NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
NBA
23 de fevereiro de 2024 - 00h02

Luka e Kyrie brilham, Mavericks vencem Suns e seguem com a maior sequência invicta da NBA

Dupla foi responsável por 56% dos pontos totais de Dallas, e texanos não sabem o que é perder desde 3 de fevereiro

Aconteceu, nesta quinta-feira (22), o tão aguardado retorno da temporada regular da NBA, após a pausa para o All-Star Game. Um dos jogos mais esperados era o duelo entre Dallas Mavericks (33-23) e Phoenix Suns (33-23), rivalidade recente que tem proporcionado grandes encontros entre Luka Doncic e Devin Booker. Desta vez, melhor para os Mavericks, que fizeram valer o mando de quadra e venceram por 123 a 113.

Com o triunfo, Dallas igualou a campanha dos Suns, ultrapassando os rivais na tabela e assumindo a sexta colocação da Conferência Oeste. Os Mavs estenderam sua sequência de vitórias, a maior da NBA no momento, para sete. A última derrota aconteceu no dia 3 de fevereiro, diante do Milwaukee Bucks, ainda antes do trade deadline.

Empenhado na busca pelo seu primeiro prêmio de MVP, Doncic teve mais uma atuação de gala. Foram 41 pontos, 11 assistências, nove rebotes e quatro roubos de bola para o esloveno. Kyrie Irving também não deixou a desejar, anotando 29 pontos e cinco rebotes. Titular desde que chegou do Charlotte Hornets, P.J. Washington marcou 12 pontos, mesma quantia anotada pelo sexto homem Tim Hardaway Jr.

Pelo lado dos visitantes, Booker foi mais um a viver noite inspirada, com 35 pontos, oito assistências e cinco rebotes. Kevin Durant teve 23 pontos e cinco rebotes, enquanto Eric Gordon contribuiu com 16 tentos. Vindos do banco, Josh Okogie e Royce O’Neale combinaram para 21 pontos. Mais uma vez, Phoenix não pode contar com Bradley Beal, por conta de uma lesão muscular.

O JOGO

Mesmo atuando fora de seus domínios, os Suns começaram a partida demonstrando mais intensidade. A equipe aproveitava o bom desempenho do perímetro e abusava das jogadas de drive and kick, batendo para o garrafão e abrindo novamente o passe para arremessos certeiros de três pontos.

A estratégia defensiva era de dobrar a marcação em Doncic, enquanto os Mavs faziam valer as oportunidades no garrafão. Luka até encontrava companheiros livres no perímetro, mas o aproveitamento dos mandantes no quesito era fraco.

Phoenix parecia encaminhar uma boa vantagem ao fim do quarto, forçando turnovers e aproveitando mismatches para pontuar com facilidade. Contudo, nos segundos finais, Dallas conseguiu tirar a bola das mãos de Booker e, com oito pontos seguidos de Irving, virou o placar. O camisa 1 dos Suns ainda converteu uma bola na última jogada para recuperar a liderança, que era de 33 a 32 ao fim do período.

Irving, por sinal, dava um show particular no ataque dos Mavericks, com fintas e definições surpreendentes, já habituais do armador. Do outro lado, Durant usava sua inteligência para pontuar e orquestrar as ações ofensivas dos visitantes.

Limitando o perímetro adversário, os Suns abriram 11 pontos de frente, e dominaram boa parte do período. Dallas só conseguiu a recuperação nos minutos finais, quando apertou a marcação em cima de Durant. Com Doncic dissecando a defesa de Phoenix do outro lado, os donos da casa foram para os vestiários perdendo por apenas 63 a 60.

As instruções de Jason Kidd no intervalo pareceram ter surtido efeito, e os mandantes voltaram em um ritmo alucinante. Depois de uma sequência de 15 a 0, com cinco bolas seguidas no perímetro (sendo três de Doncic), Dallas não só virou novamente o placar como abriu 13 pontos de vantagem.

Após o susto inicial, os Suns conseguiram a reação utilizando uma formação mais baixa, sem o apagado pivô Jusuf Nurkic em quadra. Booker chamou a responsabilidade e cortou a diferença para apenas um ponto, mas Irving aparecia bem para desafogar os donos da casa, que venciam por 96 a 91.

No quarto final, os Mavericks voltaram com a defesa bem postada, e contaram com grandes momentos do também recém-chegado Daniel Gafford para dificultar as ações de Durant. Os texanos voltaram a abrir 13 de frente e, dessa vez, mantiveram a energia e a atenção necessárias para frear qualquer chance de recuperação de Phoenix.

Já nos minutos finais, Irving conseguiu belas fintas e encontrou Doncic sozinho no perímetro. O esloveno acertou a bola tripla e deu números finais ao duelo.

PRÓXIMOS JOGOS

Depois de quatro jogos seguidos em casa, os Mavs agora viajam para a Costa Leste, e enfrentam o Indiana Pacers no domingo (25), às 19h (horário de Brasília). Phoenix volta à quadra no mesmo dia, para receber o Los Angeles Lakers, às 17h30 (também horário de Brasília).

(Foto: Reprodução Twitter/Dallas Mavericks)

instagram