NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
NBA
25 de julho de 2024 - 11h07

Franceses provocam Joel Embiid na chegada em Paris: ‘Devolva seu passaporte’

Torcedores da seleção francesa criticaram a decisão do pivô de defender os Estados Unidos nos Jogos Olímpicos de Paris

Nesta quarta-feira (24), o pivô Joel Embiid encontrou clima hostil na sua chegada em Paris, onde disputará as Olimpíadas de 2024 com a seleção dos Estados Unidos. O atleta, que poderia ter optado por defender a França ou Camarões nos Jogos, foi recebido por críticas dos franceses contra sua decisão de jogar com os norte-americanos.

‘’Devolva o seu passaporte. Você deveria jogar pela França. Você não é norte-americano’’, exclamava um dos torcedores presentes.

Embiid nasceu em Camarões – que anteriormente foi uma colônia francesa -, mas possui cidadanias da França e dos Estados Unidos. Com sua múltipla nacionalidade, o atleta teve a oportunidade de escolher qual país defenderia durante os Jogos deste ano.

O jogador acabou decidindo se juntar aos astros norte-americanos da NBA na seleção dos EUA, escolha que não foi bem recebida entre os europeus. Além da irritação dos torcedores, o presidente e o general manager da Federação Francesa de Basquete criticaram o jogador publicamente, o acusando de escolher o caminho ”mais fácil” para a conquista de uma medalha olímpica.

Durante entrevista recente ao podcast ”The Interview”, do jornal The New York Times, Embiid explicou os motivos que o levaram a tomar a decisão. ‘’Significa muito. Eu passei metade da minha vida aqui (Estados Unidos). Eu tenho uma grande família, uma boa mulher, meu filho, então isso faz muito sentido. Eu tive a oportunidade de estar aqui e conquistar muito’’, disse o pivô.

Mesmo antes de anunciar sua escolha, o pivô não tinha a França como prioridade, uma vez que ele confirmou que se juntaria aos camaroneses caso o time se classificasse para as Olimpíadas. O passado político entre as nações foi um dos motivos que guiaram o pensamento do atleta.

‘’Eu me vejo como um camaronês. Essa sempre será minha casa. […] Eu tive a oportunidade de conversar com o presidente da França sobre o que estava acontecendo, e eu falei pra ele que uma das coisas que me incomodavam muito era a relação entre a França e Camarões e países africanos em geral’’, afirmou o astro do Philadelphia 76ers.

Embiid e os EUA disputarão o Grupo C do basquete olímpico contra Sérvia, Porto Rico e Sudão do Sul. A equipe norte-americana estreia em duelo contra Nikola Jokic e a seleção sérvia neste domingo (28).

(Foto: Reprodução X / USA Basketball)

instagram