NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
menu menu
search
NCAA
16 de fevereiro de 2024 - 12h02

Caitlin Clark bate recorde de pontuação de todos os tempos no basquete feminino da NCAA

Clark anota 49 pontos, bate recorde pessoal, e ultrapassa Kelsey Plum como maior pontuadora da história da NCAA feminina, com 3.569 pontos

Caitlin Clark - Iowa HawkeyesA noite desta quinta-feira (15) ficará marcada na história do basquete universitário da NCAA. Caitlin Clark, armadora de Iowa, estava a oito pontos de bater o recorde histórico de 3.527 pontos de Kelsey Plum para se tornar a maior pontuadora da história do basquete feminino da NCAA e, logo no início da vitória por 106 a 89 contra Michigan, conseguiu chegar ao feito com uma bola incrível de três (vídeo abaixo).

Não bastasse quebrar o recorde de Plum, Clark ainda foi e bateu seu recorde pessoal de pontos em uma mesma partida. A armadora de 22 anos terminou o jogo com 49 pontos, além de 13 rebotes e cinco assistências, superando sua antiga melhor marca de 46 pontos.

Atual vencedora do AP Player of the Year entre as mulheres e do John R. Wooden Award, concedido ao melhor jogador de basquete, entre homens e mulheres, da NCAA, a armadora tem médias de 32,1 pontos, 8,3 assistências, 7 rebotes, 47,3% de aproveitamento nos arremessos de quadra, sendo 39,3% nas bolas de três, em seu quarto ano pela universidade.

Apesar do incrível recorde, Clark não deve parar por aí. Com a performance desta quinta, a armadora chegou a 3.569 pontos na carreira e está a 98 pontos do recorde entre homens e mulheres da DI da NCAA, que é do histórico armador Pete Maravich, conquistado entre 1967 e 1970, por LSU. Com a média que a armadora tem na temporada, quatro jogos seriam suficientes para o novo recorde, o que aconteceria antes do torneio da NCAA.

Por causa da pandemia, Clark poderá optar por jogar pelo quinto ano por Iowa, de acordo com uma cláusula relacionada ao Covid-19, porém poderá se declarar para o Draft 2024 da WNBA, onde fatalmente seria a escolha número um pelo Indiana Fever.

(Foto: Reprodução Twitter / The Iowa Hawkeyes)

instagram