NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
menu menu
search
NCAA
20 de fevereiro de 2024 - 17h02

Conselho aprova novo formato do College Football Playoff com 12 times

Por unanimidade, CFP revela modelo 5+7 de pós-temporada em meio ao realinhamento das conferências em 2024

CFP aprova formato de College Football Playoff com 12 timesFoi aprovado por unanimidade o novo modelo do College Football Playoff. Nesta terça-feira (20) o conselho do CFP revelou como será o formato de 12 times na pós-temporada que será implementado a partir de 2024 do futebol americano universitário em meio ao realinhamento das conferências.

O conselho administrativo do torneio divulgou a nova disputa que contará com os cinco campeões de conferência com melhor classificação e os sete melhores times de forma geral nos playoffs pelos próximos dois anos.

Nenhuma conferência terá vaga garantida e não haverá limites no número de participantes de qualquer conferência, segundo o College Football Playoffs. A votação ocorreu após a esperada dissolução da Pac-12. O novo formato de 12 equipes foi originalmente programado para contar com seis campeões da conferência e seis participantes gerais, mas sem uma das conhecidas “Power 5”, o modelo seguirá o “5+7”.

Sob o novo formato, os quatro campeões de conferência com melhor classificação estarão de bye week na primeira rodada. As equipes que se enfrentarem na primeira rodada jogarão na casa do programa de classificação mais alta, assim como na pós-temporada da NFL, onde o #5 receberá o #12, o #6 jogará contra o #11, o #7 será o anfitrião do #10 e o #9 visitará #8. Os jogos das quartas e das semifinais serão disputados no modelo da bowl season com os jogos do New Year Six, enquanto o CFP National Chmapionship permanecerá com uma disputa em local neutro.

“Este é um ajuste muito lógico para o College Football Playoff com base na evolução de nossas estruturas e das estruturas das conferências desde que o conselho adotou este novo formato pela primeira vez em setembro de 2022”, afirmou o Dr. Mark Keenum, presidente da universidade de Mississippi State e presidente do conselho administrativo do CFP em um comunicado.

“Sei que essa mudança também será bem recebida pelos estudantes-atletas, treinadores e torcedores. Todos ficaremos satisfeitos em ver esse novo formato ganhar vida em campo nesta pós-temporada”, finalizou Keenum.

Michigan, Washington, Texas e Alabama teriam ficado de bye week na primeira rodada da temporada passada sob o novo formato. Florida State, que teria sido o quinto campeão da conferência, teria recebido Oklahoma. Além disso, Georgia teria jogado contra Ole Miss, Ohio State e Penn State teriam se encontrado em Columbus, e Missouri teria visitado Oregon na primeira rodada caso a mudança já valesse.

Agora é validar se com tantas mudanças entre as conferências e com muitos programas fortes jogando juntos como ficará o equilíbrio do novo formato do College Football Playoff.

(Foto: Reprodução Twitter/College Football Playoff)

instagram