NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
NBA
27 de maio de 2024 - 00h05

Mavericks batem Timberwolves novamente e ficam a uma vitória das finais da NBA

Após mais uma atuação histórica da dupla Luka Doncic e Kyrie Irving, Dallas vê de perto a chance de disputar a terceira final de sua história

Depois de duas vitórias jogando fora de casa, o Dallas Mavericks recebeu, neste domingo (26), o Minnesota Timberwolves, no American Airlines Center, para o terceiro jogo das finais da Conferência Oeste. Em um duelo eletrizante, os Mavericks foram resilientes, seguraram a reação adversária e venceram por 116 a 107. Agora, os texanos estão a uma vitória das finais da NBA.

Ao contrário do que aconteceu nas partidas anteriores, Minnesota venceu a batalha do garrafão (50 a 40) e cometeu menos turnovers (11 a 14). Dallas, por sua vez, conseguiu, finalmente, encontrar regularidade no perímetro, com 50% (14-28) de aproveitamento, e também na linha de lance livre, acertando 26 de 31 tentativas, contra 12-17 dos Timberwolves.

Luka Doncic e Kyrie Irving seguem vivendo uma pós-temporada dos sonhos. Ambos marcaram 33 pontos, combinando para 21 no último quarto e superando todo o time adversário, que marcou 20. O esloveno teve ainda sete rebotes, cinco assistências e cinco roubos de bola. P.J. Washington terminou com 16 pontos e oito rebotes, enquanto Derrick Jones Jr. contribuiu com 11 tentos.

Anthony Edwards conseguiu seu melhor jogo na série até o momento, com 26 pontos, nove rebotes e nove assistências. Mike Conley anotou 16 pontos e Jaden McDaniels marcou 15. Naz Reid (14 pontos) e Kyle Anderson (dez pontos) também alcançaram os dígitos duplos em pontuação, ambos saindo do banco. O destaque negativo ficou por conta de Karl-Anthony Towns, que, apesar do double-double de 14 pontos e 11 rebotes, teve apenas 27% de aproveitamento nos arremessos de quadra, errando todas as oito tentativas do perímetro.

O JOGO

Os Wolves adotaram uma postura mais agressiva na defesa já nos primeiros minutos, mandando dobras constantes em Doncic. A estratégia não funcionou, muito por conta da mão calibrada dos coadjuvantes de Dallas no perímetro. Apesar de cometer turnovers, a equipe conseguia boas ações defensivas para liderar a partida.

Grande parte das investidas ofensivas de Minnesota passava pelas mãos de Edwards, que tentava entrar no jogo com arremessos, sem muito sucesso. Lively entrou bem no jogo e contribuiu instantaneamente nos dois lados da quadra.

Com Luka inspirado na definição de jogadas e também servindo aos companheiros, os Mavericks aproveitaram boa sequência de Kyrie no final e venceram o primeiro período por 33 a 28.

Mesmo nos momentos de descanso de Doncic no segundo quarto, os donos da casa conseguiram se manter à frente. Reid, como de costume, veio bem do banco e foi fundamental para o ataque dos Timberwolves. Do outro lado, Jones Jr. seguia quente no perímetro e a vantagem chegou a dez.

Depois de uma joelhada de Towns na nuca de Lively, em uma disputa por um rebote, o calouro dos Mavs foi para os vestiários e não retornou mais ao jogo. O garrafão do time encontrou problemas, Minnesota passou a coletar rebotes ofensivos e aproveitou os pontos de segunda chance para se manter na cola, mesmo com o péssimo aproveitamento de Towns e Edwards até o momento.

Doncic e Irving fecharam o segundo quarto em alta, mas, uma falta desnecessária de Daniel Gafford fez a vantagem cair no intervalo: 60 a 52.

Os Wolves voltaram dos vestiários guiados pelo bom aproveitamento de Conley nas bolas de três. Na defesa, contudo, o veterano armador era explorado em todas as jogadas, e acabou sendo poupado quando alcançou as quatro faltas, assim como McDaniels e Rudy Gobert.

A partir deste momento, Edwards apareceu para seu melhor momento na série. Atacando o aro com velocidade e agressividade, o ala-armador dos visitantes calou o ginásio com uma enterrada espetacular em cima de Gafford. Anderson também definia com qualidade, e a partida foi para o último quarto empatada em 87 a 87.

O período final, como habitual, começou com bons momentos de Irving. Do outro lado, Minnesota seguia explorando o garrafão, especialmente nos momentos em que Gafford esteve no banco. Dallas errava nos momentos decisivos, e o jogo permanecia equilibrado.

Depois de diversas trocas de cestas e muita fisicalidade, Washington anotou uma bola tripla importantíssima da zona morta, e os Mavericks abriram três de vantagem. A defesa apareceu duas vezes e, com arremessos certeiros da meia distância, Doncic e Irving praticamente deram números finais ao duelo.

Ainda haveria tempo para um belo toco de Gafford em uma tentativa de bandeja e uma ponte-aérea com assistência de Luka, definindo o confronto e levando o ginásio à loucura.

PRÓXIMO JOGO

Os Mavericks poderão voltar às finais da NBA pela primeira vez desde 2011, ano em que conquistaram seu primeiro e único título. Para isso, terão que vencer os Timberwolves no jogo 4, que acontece nesta terça-feira (28), às 21h30 (horário de Brasília), também em Dallas.

(Foto: Reprodução X/Dallas Mavericks)

instagram