NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
menu menu
search
MLB MLB
Noticias Podcast Video
MLB
24 de janeiro de 2024 - 17h01

Adrián Beltré, Joe Mauer e Todd Helton são eleitos para o Hall da Fama

Trio é selecionado para o panteão máximo do beisebol

Joe Mauer anuncia aposentadoria após 15 anos defendendo o Minnesota TwinsNesta terça-feira (23), a MLB anunciou que o terceira base Adrián Beltré, o catcher Joe Mauer e o outfielder Todd Helton foram eleitos para o Hall da Fama na turma de 2024, após atingirem 75% das escolhas válidas.

Beltré foi selecionado logo no primeiro ano elegível, com 95,1%. Seus colegas passaram por pouco da margem necessária, com 76,1% e 79,7%, respectivamente. Helton estava na sexta disputa, enquanto Mauer também era um dos “novatos”.

O Comitê da Era Contemporânea do Beisebol também elegeu o técnico Jim Leyland na sessão. Ele dirigiu o Detroit Tigers ao título da World Series em 1997 e venceu três vezes o prêmio de manager do ano.

Apontado como um dos melhores atletas da história na terceira base, Adrián Beltré era franco favorito para ser oficializado como um dos membros de Cooperstown. Estreando em 1998 pelo Los Angeles Dodgers, ele ainda passou por Seattle Mariners e Boston Red Sox, mas se tornou um dos grandes ídolos do Texas Rangers, onde pendurou sua luva em 2018.

O consistente desempenho defensivo, aliado ao poderio no bastão e longevidade de Beltré eram notáveis, o que o consagrou como um dos maiores nomes do esporte. Durante seus 21 anos ativos na Major League Baseball, participou de 2.933 partidas, com 3.166 rebatidas, 1.707 corridas impulsionadas, 477 home runs e aproveitamento de 28,6%

Além dos excelentes números, o dominicano também foi eleito para o All-Star Game quatro vezes, levou cinco troféus Gold Glove e quatro Silver Sluggers para casa, além de ter o seu número 29 aposentado pelos Rangers.

Joe Mauer é o maior ídolo da era recente do Minnesota Twins. Nascido e criado em St. Paul, ele defendeu somente a franquia do seu coração durante seus 15 anos como profissional. Em campo, destacava-se pelo soberbo aproveitamento ofensivo (principalmente para um apanhador) e pela liderança. Na reta final da carreira, o jogador também passou a ocupar as posições de primeira base e rebatedor designado por conta de problemas físicos.

De 2004 até 2018, foi o responsável por 2.123 hits em 1.858 jogos, com 923 de RBI, 143 home runs e média de 30,6% de rebatidas a cada at bat. Mauer foi o MVP da Liga Americana em 2009 e All-Star em seis oportunidades, com cinco Silver Sluggers e três Gold Gloves na estante. Também teve a sua camisa 7 aposentada.

Maior ídolo do Colorado Rockies, Todd Helton é outro que defendeu somente uma camisa em toda a sua carreira, de 1997 até 2013. Ele quase foi eleito no ano passado, com 72,2% dos votos, o que o creditava como um dos favoritos para 2024. Em campo, se consolidou como um sólido rebatedor e participou do principal momento da história da franquia, a World Series de 2007, perdida para o Boston Red Sox.

Nos seus 17 temporadas de MLB, Helton registrou 2.519 rebatidas após 2.247 partidas. Impulsionou 1.406 corridas e mandou a bolinha para fora do campo em 369 duelos. Como prêmios pessoais, foi apontado para ao All-Star Game cinco vezes, com três Gold Gloves, quatro Silver Sluggers, um troféu Hank Aaron e o número 17 aposentado em Denver.

Dos 26 concorrentes, alguns deram adeus à possibilidade de se juntar ao panteão sagrado do esporte. Enquanto Gary Sheffield amargou sua décima nomeação não vitoriosa (sendo excluído de futuras oportunidades), nomes como José Bautista, Víctor Martínez, Bartolo Colón e Matt Holliday foram eliminados do certame por não atingirem a margem mínima de 5% de votos.

Os novos indicados para 2025 serão oficializados em 21 de julho. Na disputa eles terão a companhia de grandes jogadores, como Alex Rodríguez, Billy Wagner, Manny Ramírez, Omar Vizquel, Torii Hunter e David Wright.

Foto: Reprodução Twitter/Minnesota Twins

instagram