NBA arrow
NFL arrow
MLB arrow
NHL arrow
NCAA
WNBA
The Playoffs Brasil
Roster
menu menu
search
NCAA
6 de abril de 2024 - 22h04

Purdue vence NC State e avança para final do Torneio da NCAA

Boilermakers confirmam favoritismo e desbancam Cinderela do March Madness para jogar sua primeira final em 55 anos

O primeiro finalista do Torneio da NCAA está definido. Neste sábado (06), o Purdue Boilermakers (#1) garantiu vaga na decisão do basquete universitário ao superar NC State Wolfpack (#11) por 63 a 50 no Final Four, em partida disputada no State Farm Stadium, em Phoenix.  Purdue jogará uma final 55 anos depois de sua única participação, em que foi derrotado pelo UCLA Bruins de Kareem Abdul-Jabbar.

O pivô Zach Edey foi novamente o destaque da vitória dos Boilersmakers, anotando duplo-duplo com 20 pontos, 12 rebotes e dois tocos. Lance Jones contribuiu com 14 pontos, quatro rebotes e 4/9 de eficiência no perímetro. Fletcher Loyer também foi bem nas cestas de três, anotando 11 pontos com 3/5 nos chutes de longe.

Com a derrota, NC State – que alcançou o Final Four após derrotar equipes com melhores posições no ranking – vê sua história de Cinderela chegar ao fim no March Madness. D.J. Horne foi o principal pontuador da equipe com 20 pontos, 8/21 de aproveitamento em quadra e seis rebotes. Grande nome de Wolfpack na vitória contra Duke Blue Devils no Elite 8, o ala-pivô D.J. Burns Jr. não teve noite inspirada no duelo contra Edey, anotando apenas oito pontos, quatro tocos e um rebote. Saindo do banco, o armador Jayden Taylor adicionou 11 pontos e dois rebotes.

Apesar dos esforços de Wolfpack para conter Edey, o pivô não enfrentou grandes dificuldades em pontuar durante o primeiro tempo do jogo, em que fechou com 14 pontos. Purdue liderou o placar de ponta a ponta no período, mas NC State encontrava respostas para equilibrar o jogo, em especial quando conduziu sequência de 13 a 7 nos últimos 6:29 minutos para ir ao intervalo com seis pontos de desvantagem (35 a 29). Edey não apresentou a mesma dominância durante o segundo período, mas Loyer e Jones assumiram posição de destaque para manter sua equipe na frente do placar durante toda a etapa.

Agora, Purdue terá a chance de vencer o Torneio da NCAA pela primeira vez em sua história. A equipe espera o vencedor do duelo entre UConn Huskies e Alabama Crimson Tide para descobrir seu adversário na final, que ocorre nesta segunda-feira (08).

(Foto: Reprodução X / Purdue Men’s Basketball)

instagram