NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
menu menu
search
NHL NHL
Noticias Podcast Video
NHL
19 de março de 2024 - 10h03

Capitals vencem Flames com recorde de Ovechkin

Alex Ovechkin anota dois gols, chegando ao 20º na temporada, e se torna o sexto jogador a atingir tal marca por 19 temporadas na NHL

Nesta segunda-feira (18), em pleno Scotiabank Saddledome, o Washington Capitals venceu o Calgary Flames pelo placar de 5 a 2, engatando a terceira vitória consecutiva, mantendo-se na briga direta pelo Wild Card, e talvez, para uma possível vaga direta aos playoffs.

Alex Ovechkin foi o destaque do confronto, marcando dois gols e chegando ao 20º na temporada. O “grande oito” juntou-se a um seleto grupo de jogadores na história da NHL a marcar pelo menos 20 gols em 19 temporadas, unindo-se a grandes nomes na liga como: Gordie Howe (22 temporadas), Ron Francis (20), Brendan Shanahan (19), Dave Andreychuk (19) e Jaromir Jagr (19). Além disso, ele tornou-se o terceiro jogador desse grupo a atingir a marca de forma consecutiva, às 19 temporadas seguidas, somente Howe (22) e Shanahan (19) conseguiram tal feito.

“É uma sensação fantástica”, afirmou Ovechkin, após a partida. “Nós sabíamos que não seria fácil. Continuamos lutando, continuamos jogando. Nós iremos jogo por jogo”.

Outra marca da grandeza de “Ovie” na liga, é ele ter atingido tal sequência de gols desde o início de sua carreira na NHL, o único no quesito. Em números totais, ele chegou ao 843º gol da carreira, apenas 51 atrás de Wayne Gretzky (894), líder da liga na estatística.

“Isto é, realmente, impressionante, eu acho,” declarou o atacante dos Capitals Dylan Strome, no pós-jogo, sobre o capitão da franquia. “É impressionante. Ele é um jogador de nível mundial. Ele é um Hall da Fama. Não há muitas coisas que não foram ditas sobre ele, mas ele continua fazendo isso, mesmo aos 38 anos. É divertido ser parte disto, divertido de assistir”.

Outros destaques dos Caps na partida foram Strome e Tom Wilson, com um gol e uma assistência cada. Nick Jensen também colaborou com múltiplos pontos na partida, dando duas assistências. Hendrix Lapierre contribuiu com um gol. Guardando a meta, Charlie Lindgren terminou o confronto tendo feito 34 defesas e sendo vazado em duas ocasiões.

Já pelos Flames, Kevin Rooney e MacKenzie Weegar anotaram os gols dos mandantes na partida. Dustin Wolf terminou a partida com 28 disparos salvos e sofrendo quatro gols – o quinto foi de empty net.

“Cinco contra cinco, eu penso que nós fizemos algumas coisas que nós gostamos”, declarou o técnico dos Flames, Ryan Huska. “Eu não acho que fizemos um bom trabalho nos times especiais. Para mim, esse foi o diferencial do jogo. Tanto o nosso power play não rendeu nada para nós, mas também, deu a eles o momento, e o nosso penalty kill fez isto também”.

(Foto: Reprodução Facebook / Washington Capitals)

O JOGO

Na primeira etapa, Strome abriu o placar para os visitantes com 14:59 no relógio. Após receber passe de Rasmus Sandin, livre na ala esquerda, o atacante teve tempo de dominar, ajeitar e finalizar forte no canto superior esquerdo de Wolf.

No segundo período, foram os Flames que tiveram a primeira chance da partida com um homem a mais no gelo, mas Lindgren conseguiu fechar o gol e impedir que os mandantes empatassem a partida. Porém, alguns minutos mais tarde, foi a vez dos Caps ficarem em vantagem numérica, e aí, quando se tem Ovechkin no time nesses momentos, é chance clara de marcar. Numa jogada pela ala esquerda, Max Pacioretty achou Ovie à frente de seu marcador, o capitão só teve de desviar para o fundo das redes para abrir 2 a 0 no placar.

Pouco mais de três minutos depois, o camisa nº8 fez mais um gol de power play, dessa vez recebendo passe de John Carlson e batendo da área do círculo do faceoff, ainda contando com um desvio da marcação para deslocar o goleiro dos Flames do lance.

Um minuto e meio depois, os mandantes conseguiram descontar. Num contra-ataque puxado pela ala esquerda, Matt Coronato achou Brayden Pachal livre no centro do gelo, o defensor achou Rooney, que ao pé da trave só teve de empurrar para o fundo do gol dos visitantes. O técnico Spencer Carbery ainda tentou desafiar o lance, alegando que houve interferência em Lindgren, mas na revisão a jogada foi mantida.

No momento do quarto gol dos Caps, com 5:38 restando para o final do período, os Flames tinham tomado o momento na partida e estavam conseguindo maior volume no ataque. Mas numa tentativa mal executada dos Flames de tirar o disco na zona de defesa, Sonny Milano interceptou na borda do gelo e fez um “cruzamento” em direção ao gol dos Flames, onde Hendrix Lapierre surgiu já batendo de primeira, com o disco ainda pingando antes do arremate. A sorte, ou competência, foi tanta, que ele acertou a gaveta de Wolf não dando chances de o goleiro evitar o 4 a 1 no escore.

No último período, com 7:13, MacKenzie Weegar ficou com a sobra após uma disputa de faceoff, e do centro do gelo acertou o canto superior direito do camisa nº79 de Washington para anotar 4 a 2, e colocar uma pressão no final do jogo.

Já nos últimos minutos, os Flames abriram mão do goleiro, contudo, numa disputa de faceoff, a defesa dos Caps conseguiu afastar o perigo. Tom Wilson venceu na corrida do último homem dos Flames, deu uma “meia-lua” no defensor na zona neutra, e no complemento, bateu para o gol vazio, marcando o quinto e último gol do confronto.

Veja os melhores momentos da partida:

O Washington Capitals (33-25-9) está com 75 pontos, na quarta posição da Divisão Metropolitana, e atualmente, na última posição do Wild Card da Conferência Leste. Eles voltam ao gelo nesta quarta-feira (20) para receber o Toronto Maple Leafs (38-19-9), em busca da quarta vitória consecutiva e da terceira posição da divisão, que no momento pertence ao Philadelphia Flyers (34-26-8), com um ponto a mais que a franquia da capital norte-americana.

Já o Calgary Flames (33-30-5), com 71 pontos, amarga a quinta posição da Divisão do Pacifico, com oito pontos de diferença para o Los Angeles Kings e o Vegas Golden Knights, que atualmente têm 79 pontos e disputam a terceira posição da divisão e a vaga direta aos playoffs. Eles voltam a jogar somente no sábado (23), quando viajam para enfrentar o Vancouver Canucks (42-18-8), atual líder da mesma divisão.

Confira o outro resultado desta segunda-feira (18) pela temporada 2023-24 da NHL:

Buffalo Sabres 6 @ 2 Seattle Kraken

instagram