NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
menu menu
search
NBA NBA
Noticias Podcast Video
NBA
29 de maio de 2024 - 00h05

Timberwolves vencem Mavericks fora de casa e evitam varrida nas finais do Oeste

Edwards e Towns apareceram nos momentos decisivos e garantiram a primeira vitória de Minnesota na série

Nesta terça-feira (28), a torcida do Dallas Mavericks lotou o American Airlines Center, no Texas, com a esperança de presenciar o retorno do time à final da NBA depois de 13 anos. Do outro lado, no entanto, o pressionado Minnesota Timberwolves demonstrou grande poder de reação. Ao contrário das partidas anteriores, os Timberwolves conseguiram fechar o jogo com disciplina, vencendo pelo placar de 105 a 100.

Depois de evitar a varrida, Minnesota busca agora uma marca nunca antes alcançada. Para vencer a Conferência Oeste, os lobos terão de vencer os próximos três jogos, revertendo assim um placar de 3 a 0 na série, em um cenário inédito na história da NBA.

Decisivos diante do Denver Nuggets, Anthony Edwards e Karl-Anthony Towns apareceram muito bem para evitar o desastre. Apesar dos seis turnovers, Edwards flertou com um triple-double, anotando 29 pontos, dez rebotes e nove assistências. Towns terminou expulso no último quarto, mas, antes, marcou 25 pontos, cinco rebotes e cinco assistências, com 4-5 no perímetro. Mike Conley teve 14 pontos e sete assistências, e Rudy Gobert teve um double-double de 13 pontos e dez rebotes.

Luka Doncic adicionou mais um triple-double à sua carreira de playoffs. Foram 28 pontos, 15 rebotes e dez assistências. Kyrie Irving teve uma atuação abaixo da média, com apenas 16 pontos, quatro turnovers e 33% de aproveitamento nos arremessos de quadra. Daniel Gafford conseguiu 12 pontos e oito rebotes, enquanto o jovem Jaden Hardy saiu do banco para contribuir com 13 tentos. Com uma lesão no pescoço, o calouro Dereck Lively II não participou do confronto.

O JOGO

Com as costas na parede, Minnesota optou por um início mais agressivo no ataque, explorando o garrafão e aproveitando a ausência de Lively. Dallas, por sua vez, pagou pela desatenção dos minutos iniciais, e o prejuízo só não foi maior por conta de jogadas individuais de Doncic.

Irving cometia muitos turnovers, mas, quem foi para o banco primeiro foi Doncic. A saída provisória do esloveno até ajudou os Mavericks, que melhoraram na defesa e passaram a movimentar a bola com mais qualidade. Mesmo assim, os donos da casa terminaram o primeiro quarto perdendo por 27 a 20.

Pela primeira vez na série, o banco de reservas foi fundamental para que os Mavs se mantivessem no jogo. Dante Exum anotou pontos importantes, e o esforço defensivo de Josh Green e Maxi Kleber – que retornava à rotação depois de uma lesão no ombro sofrida na primeira rodada – devolveu o equilíbrio ao duelo.

Os coadjuvantes dos mandantes seguiam pecando nos arremessos triplos, até que Derrick Jones Jr. apareceu e converteu duas tentativas consecutivas, empatando a partida. Dallas até tomaria à frente, mas, ainda cedendo pontos no garrafão, foi para os vestiários com o jogo empatado em 49 a 49.

Os texanos voltaram para o segundo tempo apostando nas jogadas de ponte-aérea, bem definidas por Gafford. Towns seguia atacando o garrafão, mas, se complicou mais uma vez em faltas e perdeu bons minutos. Hardy apareceu bem do banco, e os Timberwolves garantiam a liderança na bola de três.

No início do último quarto, os Mavs reverteram rapidamente a desvantagem de cinco pontos e empataram a partida. De volta à quadra com cinco faltas, Towns esquentou de vez nas bolas do perímetro. O pivô chegou ao limite de faltas depois de infração contra Doncic e acabou expulso, mas foi fundamental para a manutenção da vantagem.

Já nos minutos finais, Edwards chamou a responsabilidade e acertou belo arremesso de meia distância, deixando o jogo em cinco pontos. Irving cometeu turnover e Conley converteu um lance livre, aumentando para seis. A torcida dos Mavericks ainda pôde vibrar quando Doncic acertou um arremesso de longa distância e sofreu a falta. O esloveno, contudo, errou o lance livre e deu fim às esperanças dos donos da casa.

PRÓXIMO JOGO

Após o alívio do triunfo, os Wolves terão a chance de colocar fogo na série diante de sua torcida. O jogo 5 acontece nesta quinta-feira (30), às 21h30 (horário de Brasília).

(Foto: Reprodução X/Minnesota Timberwolves)

instagram