NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
NBA
2 de março de 2024 - 01h03

Celtics derrotam Mavericks e conquistam 10ª vitória consecutiva

Com sete atletas com pelo menos dez pontos, líder do Leste ofusca 70º triplo-duplo de Luka Doncic na carreira, o 12º na temporada 2023-24 da NBA

Boston Celtics derrota Dallas Mavericks e conquista sua 10ª vitória consecutivaO Boston Celtics derrotou o Dallas Mavericks nesta sexta-feira (1) pelo placar de 138 a 110 no TD Garden, em Boston. O líder da Conferência Leste contou com sete atletas anotando pelo menos dez pontos na partida, chegando à décima vitória consecutiva e ofuscando o 70º triplo-duplo da carreira de Luka Doncic na liga, seu 12º na temporada 2023-24 da NBA.

O destaque da partida foi o ala Jayson Tatum, responsável por 32 pontos, oito rebotes e três assistências em pouco mais de 37 minutos que esteve presente em quadra. Jaylen Brown contribuiu com 25 pontos, sete rebotes, cinco assistências e um roubo de bola e Kristaps Porzingis encerrou a noite com 24 pontos, seis rebotes e um toco.

Pelos Mavericks, Doncic chamou a atenção com 37 pontos, 12 rebotes e 11 assistências, e recebeu a ajuda de Kyrie Irving (19 pontos e quatro rebotes) e de Derrick Lively II (15 pontos, quatro rebotes, dois roubos de bola e um toco).

Os jogadores de Joe Mazzula foram melhores no aproveitamento de arremessos (55,3% contra 46,8%), no aproveitamento de arremessos de três pontos (48,8% contra 26,5%), no aproveitamento de lances livres (100% contra 72,2%), nas assistências (33 contra 20), nos rebotes defensivos (38 contra 32) e nos tocos (oito contra quatro). Os comandados por Jason Kidd terminaram na frente apenas nos rebotes ofensivos (dez contra nove) e nos turnovers (sete contra nove).

O JOGO

A partida começou com os Mavericks abrindo o placar com uma bandeja de Doncic, e ampliando a vantagem para três pontos, sendo essa a maior liderança visitante na partida, depois de Lively II converter um de dois lances livres. Logo em seguida, Porzingis aproveitou assistência de Jrue Holiday para converter um arremesso triplo, e o próprio camisa 8 foi o responsável por colocar os mandantes na frente acertando os dois lances livres após sofrer falta. Os Celtics conseguiram se manter na liderança até o final, chegando a abrir dígitos duplos de vantagem em duas oportunidades, sendo a primeira com Derrick White dando passe para arremesso de três pontos certeiro de Al Horford. Doncic encerrou o quarto anotando seu 16º ponto na partida com um arremesso de média distância, e viu Payton Pritchard errar o lance final do período da quadra de defesa para encerrar os primeiros 12 minutos de jogo perdendo por 38 a 32.

No segundo quarto, os Celtics continuaram dominando o placar, não dando chances dos adversários encostarem e tentarem uma virada. Em cinco oportunidades, os donos da casa conseguiram deixar a vantagem no marcador na casa dos dígitos duplos, conseguindo chegar a um ápice de 12 pontos com Holiday dando passe para bandeja de Xavier Tillman. A diferença máxima no primeiro tempo chegou a se repetir outras três vezes no confronto, sendo uma vindo das mãos de Porzingis e duas vindo em jogadas finalizadas por Brown nos quatro minutos finais do período. Os Celtics foram para o intervalo vencendo parcialmente por 66 a 59 (28 a 27 no quarto).

Na volta para a quadra, os Mavericks conseguiram se organizar melhor tanto em seu lado ofensivo quanto em seu lado defensivo, chegando a baixar a diferença para dois pontos com uma bola tripla de P.J. Washington depois de assistência de Irving. Tatum se mostrou incomodado com a situação e acabou contribuindo com 16 pontos no terceiro período inteiro, não saindo de quadra e ainda sendo o responsável por deixar a vantagem novamente nos dígitos duplos com dois lances livres certeiros após sofrer falta de Washington. Boston chegou ao fim do terceiro quarto vencendo por 102 a 90 (36 a 31 no quarto).

Nos 12 minutos finais, os Celtics dominaram os dois lados da quadra e aumentaram a diferença no marcador à medida que o relógio passava. Com a vitória praticamente certa, Mazzula deixou seus titulares em quadra por pouco tempo, deixando apenas Tatum, Brown e White estarem em quadra. Os Mavericks, na metade do período, chegaram aos 100 pontos com um arremesso de Doncic na lateral do garrafão, mas a diferença de 18 pontos naquele momento dificultava uma virada contra uma defesa forte. No último lance da partida, Oshae Brissett conseguiu acertar uma bandeja depois da assistência de Svi Mykhailiuk, e ainda teve direito a um lance livre de bonificação após a falta de Dwight Powell que, com o acerto, fez com que o time da casa chegasse aos 28 pontos de liderança, a maior vantagem da partida, com o placar decretando a vitória no quarto por 36 a 20 e na partida por 138 a 110.

APROVEITAMENTO E PRÓXIMOS JOGOS

Com a vitória, o Boston Celtics conquista o seu 47º triunfo na temporada 2023-24 da NBA, o décimo consecutivo, e continua na liderança da Conferência Leste com 79,7% de aproveitamento (47-12) e oito jogos de diferença para o segundo colocado, o Cleveland Cavaliers (39-20). O Dallas Mavericks sofre a sua 26ª derrota no campeonato e cai para a oitava colocação da Conferência Oeste com 56,7% de aproveitamento (34-26).

O próximo compromisso dos Celtics está marcado para este domingo (3), quando receberão o Golden State Warriors (32-27) às 17h30 (horário de Brasília) no TD Garden, em Boston. Duas horas e meia mais cedo, às 15h, os Mavericks voltam à quadra para encarar o Philadelphia 76ers (34-25) no American Airlines Center, em Dallas. A partida das duas equipes será transmitida para todo o Brasil pela ESPN.

Foto: Reprodução Twitter/NBA

instagram