayden Point, que concluiu a jogada tirando de Forsberg pelo alto. Contudo, os mandantes não conseguiram converter em gol as demais chances que tiveram e a partida terminou 4 a 2 para os Senators.

Veja os melhores momentos da partida:

Os Senators (23-27-2), com 48 pontos, estão na lanterna da Divisão do Atlântico. A franquia volta ao gelo nesta terça-feira (20), fora de casa, contra o Florida Panthers (36-15-4), vice-líder da mesma divisão.

Por outro lado, o Lightning (30-22-5), com 65 pontos e na quarta posição da mesma Divisão do Atlântico, enfrenta na próxima quinta-feira (22), em casa, o Washington Capitals (24-21-8).

instagram