NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
NBA
PODCASTS
7 de maio de 2024 - 15h05

[PRÉVIA] Playoffs NBA 2024: Oklahoma City Thunder x Dallas Mavericks

Candidatos a MVP, Shai Gilgeous-Alexander e Luka Doncic protagonizam série entre Thunder e Mavericks na segunda rodada dos playoffs do Oeste

Primeiro colocado da Conferência Oeste na temporada regular, o Oklahoma City Thunder varreu o New Orleans Pelicans com tranquilidade na primeira rodada dos playoffs 2024 da NBA e completa um mês sem ser derrotado. Na sequência da pós-temporada, a equipe enfrentará o Dallas Mavericks nas semifinais de conferência, que ocupou a quinta posição e eliminou o Los Angeles Clippers em seu primeiro desafio do mata-mata.

As franquias já se encontraram cinco vezes na pós-temporada. Ainda como Seattle Supersonics, OKC foi derrotado por Dallas na primeira rodada dos playoffs de 1984. A revanche aconteceu três anos depois, quando Seattle saiu como vencedor em 1987. Após a mudança para Oklahoma City, as equipes se enfrentaram novamente em 2011, quando os Mavericks saíram com a vitória na campanha que acabaria com a conquista de seu primeiro título da NBA. Depois disso, o Thunder deu o troco ao vencer séries disputadas nos playoffs de 2012 e 2016.

Oklahoma City faz sua primeira campanha na pós-temporada desde 2019-20, quando foi derrotado na “Bolha da NBA” pelo Houston Rockets na primeira rodada. A eliminação foi seguida pela demissão do head coach Billy Donovan e a chegada de Mark Daigneault, que completou seu quarto ano na franquia com a conquista do prêmio de Treinador do Ano nesta temporada. Os Mavericks, por outro lado, marcaram presença nos playoffs em quatro das últimas cinco pós-temporadas, tendo sua melhor campanha em 2021-22, quando perderam a final de conferência para o futuro campeão daquele ano, o Golden State Warriors.

Com um elenco jovem montado majoritariamente por jogadores selecionados pela franquia, o Thunder se consolidou como uma das potências ofensivas da NBA sob o comando do potencial MVP da temporada, Shai Gilgeous-Alexander. Do outro lado, os Mavericks contam com o talento de outro concorrente ao prêmio de melhor jogador, o esloveno Luka Doncic.

Acompanhe aqui mais uma prévia do The Playoffs!

(Foto: Reprodução X / Oklahoma City Thunder)

THUNDER X MAVERICKS: COMO CHEGAM

Após três temporadas consecutivas com campanha negativa, OKC não só atingiu saldo positivo na temporada regular de 2023-24 como liderou o Oeste com 57 vitórias e 25 derrotas. Na primeira rodada dos playoffs, a franquia enfrentou o New Orleans Pelicans e conseguiu carimbar a classificação para as semifinais de conferência de forma tranquila ao varrer o adversário por 4 a 0.

O primeiro confronto contra os Pelicans foi o maior desafio enfrentado pelo Thunder até aqui, uma vez que a vitória só foi garantida após uma boa ação defensiva de Cason Wallece em C.J. McCollum fechar o placar em 96 a 94 nos segundos finais do confronto. Todas as outras vitórias na série aconteceram sem sustos, com OKC liderando por nove pontos ou mais.

Ao longo da temporada regular, o Thunder foi liderado pelo armador Shai Gilgeous-Alexander, que se consolidou como um dos candidatos na briga pelo prêmio de MVP ao registrar médias de 30,1 pontos (terceira maior marca da liga), 6,2 assistências, 5,5 rebotes e 53,5% de aproveitamento nos arremessos.

O elenco de OKC também contou com o crescimento da produção em quadra de jovens talentos da equipe, em especial dos nomes que formaram o quinteto titular ao lado de Shai. Jalen Williams, Lu Dortz, Josh Giddey e o novato Chet Holmgren formaram um grupo extremamente balanceado nos dois lados da quadra, fator que permitiu ao Thunder obter o terceiro melhor offensive rating (119,5) e o quarto melhor defensive rating (112,1) da NBA.

Nos playoffs, Gilgeous-Alexander segue liderando o time com 27,3 pontos, cinco assistências e seis rebotes, mas a equipe viu um crescimento estrondoso de Williams na primeira série com 21,3 pontos e 7,3 rebotes de média. Os outros três titulares da equipe também acumulam mais de dez pontos por jogo, fator que demonstra a profundidade ofensiva do elenco de OKC.

Os Mavericks encerraram sua temporada regular por cima, tendo 12 vitórias nas últimas 15 partidas. A equipe fechou a fase de classificação na quinta colocação do Oeste com 50 vitórias e 32 derrotas, tendo o seu primeiro duelo nos playoffs do Oeste contra o Los Angeles Clippers, que ocupou a quarta colocação.

Mesmo sem Kawhi Leonard em quatro partidas na série, os Clippers conseguiram dificultar a vida de Dallas e vencer os jogos 1 e 4, levando a série para um empate em 2-2. Ainda assim, os Mavericks conseguiram superar as dificuldades em conter Paul George e James Harden, ajustando sua defesa para sair com vitórias nas duas partidas seguintes. A franquia texana limitou seu rival a menos de 100 pontos em três confrontos, saindo com a vitória em todos eles.

Luka e Kyrie deram show na primeira rodada dos playoffs e lideraram os Mavericks para a vitória na série com suas atuações individuais. O esloveno, que foi o cestinha da NBA com 33,9 pontos por jogo e está ao lado de Shai na lista final dos concorrentes para MVP, registrou ligeira queda em sua produção ofensiva com 29,8 pontos de média na série. Ainda assim, ele lidera seu time em rebotes (8,8) e assistências (9,5). Enquanto isso, Kyrie elevou seus números em comparação com a temporada regular, registrando 26,5 pontos em 51,4% de aproveitamento nos chutes de quadra, além de 5,7 rebotes, 4,7 assistências e 1,8 roubo de bola por partida.

O CONFRONTO

O duelo entre dois candidatos ao prêmio de MVP certamente será um dos pontos de destaque do confronto entre Dallas e Thunder. Shai Gilgeous-Alexander e Luka Doncic estão no topo da lista de principais jogadores ofensivos da liga, formando o pódio de cestinhas ao lado de Giannis Antetokounmpo, do Milwaukee Bucks.

O esloveno teve menor amostragem contra o Thunder na temporada regular, disputando apenas duas partidas contra a equipe. Ainda assim, ele acumulou média de 34 pontos, 13,5 assistências e 55,6% de aproveitamento em quadra, valores acima dos 22 pontos, 6,3 assistências e 51,8% de aproveitamento do canadense em quatro duelos contra os Mavericks em 2023-24.

Doncic acumular boas atuações será um fator essencial para os Mavericks na série contra OKC, uma franquia com forte defesa que cedeu apenas 89,5 pontos por jogo nesta pós-temporada. Para seguir liderando sua equipe, o armador deverá superar a marcação de Luguentz Dort, um dos melhores defensores do adversário, e retomar a consistência que teve em seus arremessos do perímetro durante a temporada regular. Na série contra os Clippers, Doncic anotou apenas 23,9% dos chutes para três pontos, valor abaixo dos 38,2% que registrou na fase de classificação.

Apesar de ter bons números, Gilgeous-Alexander também experimentou uma queda em suas estatísticas ao longo da série contra o New Orleans Pelicans. Em quatro partidas, ele registrou 27,3 pontos com 47,6% de aproveitamento e 29,4% na linha de três pontos. Mesmo assim, a baixa na produção do canadense não refletiu em números ruins para a equipe, que possui a melhor média de chutes convertidos do perímetro (38,7%) e a quarta melhor eficiência em cestas de quadra (48,2%).

A profundidade do elenco de OKC alivia o peso nas costas de sua estrela. Todos os titulares ultrapassaram os dez pontos de média no duelo contra os Pelicans, enquanto três jogadores tiveram mais de 50% de aproveitamento na linha de três pontos. Esta distribuição ofensiva é um fator que pode favorecer OKC durante a série contra Dallas, que possui um estilo de jogo mais voltado para suas principais estrelas.

Jalen Williams também deve desempenhar um papel fundamental para o Thunder ao longo da série. O ala registrou 21,3 pontos, 7,3 rebotes, cinco assistências e 1,5 roubo de bola durante a primeira rodada da pós-temporada. Com sua minutagem em quadra subindo de 31,3 na temporada regular para 37 minutos por jogo nos playoffs, ”J-Dub” se consolidou como o segundo principal jogador da franquia na série e mostrou que possui a força necessária para ter boa produtividade ofensiva ao lado de Gilgeous-Alexander.

Se Shai possui Williams como sua dupla de ataque, Doncic contará com a maestria de Kyrie Irving, que também pode voltar a ser decisivo para Dallas. Na primeira rodada, o armador de 32 anos assumiu papel importante para a vitória nos jogos 5 e 6, em que sua equipe venceu por 28,5 pontos enquanto ele esteve em quadra. O jogador possui média de 26,5 pontos, 5,7 rebotes, 4,7 assistências, 51,4% de aproveitamento em quadra e 44,9% na linha de três pontos nesta pós-temporada.

Mesmo contando com duas estrelas extremamente habilidosas na quadra de ataque, Dallas precisará de uma melhor participação do restante de seu elenco. Em especial após a lesão do reserva Maxi Kleber, P.J. Washington e Derrick Jones Jr. precisarão atuar mais no ataque para ajudar Irving e Doncic. Ambos ganharam mais minutos em quadra e lideraram a equipe em tocos durante a série contra os Clippers, mas pouco melhoraram sua contribuição ofensiva. Washington foi quem se saiu melhor, tendo 10,8 pontos, 5,3 rebotes e 1,2 toco de média nos seis jogos, enquanto Jones Jr. fechou com apenas 8,8 pontos, 4,3 rebotes e 1,5 bloqueio.

Tim Hardaway Jr. estará disponível para a partida após se recuperar de lesão no tornozelo e também pode voltar a ter destaque. O jogador vem em baixa após um péssimo final de temporada regular e acumular apenas seis pontos em 16 minutos no primeiro jogo da série contra os Clippers. Ainda assim, ele anotou a terceira melhor média de pontos da equipe ao longo da temporada regular (14,4) e pode incrementar o ataque de Dallas caso consiga retomar um bom ritmo ao decorrer da segunda rodada.

(Foto: Reprodução X / NBA)

RETROSPECTO

As franquias se encontraram quatro vezes durante a temporada regular, com Oklahoma City tendo retrospecto favorável com três vitórias e uma derrota. Vale notar que as equipes contaram com desfalques importantes em alguns destes duelos. No último confronto vencido por OKC, Dallas descansou seus titulares para o início da pós-temporada. A dupla Irving e Doncic entrou em quadra em apenas uma partida contra o rival na temporada, performando em uma vitória por 35 pontos de vantagem logo após o trade deadline.

Dallas Mavericks 120 x 126 Oklahoma City Thunder – 2/12/2023, American Airlines Center (Dallas)

Dallas Mavericks 146 x 111 Oklahoma City Thunder – 10/2/2024, American Airlines Center (Dallas)

Oklahoma City Thunder 126 x 119 Dallas Mavericks – 14/3/2024, Paycom Center (Oklahoma City)

Oklahoma City Thunder 135 x 86 Dallas Mavericks – 14/4/2024, Paycom Center (Oklahoma City)

AGENDA DA SÉRIE

Jogo 1: Dallas Mavericks @ Oklahoma City Thunder, 7/5, 22h30 (horário de Brasília)

Jogo 2: Dallas Mavericks @ Oklahoma City Thunder, 9/5, 22h30 (horário de Brasília)

Jogo 3: Oklahoma City Thunder @ Dallas Mavericks, 11/5, 16h30 (horário de Brasília)

Jogo 4: Oklahoma City Thunder @ Dallas Mavericks, 13/5, 22h30 (horário de Brasília)

Jogo 5: Dallas Mavericks @ Oklahoma City Thunder, 15/5, horário a confirmar*

Jogo 6: Oklahoma City Thunder @ Dallas Mavericks, 18/5, horário a confirmar*

Jogo 7: Dallas Mavericks @ Oklahoma City Thunder, 20/5, horário a confirmar*

*Se necessário

PALPITE: THUNDER 4 X 2 MAVERICKS

Oklahoma City fez seu dever de casa na primeira rodada e, além de passar pelos Pelicans sem grandes dificuldades, demonstrou que segue com seu jogo coletivo e defesa em boa fase. Além da estrela de Shai Gilgeous-Alexander, os demais titulares da equipe demonstraram que conseguem apoiar seu astro com boas atuações nos dois lados da quadra.

Enquanto isso, Dallas eliminou os Clippers por meio de um jogo centrado em suas duas estrelas e na defesa que, apesar de criticada, apresentou evolução ao longo da temporada. O problema é que este mesmo setor defensivo teve momentos de baixa dos quais os Clippers aproveitaram para se impor e vencer dois jogos mesmo sem sua principal estrela, Kawhi Leonard.

Com Doncic e Irving, os Mavericks devem conseguir equilibrar a série em determinados momentos e levar vantagem em um ou dois jogos. No entanto, os lapsos defensivos da franquia texana deverão custar caro na série e, caso a equipe não consiga encontrar respostas para superar o coletivo adversário, a série deverá acabar com resultado favorável para OKC.

instagram