NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
menu menu
search
MLB MLB
Noticias Podcast Video
MLB
23 de junho de 2024 - 10h06

Rockies vencem Nationals com final inusitado e inédito

Violação de pitch clock do fechador Kyle Finnegan, dos Nationals, resultou na corrida da vitória para os Rockies

Jogo empatado. Bases cheias. Contagem completa. Nona entrada. Nenhuma eliminação. Para Ryan McMahon dos Rockies, “Quando você é criança, esses são os momentos com que você sonha”.

Mas nenhum sonho de criança termina com o árbitro de home plate — neste caso, Hunter Wendelstedt — saindo de sua posição e batendo no pulso como se dissesse “você está atrasado”.

Isso aconteceu porque o líder de violações do cronômetro de arremessos da MLB de 2024, o fechador dos Nationals, Kyle Finnegan, cometeu sua nona violação. Nenhum outro arremessador tem mais de cinco. A bola automática forçou a corrida da vitória na vitória dos Rockies por 8-7.

Foi o primeiro jogo a terminar com uma violação do cronômetro de arremessos desde que a regra foi introduzida na temporada de 2023. O aspecto menos estranho é que o cenário foi o teatro das esquisitices, Coors Field.

“É justo que nós tenhamos a primeira violação do cronômetro de arremessos,” disse McMahon, que voltou de uma contagem de 0-2 para ter o tempo a seu favor.

Apesar do deslize, Finnegan tem sido uma opção confiável para os Nationals; ele está em terceiro lugar entre todos os relevistas com 21 saves.

“No começo, eu, realmente, não sabia o que ele tinha chamado porque achei que estava no tempo certo. Eu não estava,” disse Finnegan. “Então, percebi que estava atrasado. Imediatamente, me senti péssimo por decepcionar o time em um momento tão crucial. Perder o jogo dessa maneira, isso não pode acontecer.”

Qual é a regra?

Os arremessadores têm 15 segundos com bases vazias. Neste caso, após os Rockies conseguirem quatro rebatidas simples consecutivas — incluindo a de Brenton Doyle para empatar o jogo e a de Ezequiel Tovar para recarregar as bases — o limite é de 18 segundos, uma redução de dois segundos em relação à temporada passada.

O batedor deve estar na caixa e atento com oito segundos restantes no relógio.

Qual a singularidade disso?

Para Finnegan, apesar de sua eficácia comprovada, não é muito. Ele lidera todos os arremessadores em 2024 com nove violações do cronômetro, à frente de Chris Bassitt dos Blue Jays, Tyler Beede dos Guardians e Reynaldo López dos Braves — cada um com cinco.

A violação de Finnegan foi a quarta na era do cronômetro de arremessos com bases cheias. Ray Kerr (com os Padres), Naoyuki Uwasawa (com os Red Sox) e Roansy Contreras (com os Pirates) são os únicos outros arremessadores a fazer isso. No entanto, a de Finnegan foi a única que resultou em uma vitória automática

Manager Bud Black: “Que tal isso? Os Rockies e os Nationals fazem parte da história.”

McMahon:“Eu nunca olho para o [cronômetro]. Depois que entro com oito segundos restantes, não olho para [Wendelstedt]. Deixo o árbitro fazer o seu trabalho.”

Hunter Goodman, que teve uma rebatida simples na nona entrada:“Isso é louco. Não houve uma na pré-temporada, tipo ano passado? Nunca participei de algo assim, mas isso é incrível. Quero dizer, [McMahon] estava fazendo um bom turno de rebatida.”

O que os Nationals disseram?

Manager Dave Martinez: “Você precisa ter consciência, [Finnegan] poderia ter saído do montículo. É uma situação difícil, mas é algo de que ele precisa estar ciente”.

“Ele é lento, é assim que ele é. Ele é um fechador. Hoje isso o prejudicou, mas, normalmente, não tem sido um problema.”

Finnegan: “Estou apenas tentando focar no arremesso e na localização. Achei que tinha visto o cronômetro. Acho que quando vi o relógio e olhei para o receptor e arremessei, estava um pouco atrasado”.

“Não vou mudar tudo. Obviamente, isso tem sido um problema para mim, mas é algo que uso e só preciso melhorar. Gosto de usar o cronômetro a meu favor, mas preciso garantir que ainda haja um segundo restante. Não fiz isso hoje à noite e paguei o preço.”

Shortstop CJ Abrams: “Quando vi, já era tarde demais para gritar qualquer coisa. Provavelmente, não daria para ouvir de qualquer jeito; estava barulhento lá fora. Foi um final estranho.”

(Foto: Reprodução X / Colorado Rockies)

instagram