NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
NBA
18 de julho de 2024 - 11h07

Cofundador do Magic, GM Pat Williams morre aos 84 anos

General manager com 56 anos de experiência na NBA não resistiu a complicações de uma pneumonia viral

Pat Williams, cofundador do Orlando Magic, morreu nesta quarta-feira (17), aos 84 anos de idade, por complicações de uma pneumonia viral, de acordo com anúncio da franquia da Flórida.

Williams iniciou sua carreira como gerente da NBA em 1968 com o Philadelphia 76ers. Após passagens como general manager por Chicago Bulls e Atlanta Hawks, ele retornou para a Pensilvânia e contribuiu com a conquista do título da temporada 1982-83.

O cartola esteve envolvido no processo de expansão da liga com a criação do Orlando Magic, que começou a jogar em 1989. Williams foi o GM da equipe até 1996, quando foi promovido para o cargo de vice-presidente sênior.

‘’Pat Williams, simplesmente, trouxe magia a Orlando’’, disse o presidente do Orlando Magic, Dan DeVos e o CEO, Alex Martins, em nota conjunta. ‘’Suas conquistas serão sempre lembradas. Armado por seu otimismo continuo e energia inigualável, ele era um incrível visionário que ajudou a transformar o mundo dos esportes de múltiplas maneiras.’’

A família do dirigente publicou comunicado ressaltando sua positividade. ‘’Ele era apaixonado por desafios e quando ele mudou nossa família para Orlando para começar o Magic, ele estava cheio de entusiasmo e energia que ele demonstrava todo dia. Nós crescemos acreditando que qualquer coisa é possível por causa de seu inabalável entusiasmo pelo que era apaixonado.’’

Apesar de não ter conquistado um título na Flórida, Williams possuía o apelido de ‘’rei da loteria’’ por seu sucesso nas ocasiões em que representou o Magic no evento anual que determina a franquia que terá a primeira escolha no Draft. A sorte abençoou o dirigente com grandes estrelas como Shaquille O’Neal, Anfernee Hardaway e Dwight Howard, que levaram a franquia para duas finais da NBA.

Além de figura influente na NBA, o dirigente também escreveu mais de 100 livros e participou de 58 corridas, incluindo 13 Maratonas de Boston. Ele ainda se tornou uma voz ativa na arrecadação de fundos para pesquisas do câncer após ser diagnosticado com mieloma múltiplo em 2011.

Williams deixa sua mulher e 19 filhos, sendo 14 adotados de países estrangeiros.

(Foto: Divulgação Site Oficial / Orlando Magic)

instagram