NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
NBA
15 de abril de 2024 - 18h04

Shai Gilgeous-Alexander espera vencer o prêmio de MVP após levar o Thunder ao primeiro lugar no Oeste

Armador teve médias de de 30,1 pontos, 5,5 rebotes, 6,2 assistências e dois roubos de bola por jogo

O Oklahoma City Thunder fez uma das campanhas mais surpreendentes desta temporada, a equipe não só retornou aos playoffs pela primeira vez desde 2020, mas também conquistou, na acirrada Conferência Oeste, o primeiro lugar com uma campanha de 57 vitórias e 25 derrotas.

Esta será a primeira vez que eles são primeiro cabeça de chave da divisão desde 2013, ano em que foram às finais com o trio Durant-Westbrook-Harden contra o Miami Heat de LeBron James, Dwayne Wade e Chris Bosh.

Embora tenham um elenco extremamente jovem e talentoso, a principal razão pela qual eles são tão bons, tão cedo, é porque Shai Gilgeous-Alexander fez isso acontecer. Agora, o duas vezes All-Star quer ver seus esforços recompensados com o mais prestigiado prêmio individual.

“Espero vencer [MVP], sim”, disse Shai Gilgeous Alexander, no domingo (14), depois que o Thunder destruiu o Dallas Mavericks, por 135-86, para garantir o primeiro lugar no Oeste.

Depois de uma campanha de destaque na temporada passada, Shai Gilgeous-Alexander foi ainda melhor desta vez, com média de 30,1 pontos, 5,5 rebotes, 6,2 assistências e duas roubadas de bola por jogo, com 53,5% de arremessos de campo. Ele terminou em terceiro lugar na temporada em pontuação, em segundo em roubos de bola e foi um dos três jogadores com média de pelo menos 30 pontos, cinco rebotes e cinco assistências.

Ao longo do caminho, Gilgeous-Alexander se estabeleceu como um dos principais pontuadores da liga. Seus 112 pontos em momentos clutch foi o sétimo melhor na NBA, com um aproveitamento de 58,1% dos arremessos de quadra.  Entre os 11 jogadores que marcaram pelo menos 100 pontos no clutch time, ninguém foi mais eficiente e apenas Mikal Bridges teve menos turnovers. Graças ao brilhantismo de Shai Gilgeous-Alexander durante os momentos mais críticos do jogo, o Thunder fez 24-14, empatando com o terceiro maior número de vitórias na liga.

No geral, o Thunder terminou em terceiro em média de pontos por jogo (118,3), sendo a quarta defesa menos vazada (111,0) e em segundo em net rating, o redimento de uma equipe a cada 100 posses (+/- +7,3). Eles foram um dos dois times a terminar entre os cinco primeiros na classificação ofensiva e defensiva, junto com o Boston Celtics. O head coach do Thunder, Mark Daigneault, apontou para este último ao defender sua estrela.

“Tenho um grande respeito por todos”, disse Daigneault. “Não voto. Não estudo todos os jogadores. Vejo um deles todas as noites. Não há uma noite em que não sinta que temos o melhor jogador em quadra. Ele é um dos cinco primeiros em defesa e em ataque. Ele é um jogador que produz nos dois lados da quadra.”

Foto:(Foto: Reprodução Instagram / Oklahoma City Thunder)

instagram