NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
menu menu
search
Copa de Basquete
30 de agosto de 2023 - 10h08

Yago lidera e Brasil vence Costa do Marfim com dificuldades para se classificar

Com 6/7 nas bolas de três, Yago põe bola debaixo do braço e decide para o Brasil se classificar para segunda fase da Copa do Mundo

Yago dos Santos lidera Brasil em vitória sobre a Costa do MarfimO Brasil precisava vencer a Costa do Marfim nesta quarta-feira (30) para se classificar à segunda fase da Copa do Mundo de Basquete e, com muito suor, conseguiu. Liderada pelo armador Yago dos Santos, a seleção brasileira fez 89 a 77 e agora enfrenta Canadá e Letônia por uma vaga nas quartas de final.

Yago foi o grande destaque brasileiro e praticamente quem levou a seleção à vitória. O novo armador do Estrela Vermelha atuou por quase 29 minutos e teve 24 pontos, 12 assistência e 6/7 nos arremessos de três, ainda com somente um desperdício. Bom alívio ofensivo, o ala-pivô Tim Soares terminou o jogo com 15 pontos e seis rebotes. Georginho de Paula foi a 13 pontos e Bruno Caboclo teve novo jogo sólido, terminando com 12 pontos e oito rebotes.

Pelo lado marfinense, o pivô Cédric Bah registrou um double-double de 13 pontos e 13 rebotes, o veterano armador Solo Diabate terminou com 12 pontos e o ala Jean Philippe Dally foi a 11.

Além da classificação para a segunda fase, o Brasil segue na briga por uma das duas vagas diretas das Américas para as Olímpiadas 2024, brigado com os EUA, Canadá, República Dominicana e Porto Rico. Os marfinenses jogarão os jogos classificatórios de 17º a 32º a partir desta quinta-feira (31) e também brigam pela única vaga direta da África para Paris 2024, contra Sudão do Sul, Angola, Cabo Verde e Egito.

O jogo

Jogando de igual para igual com a seleção brasileira e com uma variedade ofensiva que dificultou a defesa brasileira, os marfinenses foram melhor no primeiro quarto e levaram parcial por 25 a 23. Do lado brasileiro, Yago e Tim foram os destaques de um time que teve dificuldades quando um e/ou o outro estava fora de quadra.

Com Marcelinho Huertas e Cristiano Felício mal, Yago voltou no início do segundo quarto e Gui Santos também entrou bem. O Brasil equilibrou melhor a partida no segundo quarto, mas foi Yago o grande destaque a coordenar os melhor momentos brasileiros. O armador acertou três bolas de três no quarto e comandou a virada brasileira, colocando 50 a 46 no placar.

O terceiro período seguiu a mesma toada. Com Yago e Tim em quadra, o Brasil novamente viveu seus melhores momentos. Os dois lideraram a primeira metade da parcial e o Brasil abriu 13 pontos de frente (63 a 50). Mas isso até Yago sair e ver do banco a reação dos marfinenses, que fizeram 15 a 5 nos últimos quatro minutos e foram para o último período perdendo por somente cinco (70 a 65).

Os últimos dez minutos foram nervosos e as duas equipes passaram bons tempos sem pontuar em alguns momentos. O Brasil abriu alguma vantagem em alguns momentos, mas viam o rival encostar. A Costa do Marfim chegou a cortar para três pontos a 4:58 para o fim (74 a 71), mas foi o mais próximo que chegaram, já que o Brasil conseguiu uma boa sequência de 15 a 6 para fechar a partida.

Matéria atualizada em 30 de agosto, às 11h05.

(Foto: Reprodução Twitter / Basquete CBB)

instagram