NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
NBA
PODCASTS
25 de janeiro de 2023 - 13h01

Ranking dos calouros da NBA 2022-2023 #3

Classe se consolida como uma das principais da década e credencia atletas a premiações individuais na temporada

O terceiro mês da temporada 2022-2023 da NBA demonstrou como a atual classe de calouros é uma das mais especiais na última década, com candidatos imediatos a premiações individuais dentro da liga.

Além de nomes já consolidados como Paolo Banchero, Ben Mathurin, Jaden Ivey e Jabari Smith Jr., precisamos falar de fenômenos como Walker Kessler. O pivô tem se mostrado um dos melhores defensores jovens da liga no ano de estreia na NBA e com potencial de substituir à altura o legado deixado por Rudy Gobert em Utah.

Isso sem falar de Jeremy Sochan, dos Spurs, que aparece em nossa ranking de calouros pela primeira vez!

Quer saber mais sobre essas certezas e dúvidas das equipes sobre suas jovens estrelas? Confira abaixo o top 10 dos calouros no terceiro mês da temporada 2022-2023 da NBA, mais um conteúdo exclusivo do The Playoffs, que irá acompanhar o desempenho deles mensalmente.

(Foto: Reprodução Instagram/Jeremy Sochan)

1- Paolo Banchero, Orlando Magic (último ranking: 1º)

NEW YORK, NEW YORK - JUNE 23: NBA commissioner Adam Silver and Paolo Banchero pose for photos after Banchero was drafted with the 1st overall pick by the Orlando Magic during the 2022 NBA Draft at Barclays Center on June 23, 2022 in New York CityBanchero apresentou mais um mês sólido e saudável em Orlando. O ala-pivô é o ponto focal da franquia e tem demonstrado em quadra o peso de ser a estrela da franquia.

As médias de Banchero sofreram leve decréscimo para 20,7 pontos, 6,5 rebotes, 3,8 assistências e um roubo de bola, além de 43,9% nos arremessos de quadra.

Mas esses números ainda transformam Banchero em um candidato ao All-Star Game e demonstram com a equipe de Jamahl Mosley tem um franchise player pronto para recolocar o Magic no caminho das vitórias, dentro de um núcleo jovem e talentoso.

OBS: As médias aqui apresentadas são referentes até a rodada do dia 24 de janeiro de 2023.

(Foto: Sarah Stier/Getty Images)

2- Ben Mathurin, Indiana Pacers (último ranking: 2º)

Mathurin é o líder de pontuação entre os reservas de toda a NBA, o que coloca o calouro também na rota para o prêmio de Melhor Sexto Homem.

Os Pacers de Rick Carlisle são um dos times mais divertidos da temporada e Mathurin é parte integral nisso, sendo uma peça de qualidade da segunda rotação da equipe – algo similar ao que Chris Duarte fez no último ano.

As médias de Mathurin comprovam isso: 17,3 pontos, quatro rebotes, com 42,1% nos arremessos de quadra e 32,7% nos chutes dos três pontos.

3- Jaden Ivey, Detroit Pistons (último ranking: 3º)

Ivey se consolidou na formação titular dos Pistons após a lesão de Cade Cunningham e o jovem armador tem apresentado um basquetebol consistente desde então.

As médias de Ivey estão em 15,1 pontos, 4,1 rebotes, 4,4 assistências, além de 41,2% nos arremessos de quadra e 31,9% nos chutes dos três pontos.

O desafio agora para o armador é elevar esse patamar para conseguir se mostrar um complemento a Cunningham na próxima temporada, o que deixaria os Pistons com uma das melhores duplas de jovens armadores da NBA.

4- Jabari Smith Jr., Houston Rockets (último ranking: 4º)

Se não fosse por Walker Kessler, Jabari Smith Jr. poderia ser nomeado, tranquilamente, como o melhor defensor dessa classe de calouros. Curiosamente, ambos atuaram juntos no garrafão de Auburn.

O ala-pivô apresenta médias de 12 pontos e 6,9 rebotes, representando o impacto nas duas pontas da quadra. Mas Smith ainda precisa melhorar no aproveitamento ofensivo, com apenas 39,1% de conversão dos chutes de quadra.

Os Rockets devem novamente terminar como uma das piores campanhas da NBA em 2022-2023 e com isso escolher alto no próximo Draft. A formação de um garrafão sólido com Smith Jr. e Alperen Sengun dá segurança para a busca de peças de talento na armação nessa próxima seleção.

5- Keegan Murray, Sacramento Kings (último ranking: 5º)

O Sacramento Kings é a surpresa mais agradável dessa temporada da NBA e mesmo dentro desse cenário o calouro Keegan Murray aparece como uma peça importante da equipe.

O ala apresenta médias de 12,3 pontos e 4,3 rebotes, além de 45,1% de aproveitamento nos arremessos de quadra e excelentes 42,1% nos chutes dos três pontos.

Nesse cenário novo para os Kings, os minutos de Murray em quadra são devidos ao desempenho do atleta. A prova é que nos últimos três jogos o ala anotou 20 ou mais pontos em dois.

6- Jalen Williams, Oklahoma City Thunder (último ranking: 6º)

O Thunder é outra equipe apresentando boa evolução no basquete na comparação com a última temporada. Parte desse sucesso é graças ao calouro Jalen Williams e sua constante evolução.

O ala apresentou mais um mês de crescimento nas médias e registra: 11,5 pontos, 3,9 rebotes, um roubo de bola, além de 50,3% de aproveitamento nos chutes de quadra.

Com lugar ganho dentro da formação titular, Williams tem se mostrado um bom complemento a Shai Gilgeous-Alexander em quadra, deixando esperançosa a franquia em um futuro com esses talentos jovens somados a Chet Holmgren saudável.

7- Walker Kessler, Utah Jazz (último ranking: 10º)

Kessler é um dos fenômenos desta temporada entre os calouros. Em um processo de reconstrução em Utah, o pivô foi demonstrando bons fundamentos defensivos e com isso ganhou pouco a pouco espaço na equipe.

Com quase três minutos a mais em quadra na comparação com o último mês (20,1minutos por jogo), o pivô tem a quarta melhor média de tocos de toda a NBA – 1,9 toco por jogo.

Além disso, a média de pontos de Kessler saltou para 7,6 pontos, apresentando também 7,3 rebotes. Números que comprovam o potencial nas duas pontas da quadra do jovem pivô.

8- Jalen Duren, Detroit Pistons (último ranking: 9º)

Duren tem aproveitado os problemas físicos de Isaiah Stewart na temporada para se consolidar no garrafão dos Pistons durante a temporada.

Prova é o crescimento das médias do pivô: 8,1 pontos e 8,8 rebotes (maior marca entre os calouros), com 24,4 minutos de tempo em quadra por jogo.

Essa consistência demonstrada por ele em quadra é fundamental para o contínuo ganho de minutos, mesmo em um cenário longo de reconstrução para os Pistons dentro da NBA.

9- Jeremy Sochan, San Antonio Spurs (último ranking: não ranqueado)

No processo de reconstrução em San Antonio, Sochan é um dos atletas mais curiosos a se acompanhar dentro da franquia. O ala tem um grande potencial atlético e mostrou boa evolução no último mês.

Nos últimos quatro jogos disputados, Sochan anotou ao menos 15 pontos, sendo destaque pela qualidade no jogo perto do aro em contrapartida a chutes do perímetro ainda inconsistentes (apenas 25,3% de aproveitamento).

E essa evolução também fica explícita pelo crescimento nas médias do ala: 9,4 pontos, 4,9 rebotes, além de 46,2% de aproveitamento nos chutes de quadra.

10- Tari Eason, Houston Rockets (último ranking: 8º)

Eason é uma das principais peças da rotação dos Rockets nesta temporada, em especial por se mostrar um gatilho importante saindo do banco de reservas.

O ala tem apresentado médias de 8,1 pontos, 5,4 rebotes, 1,1 roubo de bola, além de 43,8% nos arremessos de quadra e 37,6% nos chutes dos três pontos.

Mas Eason ainda não conseguiu evoluir o suficiente para se tornar a primeira opção da posição dentro da rotação, sendo preterido por nomes como Kenyon Martin Jr. e Kevin Porter Jr. Mesmo em um time em reconstrução é preciso maior desempenho em quadra para justificar os minutos ganhos.

Menções honrosas aos calouros

A.J. Griffin viu a produção cair com o retorno de De’Andre Hunter e com isso perdeu a posição entre os dez melhores calouros da temporada. Mas o ala já demonstrou talento para figurar no ranking e segue na briga por minutos no contender Atlanta Hawks.

Já nomes como Shaedon Sharpe (Portland Trail Blazers), Mark Williams (Charlotte Hornets), Andrew Nembhard (Indiana Pacers), MarJon Beauchamp (Milwaukee Bucks), Jordan Goodwin (Washington Wizards) e Jock Landale (Phoenix Suns) podem ser potenciais latentes para os próximos rankings.

LEIA MAIS

+ Ranking dos Calouros: Mês 1

+ Ranking dos Calouros: Mês 2

instagram