NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
NBA
PODCASTS
25 de janeiro de 2023 - 20h01

NBA Power Ranking 2022/2023 The Playoffs: mês 3

Boston Celtics e Denver Nuggets crescem e assumem as primeiras posições da lista; já Phoenix Suns e Portland Trail Blazers despencam

O Power Ranking do The Playoffs está de volta! Neste mês, como de costume, vamos atualizar como estão as equipes da melhor liga de basquete do mundo. Boston Celtics e Denver Nuggets seguem em alta, vão liderando suas conferências atualmente, e agora ocupam os dois primeiros lugares, respectivamente, no nosso ranking, ultrapassando o Milwaukee Bucks e o Memphis Grizzlies.

Vale ressaltar positivamente também as evoluções de Philadelphia 76ers, Sacramento Kings, Miami Heat, Dallas Mavericks, que subiu sete posições, Golden State Warriors e o surpreendente Oklahoma City Thunder.

Já os destaques negativos do mês ficaram para Phoenix Suns, ainda desfalcado de seus principais jogadores, e Portland Trail Blazers, que caíram dez posições na lista, ligando o sinal de alerta nos seus torcedores.

Além deles, times que já não almejam mais nada na NBA como San Antonio Spurs, Detroit Pistons e Houston Rockets seguem sofrendo derrotas em sequência e já pensam na próxima temporada.

Antes de apresentar toda a lista, entenda como funciona o Power Ranking do The Playoffs.

COMO FUNCIONA

A posição de cada time no Power Ranking do The Playoffs é definida por um comitê do site que conta com Guilherme Rodrigues, Jorge de Sousa, Jefferson Venâncio, Pedro Moreira, Piero Fiorelli e Renan Dourado. Os seis dão notas para as equipes levando em conta campanhas, a força dos elencos em geral (considerando lesões também), o desempenho em cada partida recente (além da força dos adversários) e a perspectiva delas neste momento. A partir da média, listamos as franquias neste ranking. Ou seja, um time com melhor campanha pode estar atrás de outro de menos vitórias, pois analisamos diversos aspectos.

Foto: Divulgação Twitter / Boston Celtics

POWER RANKING THE PLAYOFFS MÊS 3 – NBA 2022/2023

#1 Boston Celtics (posição anterior: 3)

O atual finalista da NBA assumiu a primeira posição do nosso Power Ranking. Com um elenco homogêneo, que contou com o reforço de Malcolm Brogdon para esta temporada, e uma defesa forte, a franquia de Massachusetts retomou a sequência de vitórias (8-2 nas últimas dez partidas), apesar de duas derrotas seguidas, e segue como uma das principais favoritas ao primeiro lugar da Conferência Leste. Jayson Tatum vem com média de 31 pontos, a terceira maior da liga, briga pelo prêmio de MVP e é o grande condutor na engrenagem, ao lado do seu fiel escudeiro Jaylen Brown.

Campanha: 35-14 (1º lugar da Conferência Leste)

#2 Denver Nuggets (posição anterior: 5)

Um dos times mais quentes atualmente é o Denver Nuggets. Guiado por Nikola Jokic, atual duas vezes MVP da liga e um dos favoritos para vencer o prêmio novamente, Denver se isolou na liderança da Conferência Oeste neste período e deve lutar pelas primeiras posições até o final da temporada regular. Além do sérvio, Jamal Murray vem evoluindo gradativamente e será muito importante na sequência do torneio. Outro ponto importante é o retorno de Michael Porter Jr. Após lesão, o jovem ala pode ajudar bastante a equipe.

Campanha: 34-14 (1º lugar da Conferência Oeste)

#3 Memphis Grizzlies (posição anterior: 2)

Apesar de ter caído da segunda para a terceira colocação no Power Ranking, o Memphis Grizzlies segue muito regular e muito forte. Não dá para falar do time sem enfatizar a grande temporada do talentoso Ja Morant. O jovem astro segue com muita personalidade e números cada vez melhores. Além dele, vale ressaltar a importância de alguns coadjuvantes como Desmond Bane, Dillon Brooks, Steven Adams, entre outros. Com certeza, Memphis é um time que será difícil de ser batido.

Campanha: 31-16 (2º lugar da Conferência Oeste)

#4 Philadelphia 76ers (posição anterior: 9)

Apesar de um início de temporada não muito promissor, o Philadelphia 76ers segue em evolução dentro da liga. No último Power Ranking, os Sixers estavam na nona posição e agora já figuram dentro do top 5. Joel Embiid, o maior pontuador da da liga com média 33,6 pontos por jogo, e James Harden, com média de duplo-duplo (21,5 pontos e 11,2 assistências), estão se entrosando cada vez melhor, e podem levar a franquia da Pensilvânia a um mando de quadra nos playoffs.

Atualmente, os comandados do técnico Doc Rivers estão na segunda posição da Conferência Leste, com uma corrida de cinco vitórias consecutivas.

Campanha: 30-16 (2º lugar da Conferência Leste)

#5 Milwaukee Bucks (posição anterior: 1)

Até então principal candidato ao título da Conferência Leste e líder da última edição do Power Ranking, o Milwaukee Bucks caiu de produção neste mês. As ausências frequentes de seu principal jogador, Giannis Antetokounmpo, por questões físicas, além de Khris Middleton, têm afetado a produção da equipe nos últimos jogos. Apesar disso, Milwaukee segue entre os principais favoritos da conferência.

Campanha: 30-17 (3º lugar da Conferência Leste)

#6 Cleveland Cavaliers (posição anterior: 4)

Considerado por muitos um dos times mais agradáveis de se assistir atualmente, o Cleveland Cavaliers sofreu uma leve oscilação no último mês. No entanto, nada que prejudicasse muito a franquia de Ohio na briga pelos playoffs. Com um elenco jovem e talentoso, os Cavs se apoiam em nomes como Donovan Mitchell e Darius Garland como principais pontuadores, além de Evan Mobley e Jarrett Allen dentro do garrafão.

Campanha: 29-20 (5º lugar da Conferência Leste)

#7 Sacramento Kings (posição anterior: 11)

O Sacramento Kings tem sido uma grata surpresa na atual temporada da NBA. A equipe deu um salto de qualidade desde o ano passado ao incluir em seu elenco Domantas Sabonis e criou um jogo coletivo interessante, ajudando De’Aaron Fox e Harrison Barnes. Keegan Murray segue crescendo e vem fazendo uma boa temporada de calouro. Destaque ainda para Malik Monk, um dos melhores sexto homens da liga, com média de 13,2 pontos vindo do banco.

Campanha: 27-19 (3º lugar da Conferência Oeste)

#8 Brooklyn Nets (posição anterior: 7)

Mesmo com a ausência do seu principal jogador, Kevin Durant, lesionado, o Brooklyn Nets se manteve bem posicionado no PR. Finalmente, Kyrie Irving tem jogado bem e comandado a franquia nova-iorquina nesse período em que KD não está disponível. Para ilustrar bem o momento, os Nets venceram o Golden State Warriors em San Francisco por 120 a 116 no último domingo (22), com uma grande atuação do armador (38 pontos). Olho ainda em Nic Claxton, que vem evoluindo cada vez mais e ajudando bastante Brooklyn dentro do garrafão. Ele é o líder na porcentagem de arremessos (73,3%) e líder em tocos (2,7) da liga.

Campanha: 29-17 (4º lugar da Conferência Leste)

#9 New Orleans Pelicans (posição anterior: 8)

Muito desfalcado ainda e sem dois de seus principais jogadores Brandon Ingram (que volta hoje) e principalmente Zion Williamson, o New Orleans Pelicans tem conseguido se manter bem colocado na liga, mesmo com uma sequência atual de cinco derrotas seguidas. Com CJ McCollum como principal condutor no momento, a franquia de Louisiana tem um bom núcleo jovem de apoio também e conta ainda com o Jonas Valanciunas para dominar o garrafão. A margem de evolução dos Pelicans é muito grande e com o time completo, vai brigar por mando de quadra na primeira rodada dos playoffs. Mas atenção nas próximas semanas ainda sem Zion no time.

Campanha: 26-22 (4º lugar da Conferência Oeste)

#10 Miami Heat (posição anterior: 14)

O Miami Heat ainda não engrenou na temporada, mas vem jogando melhor. Apesar do bom elenco que conta com nomes importantes como Jimmy Butler, Kyle Lowry, Bam Adebayo, Tyler Herro, entre outros, a franquia segue oscilando. Em relação ao último mês, Miami teve uma pequena evolução, mas ainda falta uma arrancada mais convincente para se colocar entre os principais favoritos do Leste. Vale lembrar que o time comandado por Erik Spoelstra vem sofrendo algumas ausências ocasionais por questões físicas e isso atrapalha bastante o processo. Quem sabe a importante vitória contra o Boston Celtics nesta terça-feira (24) mude o rumo de uma vez para o Heat.

Campanha: 27-22 (76 lugar da Conferência Leste)

#11 New York Knicks (posição anterior: 10)

Após um segundo mês de liga surpreendente, o New York Knicks “caiu na realidade” neste momento com 50% de aproveitamento nos últimos dez jogos. O time nova-iorquino vinha de quatro derrotas seguidas, mas conseguiu se recuperar nesta terça-feira (24) após vitória contra o Cleveland Cavaliers. Apesar dessa oscilação, temos que enfatizar o sétimo lugar do Leste e as ótimas temporadas de Julius Randle e Jalen Brunson, que estão guiando os Knicks de forma surpreendente.

Campanha: 26-23 (7º lugar da Conferência Leste)

#12 Dallas Mavericks (posição anterior: 19)

Um dos times que mais cresceram no PR este mês, o Dallas Mavericks subiu sete posições. Candidato ao prêmio de MVP e segundo lugar na lista de maiores pontuadores da temporada, Luka Doncic tem brilhado de forma magistral e comandado essa reação de Dallas. O esloveno segue melhorando os seus números individuais em relação às últimas temporadas (33,6 pontos, 8,2 rebotes e 8,7 assistências por jogo), e isso faz a franquia subir de patamar neste momento.

Além dele, vale destacar as produções de Christian Wood e Spencer Dinwiddie, que são jogadores que têm colaborado com o armador. Porém, para os Mavs serem considerados um dos favoritos da forte Conferência Oeste, precisam fornecer mais ajuda ao craque da equipe.

Campanha: 25-24 (6º lugar da Conferência Oeste)

#13 Los Angeles Clippers (posição anterior: 12)

Considerado por muitos especialistas um dos melhores elencos da NBA na atualidade, o Los Angeles Clippers segue “patinando” na liga, apesar de uma sequência atual de três vitórias seguidas. Tudo bem que as questões físicas têm prejudicado bastante, mas se esperava mais da franquia californiana.

Estrelas como Kawhi Leonard e Paul George não conseguem se manter saudáveis por um longo período e sempre perdem jogos. Apesar disso, o elenco profundo com nomes como John Wall, Reggie Jackson, Marcus Morris, Norman Powell faz os Clippers estarem no quinto lugar da Conferência Oeste e dentro da zona de classificação direta aos playoffs.

Campanha: 26-24 (5º lugar da Conferência Oeste)

#14 Atlanta Hawks (posição anterior: 16)

O mês foi bom para o Atlanta Hawks. A franquia cresceu em um momento importante da temporada e agora está em oitavo lugar do Leste. Trae Young segue com bons números individuais (27 pontos e 9,9 assistências), mas sua deficiência na parte defensiva é evidente. Já Dejounte Murray, que chegou para dividir o protagonismo, melhorou nos últimos jogos, mas ainda segue em fase de adaptação, após chegar do San Antonio Spurs. Já Bogdan Bogdanovic cresceu e vem jogando melhor atualmente, após período lesionado.

Outro ponto que precisa ser levantado é a mudança dentro do garrafão e essa indefinição tem prejudicado os Hawks. Com Clint Capela lesionado na maior parte do mês, Atlanta teve John Collins e Onyeka Okongwu entre os titulares. No entanto, existem rumores de trocas, principalmente para Collins, por isso fica difícil saber o que esperar do time futuramente.

Campanha: 24-24 (8º lugar da Conferência Leste)

#15 Minnesota Timberwolves (posição anterior: 15)

Antes da temporada 2022-23 começar, o Minnesota Timberwolves era considerado uma possível surpresa entre os primeiros colocados do Oeste. Porém, apesar de estar na oitava colocação na conferência, isso não aconteceu até o momento devido a lesões importantes. Ainda sem Karl-Anthony Towns e Rudy Gobert também lidando com dores e pequenas ausências, os Wolves se apoiam em Anthony Edwards (24,3 pontos por jogo) para seguirem brigando por playoffs. Já D’Angelo Russell tem ajudado também com 6,3 assistências de média.

De qualquer forma, vale apostar em um crescimento da franquia com a volta de KAT para a reta final da temporada, já que se trata de um dos melhores jogadores da NBA dentro do garrafão, formando uma ótima dupla com Gobert.

Campanha: 24-25 (9º lugar da Conferência Oeste)

#16 Phoenix Suns (posição anterior: 6)

Outra equipe que caiu muito no PR neste mês (dez posições), o Phoenix Suns tem um motivo claro para isso: os desfalques. Sem Devin Booker, Chris Paul, que retornou na penúltima partida, Cam Johnson, voltando agora também, e com Deandre Ayton alguns jogos de fora, Phoenix despencou na tabela de classificação da Conferência Oeste, indo para a sétima colocação. No entanto, a franquia do Arizona venceu os últimos quatro duelos e já respira mais aliviada.

Durante esse período, Mikal Bridges tem comandado a equipe e tem sido o único titular 100% atualmente. Ele é uma verdadeira fortaleza e chegou a uma sequência absurda de 357 partidas consecutivas na liga. Ele jogou todos os jogos que eram possíveis desde quando foi draftado em 2018. Com um elenco de apoio com problemas, o ala merece o reconhecimento e em caso de classificação aos playoffs, será um dos principais responsáveis.

Campanha: 25-24 (7º lugar da Conferência Oeste)

#17 Golden State Warriors (posição anterior: 21)

A ressaca do título na temporada passada parece que ainda não passou totalmente pelo lado do Golden State Warriors. Apesar do crescimento neste mês, os atuais campeões não decolaram como o esperado. Stephen Curry sofreu uma lesão no ombro, o que atrapalhou a franquia nesse período, já que ele é o grande condutor do time.

Para crescer de vez e conseguir uma vaga aos playoffs, Golden State precisará melhorar mais o seu aproveitamento longe de casa (6-18). Com o seu time completo, os Warriors perderam no último dia 19 para o Boston Celtics, no TD Garden, na reedição das finais da NBA no ano passado. Individualmente, Jordan Poole segue como grata surpresa.

Campanha: 23-24 (10º lugar da Conferência Oeste)

#18 Oklahoma City Thunder (posição anterior: 23)

Apesar de não ter muitas ambições no curto prazo, o jovem Oklahoma City Thunder tem jogado muito bem e vem complicando e muito para vários adversários fortes. Com Shai Gilgeous-Alexander assumindo a responsabilidade (quinto maior pontuador da liga – 30,7 pontos), a franquia precisa continuar a sua reconstrução em torno do talentoso jogador. Outro que teve um bom crescimento é Josh Giddey. Com um jogo inteligente, o armador é o segundo nome da equipe e faz o restante dos companheiros jogarem com suas assistências.

Segunda escolha geral do Draft 2022, Chet Holmgren, que vai perder seu ano de calouro inteiro, atrapalhou a programação, mas OKC tem sido uma das boas surpresas da NBA na atual temporada e o futuro é promissor, já que possui várias escolhas de Draft futuras.

Campanha: 23-24 (11º lugar da Conferência Oeste)

#19 Utah Jazz (posição anterior: 17)

Com um início de competição inesperado e “quente”, mesmo após as perdas de Rudy Gobert e Donovan Mitchell, o Utah Jazz vem caindo na temporada. Era esperado que o time não conseguiria manter o ritmo dos primeiros jogos, então isso é normal para o processo de reconstrução completa que a franquia está passando.

O lado positivo é que a equipe segue bem posicionada na Conferência Oeste (oitavo lugar), dentro da zona de play-in, e a consistência de Lauri Markkanen, cestinha do elenco e cotado ainda para o All-Star Game. São 24,8 pontos de média na temporada e um grande destaque na liga. Vale lembrar ainda do calouro Walker Kessler, que vem aumentando os seus minutos em quadra e já se mostrou um excelente protetor de aro com 1,9 toco de média, o quinto maior da liga atualmente. Realmente, o que vier para Utah é lucro, já que o pensamento é no futuro.

Campanha: 25-25 (8º lugar da Conferência Oeste)

#20 Los Angeles Lakers (posição anterior: 20)

O Los Angeles Lakers manteve o 20° lugar no Power Ranking. Apesar de não evoluir por aqui, a franquia californiana conseguiu “sobreviver” neste mês sem a presença de Anthony Davis, principal pontuador do elenco. Sem ele, o veterano LeBron James tem mostrado todo o seu basquete, mesmo com 38 anos de idade. Russell Westbrook, vindo do banco, parece estar mais entrosado com o time em comparação com a temporada passada, e tem sido importante também.

A tendência, com o retorno de AD, é Los Angeles crescer mais e buscar uma classificação para o play-in, o que já seria uma grande vitória atualmente, já que o time está apenas na 13ª colocação da Conferência Oeste.

Campanha: 22-26 (13º lugar da Conferência Oeste)

#21 Indiana Pacers (posição anterior: 18)

O Indiana Pacers, que estava com a maior sequência de derrotas da liga (sete derrotas), venceu nesta terça-feira (24) e amenizou um pouco a crise. Apesar disso, o time segue caindo no nosso PR. Após um mês de novembro excelente, a franquia de Indianápolis já está na nona colocação do Leste.

Positivamente, Tyrese Haliburton segue se desenvolvendo, crescendo e já pode ser considerado o “cara” dos Pacers. Ele é o líder em assistências da liga na atualidade com 10,2 e isso não é pouco para um jovem jogador. No entanto, ele se machucou há duas semanas e esse processo acabou sendo adiado.

Campanha: 24-25 (9º lugar da Conferência Leste)

#22 Chicago Bulls (posição anterior: 24)

Com um bom trio de astros formado por DeMar DeRozan, Nikola Vucevic e Zach LaVine, o Chicago Bulls ainda decepciona na atual temporada da NBA, mas finalmente entrou na zona de play-in do Leste (décimo lugar). Mesmo com uma melhora, a franquia de Illinois ainda está fora da colocação que todos esperavam. Recentemente, foi divulgado que as estrelas andam com problemas de entrosamento dentro e fora de quadra e isso pode ser o causador dessa oscilação.

No entanto, ainda falta um elenco maior. Nomes como Patrick Williams e Ayo Dosunmu precisam se desenvolver para serem considerados peças fundamentais entre os titulares. Já os veteranos Andre Drummond e Goran Dragic não são os mesmos de antigamente e pouco contribuem saindo do banco de reservas.

Campanha: 22-25 (10º lugar da Conferência Leste)

#23 Portland Trail Blazers (posição anterior: 13)

O Portland Trail Blazers continua em uma queda gigantesca no Power Ranking (caiu 10 posições). Após um início de torneio muito bom, a franquia de Oregon sofreu com lesões nos últimos dois meses e isso atrapalhou a regularidade. Apesar do time estar completo no momento, inclusive com Damian Lillard, grande craque do elenco, Portland ainda não atingiu mais o ritmo e os resultados do início.

Com boas peças no elenco como Lillard, Jerami Grant, Jusuf Nurkic, Anfernee Simons e Josh Hart, vejo potencial para os Blazers voltarem a crescer na briga por uma vaga no play-in, mesmo com o atual 12º lugar do Oeste.

Campanha: 22-25 (12º lugar da Conferência Oeste)

#24 Toronto Raptors (posição anterior: 22)

A campanha do Toronto Raptors segue decepcionante até aqui. Apesar de Scottie Barnes seguir crescendo em seu segundo ano de liga, a franquia canadense não decola. Pascal Siakam e Fred VanVleet são duas peças talentosas, mas ainda faltam mais opções no elenco.

Gary Trent Jr, OG Anunoby, líder em roubos de bola, são bons nomes, mas ainda é pouco para o time engrenar em busca de uma classificação ao play-in.

Campanha: 21-27 (12º lugar da Conferência Leste)

#25 Washington Wizards (posição anterior: 25)

Em nenhum momento o Washington Wizards deu sinais de que brigaria por algo na temporada, porém, depois de três vitórias consecutivas e mais um ótimo ano de Kyle Kuzma, Washington parece disposto a tentar uma vaga no play-in, mesmo sofrendo com muitos problemas físicos de Bradley Beal e Kristaps Porzingis.

Ainda segue difícil imaginar os Wizards disputando os playoffs este ano, a não ser que alguma mudança mais drástica seja feita, o que não deve acontecer. Nesta segunda-feira (23), inclusive, a franquia trocou Rui Hachimura para o Los Angeles Lakers por Kendrick Nunn e escolhas de segunda rodada de Draft, o que não muda o patamar da equipe, pelo contrário.

Campanha: 21-26 (11º lugar da Conferência Leste)

#26 Orlando Magic (posição anterior: 26)

O Orlando Magic segue em seu processo de reconstrução. Com uma campanha irregular durante toda a temporada, o Magic se apega apenas nas boas produções individuais de alguns jovens que serão o futuro da franquia como Franz Wagner, Wendell Carter Jr., Markelle Fultz e Paolo Banchero, principal nome no momento. Porém, a boa notícia recente é a volta de Jonathan Isaac, após dois anos sofrendo com lesões.

Campanha: 18-29 (13º lugar da Conferência Leste)

#27 Charlotte Hornets (posição anterior: 27)

A temporada do Charlotte Hornets foi comprometida com a lesão no tornozelo de LaMelo Ball ainda no início. Nesse período, entre novembro e dezembro, a franquia não se encontrou sem o seu principal astro e não teve bons resultados. Apesar da sua volta no meio de dezembro, Charlotte não conseguiu engrenar e segue perdendo mais do que ganhando. Para piorar, LaMelo ainda torceu o tornozelo recentemente e está fora de combate de novo.

Sem grandes perspectivas no ano, já surgiram rumores que os Hornets desejam trocar alguns nomes importantes do elenco como Terry Rozier, Kelly Oubre Jr, que está machucado também, além de Gordon Hayward, jogador que dificilmente consegue ter uma sequência de jogos.

Campanha: 13-36 (14º lugar da Conferência Leste)

#28 San Antonio Spurs (posição anterior: 28)

Com dez derrotas nos últimos 12 jogos, o San Antonio Spurs segue como um dos piores times da liga na atualidade. Com um elenco em reconstrução, o time texano ainda perdeu o bom Devin Vassell, que passou por uma artroscopia no joelho. De alento, apenas a boa performance de Keldon Johnson. Os Spurs já deixaram claro que o seu objetivo principal no ano é o próximo Draft da NBA.

Campanha: 14-33 (14º lugar da Conferência Oeste)

#29 Detroit Pistons (posição anterior: 30)

O Detroit Pistons saiu da lanterna do nosso Power Ranking após dois meses. A franquia Michigan até deu indícios de que poderia brigar por vaga no play-in antes do início da temporada com as contratações como a de Bojan Bogdanovic, principal cestinha do time, e com as presenças dos bons jovens jogadores. Entretanto a lesão da primeira escolha do Draft de 2021, Cade Cunningham, que está fora da temporada, acabou com os planos de Detroit, que só não é pior mesmo que o nosso lanterna.

Campanha: 12-37 (15º lugar da Conferência Leste)

#30 Houston Rockets (posição anterior: 29)

Para finalizar, o jovem time do Houston Rockets assumiu a última posição do nosso Power Ranking deste mês. Já era esperado que a equipe não teria um ano com muitas vitórias e essa perspectiva se confirmou. Com Jabari Smith, Jalen Green, que vem com bom número em pontuação (22,1 pontos por jogo) e Kevin Porter Jr, esse atualmente lesionado, em processo de aprendizado e evolução, a franquia texana segue firme no projeto de longo prazo e deve permanecer nas últimas posições da liga até o final da temporada regular.

Campanha: 11-36 (15º lugar da Conferência Oeste)

POWER RANKING THE PLAYOFFS

– MÊS 1
– MÊS 2

instagram