NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
NBA
31 de maio de 2024 - 00h05

Mavericks dominam Timberwolves e voltam às finais depois de 13 anos

Com Doncic dominante e MVP das finais do Oeste, Mavericks vencem Timberwolves fora de casa e fecham série em 4 a 1

Luka Doncic - Dallas Mavericks @ Minnesota TimberwolvesO Dallas Mavericks teve uma nova chance para fechar a série das finais da Conferência Oeste nesta quinta-feira (30) e dessa vez não a perdeu. Jogando no Target Center contra o Minnesota Timberwolves o jogo 5, a equipe atropelou no primeiro tempo e controlou o segundo para sair com uma vitória por 124 a 103 e finalizar a série em 4 a 1.

Com a vitória, Dallas avançou para sua terceira final da NBA da história, a primeira desde seu único título, em 2011. Os texanos encaram o Boston Celtics, campeão da Conferência Leste, a partir do dia 6 de junho, no TD Garden, em Boston.

Luka Doncic e Kyrie Irving novamente foram os grandes destaques dos visitantes. Doncic terminou com 36 pontos, sendo 20 somente no primeiro quarto, dez rebotes, cinco assistências e 14/22 nos arremessos de quadra, sendo 6/10 nas bolas de três. As grandes atuações pela série e também no jogo derradeiro premiaram o esloveno com o Troféu Magic Johnson de MVP das finais do Oeste.

Irving não ficou nada atrás de Luka, contribuindo com os mesmos 36 pontos, além de cinco assistências e nenhum desperdício. P.J. Washington com 12 pontos e sete rebotes, e Daniel Gafford com 11 pontos e nove rebotes foram os outros únicos da equipe a pontuarem em dígitos duplos.

Do lado dos Wolves, Karl-Anthony Towns foi o destaque enquanto ainda tinha jogo e acabou como cestinha da equipe com 28 pontos, além de 12 rebotes. Anthony Edwards também terminou com 28 pontos, além de nove rebotes e seis assistências, em 10/18 nos arremessos de quadra. Rudy Gobert, com nove pontos e cinco rebotes, e Jaden McDaniels com oito pontos e problema com faltas desde o início, tiveram pouco impacto. Naz Reid foi outro, que teve cinco pontos e 2/10 nos arremessos de quadra.

O jogo

Em novo duelo com as costas na parede, os Wolves começaram a partida equilibrando as ações contra os Mavs. O jogo chegou a 5:43 para o fim do primeiro quarto empatado em 18, mas daí para frente os visitantes dominaram, emplacando uma sequência de 17 a 1 para fechar os primeiros 12 minutos. Somente Doncic teve 20 dos 35 pontos de Dallas no quarto, mais do que os 19 de Minnesota em toda a parcial.

A diferença foi para 21 pontos (40 a 19) logo no início do segundo período e Dallas controlou muito bem o placar daí para frente. Doncic e Irving seguiam controlando as ações ofensivas, enquanto Towns era o único do lado dos Wolves que ainda conseguia algo. Com McDaniels sofrendo com faltas, mas não só isso, a defesa de Minny esteve bastante desmontada e a equipe viu o placar chegar a 69 a 40 no intervalo.

A missão do segundo tempo para os Wolves era conseguir a maior virada da história dos playoffs depois da primeira metade. A diferença chegou em 36 pontos (82 a 46) a 7:54 para o fim da parcial, a maior da partida, mas os Wolves ainda reagiram antes do quarto derradeiro, emplacando uma sequência de 27 a 15 para vencer o terceiro período por 33 a 28 e levar o placar para 97 a 73 na entrada dos últimos 12 minutos.

No último quarto, 21 pontos, a diferença final, foi o máximo que Minnesota conseguiu chegar, em alguns momentos pelo período, sem mais assustar  os visitantes até o estouro do cronômetro.

(Foto: Reprodução Twitter / Dallas Mavericks)

instagram